A CIDADE DO SIM ESTÁ SUJA, FEIA E DESCUIDADA.
Quem ama e respeita Belo Horizonte, sabe muito bem que não é fácil conviver com a cidade na situação em que se encontra – suja, feia e descuidada. E muito longe da Cidade Jardim de outrora.
O espanto é grande se você transita de norte a sul ou de leste a oeste da nossa querida capital, seja por ruas ou avenidas. Em qualquer trajeto, em poucos minutos, você se depara com toneladas de lixo espalhadas pelas vias ou atiradas em canteiros centrais.
A sujeira é tão grande e o cenário é tão deprimente, que dá para sentir no ar o mau cheiro exalado das lixeiras lotadas e dos pequenos lixões formados a céu aberto. A bela paisagem de outros tempos deu lugar à sujeira espalhada pelo centro e pelos bairros, numa declarada guerra de pouca ou nenhuma civilidade, de pouca ou nenhuma gestão municipal. BH está suja, feia e descuidada.
Enquanto os problemas se acumulam, as soluções são adiadas. A cidade sofre, e o povo padece. Prefeitura e Câmara Municipal não se entendem, em razão de picuinhas políticas. Os interesses macros da coletividade são colocados de lado. As atribuições dos cargos não são cumpridas, e os imbróglios pessoais dominam as pautas.
O alcaide e os edis precisam entender que BH não pode sucumbir e se tornar uma capital decadente, seja pelo lixo amontoado, mato para todo lado, ruas esburacadas, pichações de imóveis públicos e privados, obras intermináveis, caos completo no trânsito, abandono das áreas verdes, desleixo com praças e parques ou falta de solução adequada para as 15 mil pessoas em situação de rua.
A gestão pública requer iniciativa, vontade e atitude das autoridades administrativas. Ouvir as reivindicações da população, legislar com responsabilidade e fiscalizar o prefeito e seus secretários, são obrigações mínimas da Câmara Municipal. Administrar a cidade, executar obras, gerenciar os recursos públicos, realizar a limpeza urbana, custear serviços públicos essenciais e cumprir com a gestão eficiente do município são obrigações da prefeitura.
A Cidade do Sim não pode se resumir em permissões para o prefeito fazer quatro viagens internacionais em apenas seis meses de governo. Da mesma forma, os eleitores não aceitam as reincidentes faltas de vereadores ao trabalho, que não comparecem regularmente à Câmara e não têm o ponto cortado, e não têm redução de salário ou punição de multa por deixarem de votar temas importantes para a cidade.
Faz-se necessário que o senhor prefeito e os senhores vereadores honrem seus mandatos; trabalhem todos os dias nos gabinetes, nas sessões plenárias e nas visitas às regiões da cidade; discutam soluções para o problema crônico da mobilidade urbana; intensifiquem a conclusão de obras lentas ou paralisadas; cuidem da preservação das áreas verdes; façam replantio de árvores; ajudem e orientem os moradores de rua; e realizem o sonho do belo-horizontino de voltar a ter uma cidade limpa, bonita, cosmopolita, que mescle o antigo e o novo.
Wilson Campos (Advogado/Especialista com atuação nas áreas de Direito Tributário, Trabalhista, Cível e Ambiental/ Presidente da Comissão de Defesa da Cidadania e dos Interesses Coletivos da Sociedade, da OAB/MG, de 2013 a 2021/Delegado de Prerrogativas da OAB/MG, de 2019 a 2021).
Clique aqui e continue lendo sobre temas do Direito e da Justiça, além de outros temas relativos a cidadania, política, meio ambiente e garantias sociais.
BH está muito suja mesmo e cheia de moradores de rua que não respeitam ninguém e muito menos as mulheres, eles pedem dinheiro e fazem ameaça e ainda xingam nomes feios. A cidade está um horror.O centro está triste, com muito lixo espalhado, e parece um mercado persa de tanta bagunça generalizada. Os bairros estão lotados de lixo, de mato, de sujeira pra todo lado, e o prefeito de BH está na China gastando tempo e dinheiro do povo mineiro porque ele foi eleito para trabalhar aqui pela cidade e não aprender com a China lição que não interessa aos mineiros. O que a China pode ensinar a BH? Lá é um povo sofrido e sob a chibata do comunismo e não tem democracia nem liberdade nem direitos sem que o governo da ditadura chinesa diz se pode ou não pode. Queremos isso aqui? Não!!! BH está muito feia, suja, descuidada, largada e desleixada. Cadê o prefeito e os vereadores??? Cadê esses eleitos ??? Dr. Wilson parabéns pelos seus artigos sempre no ponto certo na defesa da nossa gente. Tereza M. S. Lídice Fortunato (empresária e consultora).
ResponderExcluirA cidade do sim do prefeito Damião é sim para bandidagem no centro e nos bairros, é sim para sujeira pra todo lado, é sim para trânsito caótico todo dia, é sim para engarrafamento monstruoso na zona norte na altura do shopping estação, é sim para gargalos nas principais vias da cidade, é sim para a poluição da lagoa da pampulha, é sim para passeio de balsa sem proteção e cadeira de plástico na lagoa da pampulha com direito a mau cheiro terrível, é sim para 15 mil moradores de rua que usam as ruas e avenidas e canteiros centrais como banheiro, é sim para deliquentes infiltrados no meio de moradores de rua e assaltam e ameaçam as pessoas de dia e de noite, é sim para as ruas esburacadas, é sim para a falta de iluminação nas ruas, é sim para a pichação generalizada, é sim para os conchavos políticos e nada de bom para os moradores. Dr. Wilson Campos nossa querida BH está virando uma cidade abandonada, suja, feia, desleixada, atrasada, etec etc. - Parabéns Dr. Wilson e concordo 100% com seu artigo. Afonso Luzardo (empresário).
ResponderExcluir