PREFEITURA, VAMOS TORNAR A CIDADE MAIS LIMPA!

 Quem passou ou ainda está passando pelo terror de sentir na própria pele a agressividade da pandemia com certeza merece uma cidade mais segura, acolhedora e limpa. O susto e o caos da doença invisível estão sendo superados, aos poucos, mas a outrora Cidade Jardim parece não reagir ao desconforto e insiste em continuar sem brilho e muito suja em suas ruas, avenidas, praças e calçadas. O cenário é desolador.  

A sujeira está espalhada pelo centro e pelos bairros, numa declarada guerra de pouca ou nenhuma gestão municipal. A cidadania não merece isso. Tristemente, a nossa capital está cada dia mais suja, escura e desumana. Repercute na sociedade a sensação de abandono total nos quesitos de trânsito, limpeza, iluminação, segurança e saúde pública.

O orgulho da cidade está ferido, e só vai se curar quando as vias públicas estiverem livres do lixo; as chuvas puderem retornar e serem escoadas naturalmente, sem enchentes, enxurradas e riscos aos cidadãos; as pessoas em condição de rua forem tratadas de forma adequada e destinadas a uma moradia digna, acompanhamento médico e incentivo a uma colocação de emprego; e quando a inclusão social se fizer tão importante quanto a exigência de uma cidade melhor para todos.

Belo Horizonte é uma das principais capitais do país e não pode mais acumular problemas e postergar soluções. O gestor público não pode se deixar enredar por medidas ineficientes ou tardias, com a singela desculpa de crises sanitária, política e econômica. Ora, as crises são superáveis, mais dia, menos dia. Já as mazelas sociais devem ser enfrentadas, e as atividades de urbanismo realizadas, diuturnamente, posto que a missão do administrador público é encontrar saídas honradas para os problemas intrínsecos da cidade. 

As chuvas estão sendo esperadas para breve e serão muito bem-vindas, mas, para que não ocorram alagamentos monstruosos, as bocas de lobo devem estar desobstruídas, e o lixo espalhado ou amontoado deve ser recolhido, de norte a sul e de leste a oeste da cidade. Espaços limpos, seguros e organizados deixam a cidade mais bonita e refletem positivamente na saúde das pessoas.  

Mas, como visto, além da péssima aparência, a capital mineira padece de outros males – mato, pichações, insegurança e iluminação precária. As noites em BH estão cada vez mais escuras. Falta iluminação adequada nas ruas. As lâmpadas queimadas não são trocadas de imediato, e a escuridão coloca em risco a integridade física dos moradores, seja por acidente de percurso ou pela violência impune dos criminosos.

A humanidade, o acolhimento, a limpeza, a beleza, o turismo, o ambiente agradável, a paz e o sossego, que aqui estiveram um dia, sumiram, mas os belo-horizontinos querem de volta esses valores. Ademais, a prefeitura deve se preocupar em promover a qualidade de vida dos moradores e apresentar a cidade de forma positiva e atraente para quem a visita.

Portanto, minha gente, vamos ao trabalho!  

Wilson Campos (Advogado/Presidente da Comissão de Defesa da Cidadania e dos Interesses Coletivos da Sociedade, da OAB-MG/Delegado de Prerrogativas da OAB/MG).

(Este artigo mereceu publicação do jornal O TEMPO, edição de quinta-feira, 16 de setembro de 2021, pág. 25).

Clique aqui e continue lendo sobre temas do Direito e da Justiça, além de outros temas relativos a cidadania, política, meio ambiente e garantias sociais.

 

 

Comentários

  1. Concordo. A cidade está cheia de lixo e cada dia fica pior. Tem insetos e mosquitos de montão além da sujeira das calçadas, ruas e por todo lado que você ande em BH. Cadê o prefeito? Está fazendo campanha para governador? Assim não vai ganhar é nunca. Dr. Wilson meus parabéns pelo belo trabalho na defesa da nossa cidade e da cidadania e da nossa gente. Obrigada. Gratidão. Manoela Alves.

    ResponderExcluir
  2. Fernando Miranda B. Jr.16 de setembro de 2021 às 17:50

    O artigo falou o que eu digo toda semana e também que o caso dos moradores de rua tem de ter uma solução da prefeitura. Ora, bola, já está demais e ninguém aguenta tanta miséria e barracas pela cidade toda. Assim não tem turista que chega pra visitar. A cidade sem cuidado espanta o turismo e a coisa piora. Gostei do artigo e dou meus parabéns ao autor adv dr. Wilson Campos nobre causídico conhecido e competente pelo trabalho emBH e na OAB mineira. Abr. Fernando Miranda.

    ResponderExcluir
  3. Eu sou fá dos artigos do mestre Wilson e leio no jornal de manhã. Essa matéria é excelente e a cidade precisa de mais zelo e limpeza e não pode ser para amanhã, deve ser hoje porque as chuvas estão chegando e com tanto lixo por aí as enchentes serão um desastre e muitos prejuízos. Vamos trabalhar prefeitura e vamos agir Cãmara dos Vereadores e fiscalizar o trabalho do prefeito. Vamos lá , bora trabalhar . Abraço e parabéns doutor Wilson Campos pelo importante foco na nossa cidade e pelo nosso bem maior. Abração - Saulo Faria. BH/Brasil 100%.

    ResponderExcluir
  4. Dr. Wilson disse tudo. O que esperar para a cidade, cujo alcaide é o mais sujo e incompetente que já tivemos?

    ResponderExcluir
  5. A prefeitura precisa dar mais atenção a cidade e cuidar para que o turismo chegue e traga dinheiro e visibilidade. Como sempre diz o Dr Wilson Campos, ele e nós da sociedade ajudamos mas a prefeitura precisa mostrar serviço. Abraço Dr Wilson. Excelente texto. Aprovado. Clarisse Portugal.

    ResponderExcluir
  6. O nosso problema é pagar impostos para ter carro e não ter estradas boas; é pagar IPTU e não ter uma cidade cuidada para morar. A cidade é boa mas os políticos são horríveis. Precisa melhorar muito. A nossa BH está feia e isso já vem de alguns anos, cada vez mais abandonada. Muda isso prefeitura, já... Parabéns Dr Wilson Campos por mais um exemplo de cidadania que nos representa. Valeu muito. Somos BH. Luan Marra.

    ResponderExcluir
  7. É isso mesmo, porém não vejo solução fora da educação, a da escola e a de casa.
    Obviamente que a gestão pública é muito importante, fundamental, porém percebemos a inépcia, o descaso.
    Se não podemos tudo, devemos elencar prioridades, buscar parceiras.

    ResponderExcluir
  8. Meus pais dizem que BH era linda com árvores na Afonso Pena, jardins com flores, pessoas bem vestidas nas ruas, prédios bem cuidados e sem pichação. Era uma cidade linda. Hoje é isso aí - lixo, pichação, barulho, sujeira, desorganização, baderna, trânsito horrível, insegurança, e pior é ter um prefeito sem educação, sem bons modos e sem nenhum jeito para lidar com o povo. Por isso Dr Wilson Campos eu acho que seu artigo pode ajudar o prefeito e seus secretários trabalharem melhor por BH. Att. Dr. Att. Stella Mares.

    ResponderExcluir
  9. Dr Wilson Campos o seu papel é esse mesmo de defender a CIDADANIA dos belorizontinos e dos mineiros porque o senhor é o presidente da Comissão de Cidadania da OAB Minas. Continua porque eu está fazendo bem seu trabalho e nós estamos muito bem representados. Segue firme. Luciano Valadão.

    ResponderExcluir
  10. Parabéns Wilson. Concordo plenamente com você: Belo Horizonte é uma das principais capitais do país e não pode mais acumular problemas e postergar soluções.
    Arthur Lopes

    ResponderExcluir
  11. Parabéns Wilson. Concordo plenamente com você: Belo Horizonte é uma das principais capitais do país e não pode mais acumular problemas e postergar soluções.
    Arthur Lopes

    ResponderExcluir
  12. Bom dia,
    Como sempre, uma análise realista e sincera sobre a atual situação de nossa cidade.
    Parabéns Dr.Wilson.
    Atenciosamente,
    Gerson Ziviani
    Diretor Presidente-AMBB

    ResponderExcluir
  13. Marco Túlio Moreira C.30 de setembro de 2021 às 11:50

    BOM DIA DOUTOR WILSON.
    É LIXO POR TODA PARTE DA ABANDONADA E ESCURA CIDADE DE BELO HORIZONTE AQUI AO LADO AONDE MORO E CONSTRUÍRAM UMA PRAÇINHA PELA PREFEITURA,ALGUEM COLOCOU FOGO NO GRAMADO RECENTEMENTE PLANTADO QUE FICOU SECO,E O FOGO TOMOU PARTE DE TODO O GRAMADO,NESSA PRAÇINHA FICAM DROGADOS USANDO TODO TIPO DE DROGA,TOMAM BANHO NO LOCAL,DORMEM NO LOCAL,POL[ICIA PASSA E NÃO TOMA NENHUMA ATITUDE.AS RUAS ESTÃO ESCURAS AQUI NO BAIRRO DO PRADO,NINGUEM NAS RUAS EM SEGUIDOS QUARTEIRÕES,LIXEIRAS EXISTEM MAS O LIXO É JOGADO AO LADO DESSAS LIXEIRAS.UM COMERCIANTE RECLAMAVA DE PESSOAS MAIS JOVENS QUE FUGIRAM DE SEU ESTABELECIMENTO COMERCIAL,UMA LANCHONETE O CONSUMO MUDOU AO INVÉS DOS JOVENS IREM SE ALIMENTAR NA LANCHONETE AGORA ALGUNS USAM O DINHEIRO PARA CONSUMIR DROGAS POR ISSO A LANCHONETE ESTÁ VAZIA.
    UM MAL CHEIRO SE SENTE EM TODO CENTRO DE BELO HORIZONTE, E NOS BAIRROS TAMBÉM COM AS CHUVAS AGORA O LIXO FICA MAIS A MOSTRA COM BUEURIOS ENTUPIDOS.
    NOSSA CIDADE NÃO MERCE ISSO,CADÊ A S.L.U,O SECRETÁRIO E O PREFEITO,ENTULHOS SÃO VISTOS EM CARROÇAS E DESCARTADOS EM LOTES VAGOS NOS BAIRROS OU PROXIMO DE NASCENTES,NO BARRO PRETO OS POBRE CITADOS DOS MORADORES DE RUA PRATICAMENTE CONSTRÓEM SUAS CASAS NAS ESQUINAS DAS RUAS,ALGUNS MAIS PREVIDENTES VÃO PARA OS ABRIGOS,PORQUE MERECEM TODA ATENÇÃO DO PODER PUBLICO.OS CAMINHÕES DE LIXO,AO TRANSPORTAREM TAMANHA QUANTIDADE DE LIXO,DEIXAM OS MESMOS CAÍREM NO CHÃO DAS RUAS PORQUE NÃO SÃO ACONDICIONADOS CORRETAMENTE NOS CAMINHÕES AUMENTANDO A SUJEIRA POR TODA A CIDADE. Atenciosamente Marco Túlio M. Camargos

    ResponderExcluir
  14. Um artigo oportuno de suma importância para que a nossa BH através de seus moradores e gestores públicos, tomem consciência de manter nossa cidade sempre limpa.
    Os nossos parabéns, Dr. Wilson. - Ricardo Jeha - BH/Belvedere.

    ResponderExcluir
  15. Parabéns, Dr Wilson! Expressou bem a realidade de nossas cidade. .
    Magali F. Trindade - BH.

    ResponderExcluir
  16. Muito bom! Sabemos do impacto que uma cidade bem cuidada tem na autoestima de seus moradores e até em números de violência… importantíssimo!!!
    Juliana - Enviado do meu iPhone.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas