A CIDADE DO SIM ESTÁ SUJA, FEIA E DESCUIDADA.
Quem ama e respeita Belo Horizonte sabe muito bem que não é fácil conviver com a cidade na situação em que se encontra – suja, feia, violenta e descuidada. E muito longe da Cidade Jardim de outrora.
O espanto é grande se você transita de norte a sul ou de leste a oeste da nossa querida capital, seja por ruas ou avenidas desleixadas. Em qualquer trajeto, em poucos minutos, você se depara com toneladas de lixo espalhadas pelas vias ou atiradas em canteiros centrais.
A sujeira é tão grande e o cenário é tão deprimente que dá para sentir no ar o mau cheiro exalado das lixeiras lotadas e dos pequenos lixões formados a céu aberto. A bela paisagem de outros tempos deu lugar ao caos generalizado. A criminalidade está desembestada, e até os moradores de rua são protagonistas de cenas violentas. BH está em meio a uma guerra de pouca ou nenhuma civilidade, de pouca ou nenhuma gestão municipal. A cidade está derretendo.
Enquanto os problemas se acumulam, as soluções são adiadas. A cidade sofre e o povo padece. Prefeitura e Câmara Municipal não se entendem, em razão de picuinhas políticas. Os interesses macros da coletividade são colocados de lado. As atribuições dos cargos não são cumpridas, e os imbróglios pessoais dominam as pautas.
O prefeito e os vereadores precisam entender que foram eleitos para trabalhar, e BH não pode sucumbir e se tornar uma capital decadente, seja pelo lixo amontoado, mato para todo lado, ruas esburacadas, pichações de imóveis públicos e privados, obras intermináveis, desordem completa no trânsito, ausência de serviços essenciais ou falta de solução adequada para as 15 mil pessoas em situação de rua.
A gestão pública requer iniciativa, vontade e atitude das autoridades. Ouvir as reivindicações da população, legislar com responsabilidade e fiscalizar o prefeito e seus secretários são obrigações mínimas da Câmara Municipal. Executar obras, gerenciar recursos públicos, realizar limpeza urbana, custear serviços públicos fundamentais e cumprir com a gestão eficiente do município são obrigações da prefeitura.
A Cidade do Sim não pode se resumir a permissões para o prefeito fazer quatro viagens internacionais em apenas seis meses de governo. Da mesma forma, os eleitores não aceitam as reincidentes faltas de vereadores ao trabalho, que não comparecem regularmente à Câmara e não têm o ponto cortado e o salário reduzido.
Faz-se necessário que o senhor prefeito e os senhores vereadores honrem seus mandatos; trabalhem todos os dias nos gabinetes, nas sessões plenárias e nas visitas às regiões da cidade; discutam soluções para o problema crônico da mobilidade urbana; intensifiquem a conclusão de obras lentas ou paralisadas; cuidem da preservação das áreas verdes; façam replantio de árvores; orientem e policiem os moradores de rua; e realizem o sonho do belo-horizontino de voltar a ter uma cidade limpa, bonita, turística, cosmopolita, humana, segura e de respeito.
Wilson Campos (Advogado/Especialista com atuação nas áreas de Direito Tributário, Trabalhista, Cível e Ambiental/ Presidente da Comissão de Defesa da Cidadania e dos Interesses Coletivos da Sociedade, da OAB/MG, de 2013 a 2021/Delegado de Prerrogativas da OAB/MG, de 2019 a 2021).
(Este artigo mereceu publicação do jornal O TEMPO, edição de quinta-feira, 23 de outubro de 2025, pág. 17. Coluna de Wilson Campos).
Clique aqui e continue lendo sobre temas do Direito e da Justiça, além de outros temas relativos a cidadania, política, meio ambiente e garantias sociais.

De manhã li o jornal O Tempo e vi o artigo do Dr. Wilson Campos advogado que me interessou pelo título e li do começo ao fim e concordo com tudo que foi dito e digo mais ainda que BH está parada no tempo, as obras demoram anos e quando terminam estão precisando de nova manutenção, ou seja a cidade está sem administração e sem um prefeito e vereadores que estejam compromissados com ela. Isso é um aviso para as próximas eleições que é preciso trocar prefeito e vereadores por outros mais competentes e mais interessado em trabalhar. Eu li um tempo atrás que os vereadores faltam muito nas sessões e recebem salário inteiro e em dia. O prefeito bate perna para o exterior várias vezes em tão pouco tempo e não traz nada de bom para a cidade e ainda deixa a cidade entregue a esta bagunça e sujeira e trânsito horroroso e obras que não acabam nunca e causa estresse no trabalhador todo dia. BH está mesmo muito seja,violenta,feia e descuidada. Dr. Wilson parabéns pelo excelente artigo no jornal O Tempo. Osvaldo Lourenço (comerciante e representante comercial).
ResponderExcluirDr. Wilson eu saio de casa as 5;30 da manhã todo dia para trabalhar e chego no serviço as 7;30 horas e as vezes chego as 8;00 horas, e a distância não é grande porque uns 10 anos atrás eu demorava apenas 40 minutos e agora demora 2 horas ou mais porque o transito está terrível e tem obra da prefeitura travando tudo e nunca acaba essa obra e o pessoal trabalha só de dia e deveria trabalhar outra turma de noite para adiantar e acabar logo com o terror do transito parado na cidade. Deus me livre disso todo dia. E tem também os moradores de rua que estão sujando tudo em volta e fazem xixi e cocô perto de onde dormem e ninguém faz nada e ninguém fala nada. Isso é uma pouca vergonha danada. Nas portas das lojas e das residências isso acontece sempre. Quem aguenta isso??? BH está suja e muito feia e etc etc etc etc. . Dr. Wilson Campos concordo 1000% com o senhor. Daniela F.O. Aguiar (trabalhadora/bancária).
ResponderExcluirEstamos de acordo com o artigo porque é a mais pura verdade. BH está super suja e feia...(Faz-se necessário que o senhor prefeito e os senhores vereadores honrem seus mandatos; trabalhem todos os dias nos gabinetes, nas sessões plenárias e nas visitas às regiões da cidade; discutam soluções para o problema crônico da mobilidade urbana; intensifiquem a conclusão de obras lentas ou paralisadas; cuidem da preservação das áreas verdes; façam replantio de árvores; orientem e policiem os moradores de rua; e realizem o sonho do belo-horizontino de voltar a ter uma cidade limpa, bonita, turística, cosmopolita, humana, segura e de respeito. Vamos trabalhar prefeito e vereadores de BH,vamos trabalhar gente!!! Nossos parabéns dr. Wilson pelo artigo super verdadeiro. Kleber e Bertha M.S. Miranda (lojistas e pagadores de impostos).
ResponderExcluirO prefeito Damião está viajando mais do que o Lula. Só em 6 meses de prefeitura o Damião já viajou 4 vezes para o exterior. Assim a prefeitura está entregue a outros e ele só viajando. Vamos trabalhar gente. Vão trabalhar prefeito e vereadores pois foram eleitos para isso e não para ficar viajando ou de conversinha e mimimi. Dr. Wilson Campos nós que amamos BH não podemos ficar calados enquanto a cidade está um caos total no trânsito, com sujeira, com lixo pra todo canto, com moradores de rua brigando e agredindo pessoas nas ruas e fazendo das ruas banheiro público. E a obra da Cristiano Machado em frente ao shopping Estação, indo para Venda Nova, está colocando todo mundo louco. Ninguém anda e os carros ficam ali parados por horas esperando um milagre - obra desnecessária e super demorada -. Chega de faz de conta. Ninguém aguenta isso. Não mesmo. At: Cirilo J.S. Alves (Belorizontino e trabalhor - Grande BH).
ResponderExcluirEu sou comerciante e estou apavorada com a obra no final da Av. Cristiano Machado, perto do Shopping Estação. A coisa está de doer. O trânsito não anda, todo mundo parado, um caos total de dar medo. Isso é todo dia, de manhã, de tarde e de noite. Sem fim é esse sofrimento e a obra está em passo de tartaruga. E o prefeito Álvaro Damião está aí passeando para lá e para cá, gastando dinheiro do povo, indo pro exterior várias vezes sem motivo nenhum e trazendo nada de bom pra BH. O prefeito e vereadores foram eleito para trabalhar ou para viajar ou para brincar no cargo público???? Nós que amamos BH precisamos reagir mesmo e gritar a verdade para esses políticos ouvirem. Doutor Wilson Campos parabéns por seu amor e respeito por BH. Estamos juntos. At: Meire L.D. Figueiredo (lojista e pagadora de impostos).
ResponderExcluirA cidade do sim não tem ônibus à noite para quem precisa. A cidade do sim não tem transporte coletivo para o trabalhador noturno que trabalha em bares e restaurantes até de madrugada. A cidade do sim tem um prefeito que fica mais viajando para o exterior do que trabalhando pela cidade. A cidade do sim tem muitos vereadores e poucas soluções. A cidade do sim tem mais moradores de rua a cada ano e cada vez mais violentos e ameaçadores. A cidade do sim tem sujeira pra todo canto e o prefeito e os vereadores estão por aí falando de política em vez de trabalhar pela cidade. A cidade do sim está um caos completo e envergonhado nós todos. Meu caríssimo dr. Wilson Campos o seu artigo no jornal O TEMPO teve minha total atenção e concordo 100% com ele porque nós amamos a cidade e precisamos mostrar como tudo aqui vai mal muito mal. A cidade precisa de cuidados urgentemente. Juliana S.F. Marques (dentista).
ResponderExcluirO prefeito de BH atual não sabe nem onde está ainda e só quer saber de passear e falar que vai fazer mas não faz nada nem mostrou nada ainda. Não deu tempo porque tem muita viagem para fazer e países para ele conhecer certo prefeito? BH está órfã de pai e mãe e o prefeito está por aí dando cabeçada no vento e os vereadores estão aí brigando por coisinhas da política nacional de lula contra bolsonaro etc e tal mas de BH eles não sabe nada. Ô cambada de gente sem talento para trabalhar. O dinheiro do povo está mal empregado enquanto eleger gente assim preguiçosa e sem vontade de trabalhar pela cidade. Doutor Wilson Campos advogado o senhor disse o que mais de 2 milhões de belorizontinos quer e tem vontade falar e gritar bem alto. BH está suja feia e descuidada e violenta ainda por cima além da conta. Parabéns advogado Doutor Wilson Campos. Abraço do Sebastião F.S. Gomes (corretor de imóveis grande BH).
ResponderExcluirBH é assim: se chove é inundação em vários pontos da cidade; se é sol tem poeira e sujeira no centro e nos bairros; se é questão social é morador de rua fazendo xixi e cocô nas calçadas e nos canteiros e nas gramas e ainda agredindo as pessoas; se é futebol é engarrafamento pra ir e voltar do estádio; se é mobilidade urbana só tem um trem que parece uma carroça que chamam de metrô e ônibus saindo aos pedaços e sem ar condicionado num calorão de 30 graus. BH é isso - uma cidade cheia de vereadores que não fazem nada e um prefeito que só viaja e fala abobrinhas. Brincadeira isso!!!. Quem ama BH como nós e dr. Wilson Campos precisamos mesmo protestar contra tudo de errado. Frederico Bruno J.L. Quirino (estudante de economia e analista de sistema).
ResponderExcluir