QUANDO O IRASCÍVEL SE EXCEDE NA VERBORRAGIA.

 

A fala descontrolada e desastrada do presidente Lula, ao comparar a guerra de Israel contra o Hamas, na faixa de Gaza, com o Holocausto, que ceifou a vida de 6 milhões de judeus, coloca os brasileiros numa situação de máxima vergonha alheia. A verborragia compulsiva de Lula é um sinal de despreparo total para o cargo.

Lula ganhou do governo de Israel a pecha de “persona non grata”, ou seja, recebeu em resposta à sua agressão aos judeus um imediato troco na forma de rejeição da diplomacia para pessoas indesejáveis, que não merecem o status de bem-vindas ao país que foi agredido.

Dizem que Lula não vai pedir desculpas, sob a infantil alegação de que “sacudiu o mundo”, conforme reproduzem seus assessores, que, em vez de aconselhar o chefe, preferem incentivar seu gesto e suas falas irascíveis, sem controle e sem coerência.

O modus operandi do governo Lula provavelmente vai refletir na reunião da Cúpula do G20, que acontece em novembro, no Rio de Janeiro. O grupo das 20 nações mais poderosas no campo da economia mundial, no lugar de debater gestão financeira, crescimento, desenvolvimento, saúde e como acabar com a fome no mundo, por certo se perderá em conjecturas de como Lula consegue ser tão insensível em relação a Israel e ao povo judeu.

A trágica fala de Lula terá impactos na área da política. De um lado, afastará do seu entorno a poderosa comunidade judaica, que tem forte influência no inteiro contexto da pirâmide social. De outro, assistirá o distanciamento ainda maior das comunidades das igrejas religiosas, que, hoje, preferem estar próximas do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Outro desastre verborrágico aconteceu quando Lula, que se diz o “pai dos pobres”, falou em discurso que “nenhuma mulher quer namorar com ajudante geral” e que “ajudante geral não ganha nada”. 

Ora, senhor Lula, o trabalhador ajudante geral se trata de um profissional digno, que labora 44 horas semanais ou mais e consegue, sim, levar comida para casa e cuidar da sua família.

Os trabalhadores que têm a carteira de trabalho registrada com a função de ajudante geral se sentiram imensamente humilhados e reagiram na internet contra a agressão. As redes sociais foram unânimes em defender o ajudante geral e criticar com veemência a deplorável atitude de Lula.

Ademais, senhor presidente, o mercado de trabalho para o ajudante geral é vasto, uma vez que seus afazeres são essenciais para qualquer organização. Por isso, o profissional pode atuar também no serviço público - Câmaras Municipais, prefeituras, escolas, órgãos e setores diversos da administração pública federal, estadual e municipal. 

Nesses locais, o ajudante geral também encontra possibilidades de emprego, seja na manutenção de ruas e praças, plantio e poda de árvores e limpeza de terrenos baldios ou no auxílio em obras públicas e entre outras atividades.

Enquanto Lula seguir irascível e excessivo na verborragia, o país continuará dividido.

Wilson Campos (Advogado/Especialista com atuação nas áreas de Direito Tributário, Trabalhista, Cível e Ambiental/ Presidente da Comissão de Defesa da Cidadania e dos Interesses Coletivos da Sociedade, da OAB/MG, de 2013 a 2021/Delegado de Prerrogativas da OAB/MG, de 2019 a 2021).

(Este artigo mereceu publicação do jornal O TEMPO, edição de quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024, pág. 17). 

Clique aqui e continue lendo sobre temas do Direito e da Justiça, além de outros temas relativos a cidadania, política, meio ambiente e garantias sociais.

Comentários

  1. Se Lula se encontrasse com o rei da Espanha Juan Carlos ele lhe diria: por que não te calas,Lula? Seria o mesmo dito ao ditador venezuelano Hugo Chaves, há anos. Isso mesmo: por que não te calas, Lula??? Dr. Wilson muito bons seus artigos e dignos de nossa leitura diária e nossa atenção e excelente conhecimento. Abrs. Valdemar Aguillera.

    ResponderExcluir
  2. Antônia Lucimara H. G. de Lima29 de fevereiro de 2024 às 09:56

    Eu por acaso recebi o seu artigo doutor Wilson por meio de um amigo da especialização, que aprecia bons textos. Li o artigo no zap e depois no jornal e depois fui no blog e fiquei surpresa com a qualidade dos temas e dos textos. Excelentes! Parabéns. O Brasil está divido por motivos óbvios de poder pelo poder de alguns irascíveis com excesso de verborragia. Att: Antônia Lucimara HG Lima

    ResponderExcluir
  3. A agressão aos judeus foi de doer na alma. A comparação foi terrível e nunca será perdoada ao Lula isso. O Deus de Israel saberá prover seu povo e os terroristas não mais atacarão festas e não mais matarão inocentes como os que fizeram e provocaram essa guerra. Dr. Wilson Campos, advogado brasileiro e mineiro, tenho honra de ler seus textos. Esse é o Brasil e os brasileiros que amamos. Rachid G.A.V.

    ResponderExcluir
  4. O meu pai me criou e me educou ganhando salário de ajudante geral numa construtora e depois foi trabalhar numa empresa de transporte de mercadorias. Nesse tempo todo ele progrediu mesmo sem estudar e só trabalhando e passou a liderar mais de 10 empregados que aprendiam como fazer o serviço ensinado por ele, então essa história de que ajudante geral não namora e não ganha nada é da boca desse Lula que é inimigo dos pobres e muito amigo dos ricos que estão na sua volta. Quem tem relógio caro e roupas caras é ele e anda de avião pra baixo e pra cima gastando bilhões do dinheiro suado do trabalhador brasileiro. Esse é o torneiro mecânico que nunca trabalhou pesado e se enfiou em sindicato para ficar na boa vida de não fazer nada. Brasil..... muda sua cara. Dr. Wilson com esse Lula aí o Brasil vai continuar dividido. Parabéns pelo seus textos patriotas e verdadeiros. João P.D. Silva - brasileiro e filho de ajudante geral com muita honra.

    ResponderExcluir
  5. Geraldo L. Ferreira Santos29 de fevereiro de 2024 às 12:15

    Os dois casos são terríveis. Israel não merecia a agressão e o ajudante geral menos ainda. As agressões são terríveis mesmo e não podem ser perdoadas se não tiverem um pedido de desculpas público. E a imprensa canalha fica calada e não diz nada. Quando é Bolsonaro que diz qualquer coisa caem de pau na hora. Êta imprensa covarde e vendida da esquerda - globolixo e as demais são todas comunistas e contra a democracia verdadeira e não aquela de Cuba ou de Venezuela ou Nicarágua que a esquerda tanto admira. Meu professor Dr. Wilson Campos meus efusivos cumprimentos pelos seus artigos excelentes na qualidade e nos assuntos. At.: - Geraldo L. Ferreira Santos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas