UMA BRASÍLIA QUE NÃO QUEREMOS...!

Com o reconhecimento e com o merecido respeito aos homens e mulheres que muito dedicaram de suas vidas à criação de Brasília, nossas homenagens simbólicas na emissão de simples palavras cidadãs: "Obrigado pela capital fincada no coração do planalto central. Obrigado por uma Brasília que abriga um bravo povo forjado na labuta diária para se manter vivo nas cidades satélites. Obrigado Juscelino Kubitschek de Oliveira pela mensagem deixada no livro da iniciada capital federal: "Deste planalto central, desta solidão que em breve se transformará em cérebro das altas decisões nacionais, lanço os olhos mais uma vez sobre o amanhã do meu país e antevejo esta alvorada com fé inquebrantável e uma confiança sem limites no seu grande destino".

Mas, sinceramente, data venia, neste momento, hoje, agora, essa não é uma Brasília que queremos.

A Brasília que foi construída por JK, comandada por Israel Pinheiro, projetada por Lúcio Costa e Oscar Niemeyer, levantada pelos operários curtidos no sol forte do cerrado, não pode nem de longe ser esta que vemos hoje sugando o seio farto da sociedade brasileira.

Meio século de história de grandes homens,  de idealizadores éticos, de gente patriota e servil. Mas, lamentavelmente, também, arrebatada por corruptos, hábeis ratazanas do tesouro e inescrupulosos mercadores dos sonhos alheios.

A indignação bate forte quando vemos no retrovisor o esforço de milhares de famílias que se entregaram à suada causa da construção de um plano piloto - hoje rodeado de cidades satélites, habitadas por uma população de mais de 2 milhões de pessoas, famintas por ética, moralidade e respeito - se depararem com o estado bufo contemporâneo de coisas, cinicamente permeadas de escândalos de toda sorte.

Não são boatos. São fatos veiculados na imprensa e formatados em ações judiciais - onde umas se perderam e outras se perpetuaram nestes cinquenta anos de muitos escândalos impostos à população e à vida de Brasília. Dos escândalos, falarei de alguns:

. Em 1977, no Governo Geisel, a capital federal já convive com Paulo Maluf e o "Escândalo Lutfalla";

. No Governo Sarney, a distribuição escandalosa de concessões de Rádios e TVs a aliados políticos;

. Em 1992, a revelação do "Esquema PC Farias" no Governo Collor, que culminou em seu impeachment;

. No Governo FHC, os escândalos começaram com a emenda da reeleição e prosseguiram com o programa de privatizações;

. Em 2005, o Governo Lula estremeceu com o enorme escândalo conhecido por "mensalão do PT";

. O Governo do PT em 2006 recebe outro golpe violento, na forma do chamado escândalo dos "aloprados", envolvendo montanhas de dinheiro com direito a transmissão via canais de TV;

. O governador do DF, José Roberto Arruda, proporciona um show de exibicionismo obsceno, com direito a cenas de dinheiro metido em cuecas, meias e sacolas, cujo escândalo se popularizou como o "mensalão do DEM" e "panetonegate";

. Ministros e mais Ministros de Estado se veem às voltas com a prevaricação, com o peculato, com a corrupção ativa e passiva, causando um troca-troca danado nas cadeiras ministeriais, sem que se chegue a um resultado positivo a favor do povo ou que o envergonhe menos; 

. [...] São tantas as lambanças que envolvem o Governo Federal e o Governo do DF, na capital da República, que o enjôo, o engulho, a náusea, já batem fortes e vou logo querendo encerrar;

. Mas, antes, a última - O Governador do DF, atual, Agnelo Queiroz (PT), vive sob suspeição de fraudes por ocasião de sua função pública como Ministro dos Esportes. O seu sucessor no Ministério, Orlando Silva, também peca pelo mesmo ato falho.

Os escândalos são noticiados em série pela imprensa. As ondas de escândalos e corrupção alcançam alturas monstruosas. 

Brasília não merece isso. Mas é o que se tem para mostrar no momento e que aflige a Nação Brasileira.

Idealizada como centro das decisões políticas do país, Brasília percorre o caminho da alegria de sua inauguração como capital federal ao da vergonha dos escândalos e da corrupção desenfreada dos últimos tempos. 

Agora não são mais milhões. Já não são mais bilhões. São trilhões de reais desviados dos cofres públicos, abocanhados por atos de corrupção de políticos sem o menor pudor.

Reage Brasília. Reage Povo Brasileiro. As gerações futuras esperam por uma decisão firme, implacável e imediata.

Aos brasilienses e aos brasileiros, alhures perdidos nesta montanha de sujos; aos compatriotas, também indignados, repito as frases de alguns ilustres próximos da criação de Brasília:

Do saudoso JK, quando construía Brasília: "Deste planalto central, desta solidão que em breve se transformará em cérebro das altas decisões nacionais, lanço os olhos mais uma vez sobre o amanhã do meu país e antevejo esta alvorada com fé inquebrantável e uma confiança sem limites no seu grande destino"..."A criação de Brasília, a interiorização do governo, foi um ato democrático e irretratável de ocupação efetiva do nosso vazio territorial".

Do célebre Oscar Niemeyer, que projetou Brasília: "Brasília nunca deveria ter sido projetada em forma de avião. O de camburão seria mais adequado"..."Na verdade quem projetou Brasília foi Lúcio Costa. Eu fiz uns prédios e avisei que aquela merda não ia dar certo"..."Sim, ela é aquele avião que não decola NUNCA. Segundo a Nasa, Brasília é inconfundível vista do espaço"..."Projetar Brasília para os políticos que vocês colocaram lá, foi como criar um lindo vaso de flores pra vocês usarem como PINICO".


Fé inquebrantável. Confiança no destino. Precisamos. E muito.
Mas, quem as faz somos nós. Portanto, saiamos todos desta posição de cócoras, desta posição de inércia.

Wilson Campos (Advogado).

   

Comentários

  1. Será que os integrantes do Ministério Público não têm vergonha de sustentar versão que conflita tão gritantemente com os fatos?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas