BH CONTINUA SUJA, FEIA E A CADA DIA MAIS VIOLENTA.
Já não é mais preciso transitar pelo centro de Belo Horizonte para perceber o quanto a cidade continua suja, feia e a cada dia mais violenta. Nos bairros, as mazelas chegaram e se estabeleceram de vez, apesar dos protestos diários dos moradores. A capital mineira está sem brilho, triste e envergonhada da sujeira espalhada por todo lado - aqui, ali e acolá -, numa declarada guerra de pouca ou nenhuma civilidade, de pouca ou nenhuma gestão municipal.
Repercute na sociedade a sensação de abandono total nos quesitos de trânsito, limpeza, iluminação, segurança e saúde pública. O orgulho da outrora Cidade Jardim está ferido e só vai se curar quando as vias públicas estiverem livres das montanhas de lixo; as enchentes não forem mais ameaças; a violência urbana restar rigidamente controlada; as pessoas em situação de rua forem tratadas de forma adequada, com acompanhamento médico e encaminhamento ao emprego e trabalho; e quando a inclusão social se fizer tão importante quanto a exigência de uma cidade melhor para todos.
Quanto às pessoas em situação de rua ou “moradores de rua”, vale observar que nem todos são viciados, violentos ou de má índole. No entanto, membros da sociedade reclamam de muitos que ofendem e ameaçam quem não lhes atende em algum pedido. Ora, isso não é correto nem admissível, uma vez que não se podem permitir agressões verbais ou físicas aos munícipes, independentemente da situação de penúria dos moradores de rua.
O respeito é uma via de mão dupla, e o cumprimento da lei e da ordem é paradigmático, e não cogita permissividade ou condescendência. Tratar os moradores de rua com civilidade e humanidade é uma obrigação da sociedade e da municipalidade, mas daí a fazer vista grossa aos atos de violência e vandalismos que porventura cometam vai uma distância muito grande e seria errar duplamente.
E, por falar em atitudes violentas, os furtos por arrombamentos têm aumentado absurdamente em BH. Lojas do comércio têm sido alvos preferenciais dos bandidos. Os crimes são cometidos na calada da noite, a partir de arrombamentos de portas de aço e furtos de mercadorias e tudo mais. A violência campeia solta também contra residências, veículos e pedestres.
Não me venham com a desculpa esfarrapada de que a sociedade precisa se proteger melhor, posto que os criminosos estão cada vez mais ousados, não se intimidando nem um pouco com câmeras, alarmes ou quaisquer outros meios de proteção patrimonial. Não há paz para a população, e a impunidade privilegia a bandidagem.
Cabe aos governos federal, estadual e municipal cuidar das pessoas e das cidades. Cumpre às polícias Militar e Civil e também à Guarda Municipal o papel de manter a ordem pública e agir na defesa dos direitos dos cidadãos, seja com policiamento comunitário preventivo ou com atuação conjunta em prol da segurança, do bem-estar e da vida.
Dessa forma, diante do cenário atual, não há como não assentir que BH continua suja, feia e a cada dia mais violenta.
Wilson Campos (Advogado/Especialista com atuação nas áreas de Direito Tributário, Trabalhista, Cível e Ambiental/ Presidente da Comissão de Defesa da Cidadania e dos Interesses Coletivos da Sociedade, da OAB/MG, de 2013 a 2021/Delegado de Prerrogativas da OAB/MG, de 2019 a 2021).
(Este artigo mereceu publicação do jornal O TEMPO, edição de quinta-feira, 22 de maio de 2025, pág. 21. Coluna de Wilson Campos).
Verdade. BH está mesmo muito suja, feia e violenta. Quem quer saber a verdade é só olhar a violência nos postos de saúde com agressão e tudo mais, e a violência de trombadinhas roubando celulares e cordões nos pescoços de mulheres etc, violência nos arrombamentos de lojas no centro e nos bairros, violência na taxa de homicídios que aumentou muito em BH, violência nos sinais, violência de moradores de rua drogados contra pessoas de bem, violência nos furtos a residências e roubos no comércio, violência de dia e de noite em BH. E o que a polícia faz? Nada, só ocorrência e vai embora e não prende os criminosos e deixa pra lá, e isso não está certo não. Cadê o prefeito? Cadê o governador? Cadê o presidente da república que só vive viajando pro exterior? Cadê os vereadores, deputados estaduais e federais e os senadores??? Cadê os impostos pagos pra ter segurança e paz??? Dr. Wilson Campos o seu artigo merece ser lido e compartilhado em MG inteira e no Brasil. Verdades são verdades. Agradeço da minha parte como pagadora de impostos e empregadora. Att: Mônica Silvestrini (empresária).
ResponderExcluirEu vejo isso todo dia em BH de muita violência e a polícia só enxugando gelo ou não fazendo nada a não ser prender aqui e soltar ali. O judiciário tem culpa. As leis são frouxas e permite a impunidade e a violência. Eu peço licença do dr. Wilson Campos advogado e colunista do jornal O TEMPO para destacar essa parte do seu excelente texto - (Os crimes são cometidos na calada da noite, a partir de arrombamentos de portas de aço e furtos de mercadorias e tudo mais. A violência campeia solta também contra residências, veículos e pedestres. ) - Tudo a mais pura verdade porque é isso mesmo que acontece em Bh e em outras capitais. Falta atitude enérgica do prefeito para mudar isso e falta autoridade e seriedade no comando do município. O povo paga para morar e ter tranquilidade e não ser roubado todo dia e ameaçado em todo lugar por bandidinhos impune e safado. E outro trecho super importante do artigo - Não me venham com a desculpa esfarrapada de que a sociedade precisa se proteger melhor, posto que os criminosos estão cada vez mais ousados, não se intimidando nem um pouco com câmeras, alarmes ou quaisquer outros meios de proteção patrimonial. Não há paz para a população, e a impunidade privilegia a bandidagem - Eu e dr. Wilson amamos essa cidade e por isso estamos gritando pelo bem da nossa cidade e do nosso povo. - Joaquim L.F.Guimarães Netto (comerciante e pai de família).
ResponderExcluirBH está mesmo violenta e com milhares de moradores de rua incomodando e sendo mal educados e até ameaçadores contra a gente nas ruas e nas porta de padarias, restaurantes, lanchonetes, farmácias, etc etc etc. A gente não tem sossego pra andar na rua e resolver um problema sem sem incomodado por alguém te quase obrigando dar dinheiro sem falar nos furtos em lojas e no comércio todo no centro e nos bairros e violência pra tudo que é lado com bandido sendo bandido e rindo da cara das pessoas quando eles leva o que quer. Isso não é vida e isso não é mais uma BH que queremos. Dr. Wilson parabéns por mais um artigo de excelente valor social para todos nós que moramos em BH e queremos só o bem da nossa capital mineira. Abraço , Rubem Giordano ( lojista e contribuinte).
ResponderExcluirQuer saber como está a violência em BH de verdade é só ir no google e procurar sobre homicídios, arrombamentos e violência até nos postos de saúde de BH e ninguém faz nada. Não tem polícia nas portas das escolas, não tem polícia nos postos de saúde, não tem polícia nos quarteirões das ruas, não tem policiamento de noite no centro ou nos bairros e não tem policiamento preventivo hora nenhuma em BH. Querem que BH chegue ao ponto do RJ??? Querem isso, ??? Culpa dos que fazem leis e são bonzinhos com bandidos que entram na cadeia e depois de meia hora estão de volta nas ruas para roubar e ameaçar mais e cada vez mais - roubos de celulares, de cordões, de carteiras, de dinheirinho do aposentado, das mercadorias dos lojistas, dos arrombamentos de escritórios e roubos de aparelhos eletroeletrônicos, de tudo, e roubos em casas e comércios, e arrombamentos de lojas no centro e nos bairros. E ninguém faz nada. BH está mesmo muito violenta doutor Wilson e está mesmo muito suja, feia e cada vez mais violenta. Vergonha e vergonha e vergonha e pena do povo de BH que sofre e ainda tem de pagar imposto pra sobreviver. Ufa, tudo isso cansa e desanima a gente. Sou eu Flávio A. Pereira (pai e avô e pagador de imposto e filho de BH).
ResponderExcluirNão sou eu que estou falando mas o jornal O TEMPO em matéria de 28/01/2025 que fala o seguinte:
ResponderExcluirUm levantamento aponta Belo Horizonte como uma das cidades mais perigosas do mundo. Com base em dados de 2024, a capital aparece na 47ª posição do ranking "Indicador de Crime", divulgado pela plataforma Numbeo, que produz o levantamento com base em colaborações globais.
Conforme o estudo, o indicador de crime em Belo Horizonte está em 63,07 — a escala vai até 100. Esse valor é classificado como "alto" pela própria metodologia da pesquisa. Por outro lado, o indicador de segurança da capital mineira era de 36,93 — ao contrário do primeiro índice, neste, quanto maior o nível, maior a sensação de segurança na cidade — ou seja, a sensação de segurança está baixa.
Na mesma pesquisa, três capitais brasileiras aparecem no top 10. São elas: Rio de Janeiro (RJ), na sétima posição; Fortaleza (CE), na décima; e Salvador (BA), também na décima. Estão à frente de Belo Horizonte: Porto Alegre (23ª), São Paulo (25ª) e Campinas (38ª). Os piores resultados no mundo são, respectivamente, : Caracas, na Venezuela, e Pretória, Durban e Joanesburgo, na África do Sul.
A plataforma também avalia outras percepções de segurança em Belo Horizonte. Entre elas: andar sozinho durante o dia, que é considerada moderada (57,08), e andar sozinho à noite, que é baixa (25,82) — as pessoas têm muito medo de caminhar sozinhas à noite. Esses são os dados mais recentes, atualizados em janeiro de 2025, com base em 214 colaboradores.
Na mesma atualização, a plataforma elenca as principais preocupações dos moradores. A maior é o medo de ter o interior do carro roubado, com 71,92, seguida do receio de ser assaltado, com 71,11.
Entre 2023 e 2024, cresceu o número de homicídios em Belo Horizonte. No primeiro ano, foram 273 e, no segundo, 342, um aumento de 25%. Esse foi o maior aumento significativo dos últimos 11 anos, já que, no período entre 2012 e 2013, houve um crescimento de 6% no número de homicídios. Desde então, apenas reduções e valores estáveis foram registrados. A reportagem solicitou um posicionamento à Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) sobre as iniciativas desenvolvidas para frear a criminalidade em Belo Horizonte.
OU SEJA MINHA GENTE DE BH, A NOSSA CIDADE ESTÁ MESMO MUITO SUJA, FEIA E VIOLENTA. INFELIZMENTE PARA TODOS NÓS, CERTO DOUTOR WILSON CAMPOS? NÓS AMAMOS BH MAS PRECISA MELHORAR URGENTE EM MUITAS COISAS - , - ABRS. DO LAÉRCIO DOMINGUES (BELORIZONTINO RAIZ).