O PAI.





                             


O exemplo vem dele, com seu jeito todo patriarcal, cheio de cuidados com os objetos e extremamente cuidadoso com as pessoas, e mais ainda com a família.

Os erros porventura cometidos causam-lhe aflição, e ele, sem querer passar recibo, corre feito louco para reparar o deslize, tenta se desculpar e somente sossega quando o mal feito foi desfeito. Ufa, salvo pelo gongo!

As dificuldades financeiras, quase sempre impostas pelas agruras sociais, nunca foram alardeadas, porquanto ele guarde consigo o segredo de como dar um jeito, de como resolver a questão ou de como não desarrumar as emoções da esposa e dos filhos.

As cobranças severas, rotineiras, sejam quanto aos estudos, à arrumação do quarto, ao desperdício de água, ao consumo de energia, às viagens com a turma, às baladas do sábado, ao gasto com supérfluos ou quanto à desobediência de uma regra, às vezes incomodam, mas fazem parte do seu papel.

O amor dele é desinteressado por natureza, mal cabendo-lhe no peito, tamanhos os desejos da felicidade do filho e do sucesso da família. Daí o motivo de a razão perder para a emoção, mas apenas quando ele está ao redor dos queridos e dos loucamente amados e protegidos.

A recompensa dele não há como pagar, nem hoje nem nunca, posto que seja imensurável, incalculável e, portanto, impagável. Não tem como pagar tanta entrega e tanto amor. Não tem como pagar tanto afeto e tanta dedicação. Não tem!

Tiram-lhe muitas vezes o sono, o descanso e o sorriso no rosto, porque alguém demora para chegar, e a preocupação toma sua mente e seu corpo se agita, e ele fica assim, até que o filho surja ou dê notícias. A verdade é essa, sempre foi e sempre será.  

A energia dele eu não sei de onde vem, mas vem de algum lugar, com certeza, talvez impelida pela presença necessária, pelos braços abertos e pelo dever de proteção.

Ele não é super-herói, mas é o meu herói. Ele não é apenas artista, modelo ou jogador de futebol. Ele é tudo isso junto. Ele é o meu protagonista preferido, em tudo e em todo lugar. Ele interpreta, conta histórias, anda de bicicleta, inventa casos, faz piadas, gargalha e se deixa levar, mas apenas para me ver sorrir e ouvir de minha boca que ele é o meu herói.

Ele é o reflexo do que pretendo ser. Ele é o meu bom exemplo. Ele é inspiração, é referência e é todo coração. Ele é o amigo, o companheiro, o leal escudeiro. Ele é o melhor homem, entre todos. Ele é tudo isso, porque ele é o pai, o meu, o seu, o de todos que têm e tiveram a enorme sorte de ter um verdadeiro pai. Portanto, a você, querido pai, feliz Dia dos Pais!

Wilson Campos (Advogado, filho e pai). 




Comentários

  1. O pai é muitas vezes sofredor calado, principalmente quando dá de cara com problemas financeiros e não sabe como dar essa notícia para a família. É doloroso, é triste e é uma decepção para o pai ter de se humilhar porque a crise pegou de jeito e a saída é difícil quando a idade já não ajuda muito. O artigo do pai e advogado, Dr. Wilson Campos, me fez me sentir melhor e poder enfrentar o desemprego com um pouco mais de esperança e fé. Obrigado. Gerônimo (pai e desempregado).

    ResponderExcluir
  2. Marialice Nogueira de S. O.16 de agosto de 2018 às 12:11

    O seu, o meu, o nosso pai são pessoas para serem amadas e compreendidas, porque são seres humanos e sangue do nosso sangue. Excelente o artigo do PAI, com louvor. Abraços a todos os pais e ao Dr. Wilson, advogado, filho e pai. Abrs. de Marialice.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas