AS PONDERAÇÕES CORRETAS DE MINAS.

No calor do maior espetáculo popular da democracia ocorrido nesse 7 de setembro de 2021, dia em que se comemora com patriotismo e civismo a Independência do Brasil, desta vez com direito a multidões vestidas de verde e amarelo nas ruas das cidades e capitais do país, cumpre destacar aqui das nossas Minas Gerais os pareceres de duas pessoas, que há alguns dias trataram de assuntos muito sérios. Vejamos:

O pronunciamento do governador Romeu Zema, na reunião do Fórum de Governadores, no dia 23 de agosto próximo passado, deu-se de forma exemplar, democrática e isonômica, com considerações firmes e críticas diretas sobre o próprio fórum, o Congresso e o Supremo Tribunal Federal (STF), notadamente em relação à crise entre o Presidente da República e o Judiciário.

“Ficar mandando pedra mais uma vez nós vamos cair nessa vala da polarização de que estamos só seguindo caminhos opostos e cada vez mais distantes. E se o presidente tem defeitos, eu quero lembrar aqui, nós também deveríamos apontar defeitos do Supremo. Nós sabemos que alguns meses atrás o Supremo liberou um bandido de altíssima periculosidade. O Fórum de Governadores se manifestou a respeito? Não vi”, argui o governador.

“Deveríamos também nos manifestar a respeito do Congresso. Eu julgo um absurdo num momento como esse o Congresso liberar uma verba de quase R$ 7 bilhões para fundo eleitoral, num momento em que a maioria da população passa fome. Não vi ninguém propondo isso”, afirma Zema.

Complementarmente, na mesma linha das ponderações corretas do governador, a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) emitiu o Manifesto da Liberdade, divulgado na terça-feira (3l de agosto). A nota defende a liberdade de expressão e critica decisões do Poder Judiciário.

“Nas últimas semanas, assistimos a uma sequência de posicionamentos do Poder Judiciário, que acabam por tangenciar, de forma perigosa, o cerceamento à liberdade de expressão no país. Falamos de investigações e da possibilidade de desmonetização de sites e portais de notícias que estão sendo acusados em inquéritos contra as fake news. Em nosso entender, impor sanções sem o devido processo legal, contraditório e ampla defesa é uma precipitação, além de inequívoca afronta à Constituição Federal”, aduz positivamente a federação.

Ainda segundo o manifesto, a Fiemg espera que a exacerbação por parte do STF seja revisada, pois que seja “fundamental para resguardar o Estado Democrático de Direito, em que as liberdades individuais devem ser sagradas e asseguradas permanentemente. Elas são condição para um país prosperar, garantindo segurança jurídica e institucional para investidores e empreendedores”.

“Lutar pela segurança jurídica e institucional é fundamental , principalmente neste momento em que o país está combalido pela pandemia e busca retomar o crescimento econômico. Lutamos pela geração de oportunidades para milhões de brasileiros, que buscam viver com dignidade em um país que garante a cada um, no pilar da Separação dos Poderes, o respeito às individualidades, às opiniões e aos direitos fundamentais”, conclui a federação.

Minas Gerais dá o tom do equilíbrio necessário ao país, notadamente por entender que chega de vexames, de invasões de competência e de instabilidade institucional. Cada um no seu quadrado. Os riscos da insegurança jurídica e do caos social assombram os diversos setores da sociedade. Portanto, que sejam banidas as ações e as medidas arrogantes e infiéis à Constituição da República, que se mostram violadoras da independência dos Poderes. E repita-se: cada um no seu quadrado.

Ademais, as interferências, os protagonismos e os ativismos devem ser medidos pela indefectível régua da soberania popular. As incursões de políticos e autoridades nonsense, que por vezes se atrevem a adjudicar o próprio poder constituinte originário, não podem ser admitidos onde exista democracia constitucional. Daí não se olvidar que os Três Poderes da República devem prestar contas ao povo, verdadeiro e único poder moderador no império do Estado de direito. 

A rigor, para o bem do povo e do Brasil, que não se admita, sob hipótese alguma, prática ou tentativa do exercício de competências extravagantes, extraordinárias, anômalas e despropositadas, e que as manifestações públicas do governador de Minas e da Fiemg contribuam para a busca da verdade, do equilíbrio e da normalidade entre as instituições, quaisquer que sejam, sempre tendo como meta a segurança jurídica, os direitos individuais, o desenvolvimento, o crescimento e a prosperidade de todos os brasileiros.   

Wilson Campos (Advogado/Especialista com atuação nas áreas tributária, trabalhista, cível e ambiental/Presidente da Comissão de defesa da Cidadania e dos Interesses Coletivos da Sociedade, da OAB-MG/Delegado de Prerrogativas da OAB-MG).

Clique aqui e continue lendo sobre temas do Direito e da Justiça, além de outros temas relativos a cidadania, política, meio ambiente e garantias sociais.

 

Comentários

  1. Estão certos e corretos os três: o governador, a fiemg e o senhor Dr Wilson Campos, porque falam a realidade do país.
    Tem que ser cada um no seu quadrado e ponto final. Quem sair fora será eliminado pelo povo que é soberano. O povo decide e não outros por aí. Abr. Maurício Fontes.

    ResponderExcluir
  2. Eu gosto muito dessa palavra - equilíbrio - pois reflete uma serenidade necessária nas famílias, no trabalho e na convivência social. Sou professora universitária e gosto demais dos artigos do Dr. Wilson Campos porque são equilibrados, éticos e dentro da mais solene legalidade dos ideais de todos que pensam e raciocinam equilibradamente. Parabéns doutor. At: Salete S.T. O. Mayrink.

    ResponderExcluir
  3. A multidão nas ruas das capitais foi um recado duro para os 3 Poderes. Se não levarem a sério isso a coisa vai sair do prumo e ninguém segura até que haja intervenção militar. É isso que os senhores "excelências" querem que acontece? É isso minha gente? Sinto é vergonha dessa política mesquinha que coloca gasolina no fogo. Tem governador equilibrado, tem entidade equilibrada e tem advogado equilibrado como os tres acima lidos. Mas tem vários governadores no país que não valem nada e ainda ajudam a piorar o clima. Mas se a boiada estourar todos dos 3 Poderes irão para a mesma cela podem acreditar porque a coisa fica sem controle. Querem isso? Pois então continuem irritando e desrespeitando o povo. As multidões nas ruas já deram o recado. Parabéns meu caro Dr. Wilson por artigos sérios, corretos e cheios de brasilidade que precisamos tanto. Abraços do Geraldo Mascarenhas.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns
    Q Deus Continue te dando
    Sabedoria de Salomão
    Por ideas tão claras honestas
    E corretas.

    ResponderExcluir
  5. Essa esquerda não me representa e nem esse STF que me dá vergonha.
    Dr. Wilson Campos seus artigos são uma lição e precisa ser lido pelas pessoas para uma noção de como é ser cidadão de verdade. Entendeu meu ponto de vista de chefe de família que ama o Brasil? Parabéns. Abraço do Vicente Menezes - . Obrigado. Abr.

    ResponderExcluir
  6. Dr. Wilson tem nós presenteado com comentários valiosos. O país é outro a partir de 7 de setembro e até o final do mês veremos muitas novidades. Este pseudo tribunal de inquisição verá o que é o povo, governado por um estrategista de escol.

    ResponderExcluir
  7. Parabéns mais uma vez pelos artigos. Limpos, com ideias e exposições claríssimos.

    ResponderExcluir
  8. Morei fora do Brasil por 6 anos e nunca vi uma Corte como essa daqui com juízes se mostrando e falando pelos cotovelos na mídia. Tudo isso é vergonhoso e deve ser condenado pelo abuso de poder. Em países adiantados isso é motivo de escândalo e dá cadeia geral. Aqui juízes da Corte fazem absurdos e fica tudo na mesma sem punição ou escândalo.
    Isso não pode. Não vale.
    O texto do adv Dr Wilson mostra que a normalidade é melhor para todos claro, mas o povo precisa decidir isso. O povo. Ok? Tchau! Danielle Florence.

    ResponderExcluir
  9. É inegável e de amplo conhecimento os fatos com as inúmeras e inaceitáveis ações dos atuais membros do STF, fora das suas atribuições constitucionais, gerando desgastes sérios, crescentes e constantes em toda a estrutura democrática do País, bem como a crescente onda de insatisfação e revolta dos cidadãos que sentem cada vez mais o risco da perda dos seus direitos constitucionais, da sua liberdade de pensamento e ações como cidadãos, já em pânico com o caminhamento da nação para o destino pavoroso JÁ EXISTENTE em vários países do bloco americano. Isto é história !
    As ações deles demonstram claramente um distanciamento, a desconsideração, o desrespeito e o descaso com outras estruturas funcionais do governo executivo e com a população de todo o País, levando à explosão vista dos cidadãos conscientes que se manifestaram abertamente do dia 07/9/2021.
    - Vale observar que o Criador dos seres humanos (e também até dos animais) deu a prerrogativa individual, A CADA UM, do livre arbítrio para que, por sua decisão e responsabilidade, construir a sua vida pelo seu esforço e mérito !
    As ações deles evidenciam a retirada desta prerrogativa, contrariando a Lei Maior !
    - Quando estes senhores do "Olimpo" (criado por eles próprios) vão entender que, como protestam pelo mundo, ALL LIVES MATTER ?

    ResponderExcluir
  10. Parabéns ao nosso governador Romeu Zema, como sempre, ponderado, firme e sincero nas suas opiniões, parabéns à Fiemg pelo seu posicionamento perante a dura realidade em que vivemos, e parabéns ao Senhor Dr. Wilson pela brilhante explanação.

    ResponderExcluir
  11. Acho incrível as pessoas não perceberem o que salta aos olhos.

    Tenho a convicção de que o Brasil estaria muito melhor se o judiciário, todo no o judiciário, os omissos e as mais altas cortes, a mídia, hoje sem muitos mimos, e a anacrônica política partidária brasileira, atacando o país para derrubar o presidente, nós estaríamos "voando baixo".

    Assino junto, mais a vez.

    ResponderExcluir
  12. Parabéns governador Zema, parabéns Fiemg e parabéns Dr Wilson Campos por defender tão bem nossas Minas Gerais e nossos valores. Abraços de Alonso Passos.

    ResponderExcluir
  13. Concordo com o post anterior - parabéns governador Zema, parabéns Federação das Indústrias e parabéns meu caro escritor e advogado Dr. Wilson Campos pelo belo texto enaltecendo essas pessoas e suas falas e a importância das ponderações de Minas Gerais. Não é pouco. É bastante para o valoroso peso de MG no cenário da República. Minas são muitas e os mineiros não faltam aos interesses macros do Brasil. Att. Nair M.S.Pinhon.

    ResponderExcluir
  14. O artigo deu valor ao modo como o governador Romeu Zema encarou a questão. A FIEMG não deixou por menos e falou o que deveria no pensamento dos empresários da indústria. O adv dr Wilson Campos finalizou como sempre valorizando o certo e defendendo nosso querido estado mineiro que tanto nos orgulha e orgulha até gerações estrangeiras. Muito certo tudo falado e tudo escrito. Bravo. Jacob D.H.Nassim

    ResponderExcluir
  15. Quando eu vi o manifesto da associação comercial eu comparei e vi que o que falou o Zema, a Fiemg, era melhor porque cobrava cada um no seu dever cê sem meter o bedel no setor do outro. E tive mais certeza ainda quando o autor do artigo Dr Wilson Campos falou coisas lindas de Minas e do equilíbrio e normalidade que no país precisa. Fechei logo com esse texto e ponto. Eu Sheila Cabral.

    ResponderExcluir
  16. Eu gosto muito dos comentários pois são corretos e equilibrados e de uma normalidade imensa é disso que o país precisa. Parabéns Dr: Wilson.Por defender os interesses da sociedade.

    ResponderExcluir
  17. Alguns empresários amigos meus assinaram o manifesto da ACMinas. Eu não assinei e não assinaria porque vi uma competição entre esse manifesto da ACM e o da Fiemg. E esse negócio de disputa de quem fala melhor ou de quem representa o que, me dá uma falta de paciência danada. Cada manifesto tem seu valor, mas o da Fiemg foi direto na causa do problema e o pronunciamento do governador Zema também foi na medida porque colocou o dedo nas feridas e o tal fórum dos governadores nem piou porque está cheio de governadores criadores de caso, mas que não tem capacidade de costurar um entendimento e preferem a briga e a falação na imprensa. É isso meu prezado doutor WilsonCampos e meus parabéns pelo artigo ou pelos artigos que sempre leio quando posso no seu blog e também leio nos jornais que publicam. Seu trabalho é valoroso para a OAB porque defende a cidadania e isso é defender o país. Abr. Tadeu Rocha V.

    ResponderExcluir
  18. Muito bem, Dr. Wilson, os três poderes são harmônicos e soberanos. Como o senhor bem disse, que fique "cada um em seu quadrado". Magnífico!
    Quanto ao nosso Governador Zema, confesso que a cada dia mais o admiro pela sabedoria, equilíbrio e smplicidade. Ele se revela um dos melhores governadores do Brasil atual.
    Marcelo Marinho Franco

    ResponderExcluir
  19. Marcelo Marinho Franco28 de setembro de 2021 às 16:42

    Muito bem, Dr. Wilson, os três poderes são harmônicos e soberanos. Como o senhor bem disse, que fique "cada um em seu quadrado". Magnífico!
    Quanto ao nosso Governador Zema, confesso que a cada dia mais o admiro pela sabedoria, equilíbrio e smplicidade. Ele se revela um dos melhores governadores do Brasil atual.
    Marcelo Marinho Franco

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas