100 DIAS DE CRÍTICAS AO CAÓTICO GOVERNO LULA.

 

O atual governo amarga altos índices de rejeição. A sociedade está cada vez mais cética quanto aos rumos da economia. Os erros de Lula vão desde o excessivo número de ministérios - 37 ao todo - até a adoção de uma agenda econômica absolutamente retrógrada que repete boa parte dos erros do passado.

A constante irritação de Lula talvez esteja na percepção de negligência administrativa da sua enorme estrutura ministerial, que abusa da inércia mental e tão somente bate cabeça à procura de verbas públicas, misturando e confundindo gestão com contemplação. A equipe paquidérmica está longe de uma seleção de quadros pelo critério do mérito.

Em vez de enxugar a máquina, o governo federal distribui cargos para satisfazer exigências de siglas partidárias aliadas. Daí a perdição do governante, que se vê nas mãos ávidas de políticos mesquinhos e nem um pouco interessados na defesa dos mais pobres e marginalizados. Ou seja, Lula não governa, mas apenas se equilibra no cargo, sem a liturgia necessária.  

Se Lula acha que está ruim, que se prepare, pois vai piorar muito. O arcabouço fiscal proposto pelo governo não é crível, não sinaliza com efetivo corte de despesas e não elimina o risco de aumento de impostos. A nova regra fiscal apresentada não garante equilíbrio entre arrecadação e gastos públicos. Qualquer criação de novos tributos ou aumento de alíquota de tributos existentes não terá apoio de nenhum setor da sociedade.

Percebe-se, grosso modo, que o arcabouço per se não garante a sustentabilidade fiscal nos próximos anos, podendo vir a ser apenas uma nuvem passageira. A proposta é confusa, muito solta, sem fechamento, e não traz mecanismo de controle firme da inflação e de redução de juros. Provavelmente o Banco Central nem esteja em sintonia com o Ministério da Fazenda quanto a essa nova regra fiscal, o que traz mais incerteza e piora o cenário já caótico e coloca em perigo a reforma tributária pretendida. 

Em 100 dias de governo, nunca se ouviram tantas críticas ao governo e aos seus dirigentes. O desemprego voltou a subir por três meses consecutivos. A inflação muito provavelmente vai extrapolar o limite de tolerância da meta traçada para 2023. Persiste incontrolado o efeito cascata do aumento de preços de bens e serviços. E os juros continuam amargos e prejudicando a saúde financeira das empresas.  

Segue tumultuada a relação de Lula com o Congresso, especialmente quando ele desrespeita leis aprovadas e joga no lixo o Novo Marco do Saneamento; fere de morte o Novo Ensino Médio; atropela a Lei das Estatais; e sabota o próspero e glorioso Agronegócio Brasileiro. Tudo que estava evoluindo e funcionando bem ele destrói. Lula quer o retrocesso.

Grupos de oposição gritam, questionam e cobram seriedade do governo federal no trato da coisa pública, nos mais variados ambientes. Lula dá de ombros, distribui rancor e ódio e jura vingança contra seus adversários. O lulopetismo cava fendas de hostilidade e paga caro ao dirigir apenas com olho no retrovisor.    

Wilson Campos (Advogado/Especialista com atuação nas áreas de Direito Tributário, Trabalhista, Cível e Ambiental/ Presidente da Comissão de Defesa da Cidadania e dos Interesses Coletivos da Sociedade, da OAB/MG, de 2013 a 2021/Delegado de Prerrogativas da OAB/MG, de 2019 a 2021).

(Este artigo mereceu publicação do jornal O TEMPO, edição de quinta-feira, 13 de abril de 2023, pág. 27). 

Clique aqui e continue lendo sobre temas do Direito e da Justiça, além de outros temas relativos a cidadania, política, meio ambiente e garantias sociais. 

 


Comentários

  1. José Lúcio A. Gouveia13 de abril de 2023 às 11:08

    Foram 100 dias de muita confusão no Brasil, com muita gente querendo cargos no governo Lula e pedindo mais e mais vagas para os militantes do PT. Como das vezes anteriores o governo petista vai empregar todo mundo do partido e vai fazer o que os jornalistas chamam de - aparelhar o Estado. Nós é que vamos ter de suar a camisa trabalhando no comércio (meu caso) para pagar impostos e mais impostos. Foram 100 dias de muitas viagens pois o presidente não para aqui e já viajou pra vários lugares em 100 dias e agora está na China fazendo não sei o que??? Temos de trabalhar aqui antes de sair passeando pelo mundo e quem quiser e que tenha mais dinheiro que vem aqui porque nossa agricultura é a maior e melhor do mundo e nosso agronegócio alimenta o mundo. Então não adianta ir pra China e tratar mal os produtores rurais e os empresários do agronegócio brasileiro. Isso não pode e pega muito mal. Dr. Wilson está excelente o artigo e sempre leio e confirmo agora. At: José Lúcio.

    ResponderExcluir
  2. Eu estou batalhando muito para estudar e trabalhar mas o preço do curso é caro e o emprego está difícil e eu perdi meu emprego por causa que a empresa fechou as portas e disse que não aguentava mais tanto imposto e os dois anos perdidos por causa da pandemia. O comércio ficou fechado ou vendendo muito pouco aqui em BH em 2020 e em 2021 e a empresa foi levando até onde deu e depois começou a demitir os empregados aos poucos. O governo ao invés de olhar os problemas do povo fica é brigando o atual com o anterior e colocando a culpa em quem saiu e esse governo do Lula não fez nada nestes 100 dias e não vai fazer nada até mais 100 dias porque a briga política não deixa. Enquanto isso o povo vai sofrendo dia e mais dia sem esperança que pode melhorar. O texto do advogado Wilson Campos falou a pura verdade - Cem dias de críticas ao caótico governo Lula. Att: Nayara Barbosa

    ResponderExcluir
  3. Antes eu estava com esperança e via muitas atitudes certas e que davam retorno para o empresário para o empregado e para o próprio governo, mas agora é só governo na fita e o resto que se dane. Faz o L cambada. Faz o L e agora todos vão pro fundo porque o que o PT e a esquerda comunista quer é o povo cada vez mais pobre e pedindo e recebendo esmola. O povo no cabresto curto. Isso é esse governo da esquerda. Parabéns dr Wilson Campos pela atenção e pelo artigo nota 10. Abrs do Petronio França.

    ResponderExcluir
  4. Nilton J. D. Quintão14 de abril de 2023 às 10:34

    Dr Wilson o seu artigo me lembrou quando o governo anterior começou com o pé no freio, economizando, poucos ministérios e enxugando a máquina que estava lotada de gente da esquerda contratada por Lula e Dilma. Foram 4 anos de elogios dos empresários, da sociedade e até dos países estrangeiros. O Brasil crescia e dava exemplo de moralidade com a coisa pública. Esse governo de esquerda do PT que agora completa 100 dias tem 37 ministérios, gente incapacitada para o cargo, pessoas despreparadas e gastança pra todo lado de milhões sendo doados para artistas famosos e ministro andando de avião para compromisso pessoal e de lazer. Um absurdo sem tamanho, sem contar que o Lula comprou mais de 200 mil reais em cama, colchão e sofá (será que são de ouro maciço???). Coitado do povo brasileiro. Coitado do Brasil. Coitados de nós da classe média que pagamos impostos e 27,5% de IR. Parabéns Dr Wilson e segue firme nas causas justas da advocacia e da sociedade brasileira. Obrigadão. Abraço do Nilton Quintão.

    ResponderExcluir
  5. Pela terceira vez o povo brasileiro erra feio na escolha de um presidente. O Lula voltou desta vez apenas para confundir e não explicar, apenas para difundir ódio e não amor, apenas para vingar e não perdoar e apenas para desfazer o que estava perfeito e não governar. Lula 3 é o caos de verdade e as viagens dele mostram isso ao Brasil e ao mundo. Fala quando não precisa, erra sempre, não realiza nada que presta e irrita todo mundo todo dia. Foram 100 dias de pesadelo nas nossas vidas. Pobre Brasil. Lucas Julião.

    ResponderExcluir
  6. Eu perdi as esperanças quando esse governo ganhou as eleições porque antes não fizeram nada que preste e agora vai ser pior com a companheirada toda pendurada nos cabide de emprego e a gente ter de trabalhar para pagar a conta dessa gente toda. Esse governo é uma bagunça petista de brigas e mentira e tudo de ruim. No horizonte eu só vejo sombras e nuvens. Aqui no Brasil já está muito ruim de viver e o governo do Lula ainda resolve ir pro exterior falar abobrinhas e se meter nos problemas de países que não estão nem aí para nós aqui. Tá ruim e vai ficar pior. Faz o L. Eu sou brasileira e sempre tenho esperança mas tá difícil agora,muito difícil. Maria Helena Soares.

    ResponderExcluir
  7. O sujeito criou 37 ministérios e não fez nada em 100 dias de governo. Pra que 37 ministérios? Só pra colocar a turma toda do PT e companhia limitada. Enquanto isso a gasolina tá cara, os alimentos estão pela hora da morte, a inflação sobe e encarece tudo e as pequenas empresas como a nossa pena para ter um dinheirinho do banco com juros absurdos. Isso apareceu agora com o Lula no governo e o Hadad na economia porque antes com Bolsonaro e Guedes a coisa funcionava bem e o país melhorava a olhos vistos. Só não vê quem não quer. Com o L tudo ficou pior muito pior. Parabéns Dr. Wilson. Att: Mercedes Guimarães.

    ResponderExcluir
  8. Eu li vários artigos nos jornais mas este é completo e diz tudo que é verdade nesse novo governo do Lula III. OI vice Alkmin deve estar se coçando para chegar sua vez porque o Lula já tem 6 pedidos de impeachmente no Congresso que o Pachecão engavetou até agora..., mas até quando vai? Dr. Wilson Campos meu caro colega, vamos nos preparar para trabalhar mais porque o custo de vida está puxado e essa economia desse governo não vai dar solução. Abração nobre causídico. Gilvan Joanísio.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas