OSSO DURO DE ROER.


O ministro Paulo Guedes tem demonstrado ser menos ácido do que julgam seus detratores. Até o momento, os debates no Congresso e nas entidades empresariais deram-lhe credibilidade, tamanha a confiança que ele deposita no seu programa de gestão econômica, que não deixa de ser o calcanhar de aquiles do governo.

As competências e atribuições do ministério e suas respectivas secretarias especiais não são poucas. O Decreto 9.745/2019 não deixa mentir. A tarefa é trabalhar com assertividade e cumprir a ordem do dia. A herança deixada pelos dois últimos governos requer trabalho dobrado e muito jogo de cintura, porquanto a tarefa seja um osso duro de roer.

Pior do que administrar um país em crise é ter de escutar ilações dos eternos incompreendidos, que poderiam ter realizado, mas não tiveram estofo para tanto; é presenciar a farra das passagens no Senado à custa do contribuinte, sem que parlamentares e servidores sejam punidos e obrigados a devolver; é assistir a idas e vindas de membros do Congresso ao gabinete do presidente, à procura do personalíssimo “toma lá dá cá”, como se as reformas não fossem necessárias e o sacrifício não fosse obrigação de todos.

Apesar das manifestações do presidente nas redes sociais e do rígido temperamento do ministro, o Brasil caminha para a solução de problemas que não foram enfrentados por predecessores. A “marolinha” se tornou um tsunami, e o mérito do atual comandante do barco pode vir da experiência e da coragem da tripulação. Mas daí a pensar que o sacrifício deve ser só do cidadão comum é uma rotunda tolice, haja vista serem metaindividuais os interesses, acompanhados do binômio crescimento e desenvolvimento, não sendo permitido esquecer a emblemática relação de consumo, que movimenta a economia e reduz o desemprego.

Em 2010 lembro ter escrito artigo em que dizia: “Em curto prazo estamos tranquilos. Em médio e longo prazo as coisas vão azedar. Não é pessimismo. É evidente que queremos um país vencedor. É óbvio que desejamos prosperar mais que todos os países de Primeiro Mundo (se é que isso é possível). No entanto, negamo-nos a tapar o sol com a peneira. O Brasil enfrentará dificuldades para controlar o seu enorme gasto público, arremessado às alturas com a folha de pagamento inchada pelos gordos salários. O Brasil vai andar na corda bamba quando verificar que sua voraz máquina de arrecadar está sufocando os setores produtivos com uma carga tributária insuportável, enquanto as despesas públicas proliferam, descontroladamente”.

A bolha estatal explodiu, e o governo terá de roer o osso, porque fazer reformas e cortar gasto nem sempre é boa política, muito menos de boa vizinhança. Mas alguém vai ter que fazer, em prol do povo e do país.

Wilson Campos (Advogado/Presidente da Comissão de Defesa da Cidadania e dos Interesses Coletivos da Sociedade, da OAB/MG).

(Este artigo mereceu publicação do jornal O TEMPO, edição de segunda-feira, 2 de setembro de 2019, pág. 19). 

  

Comentários

  1. Milton S. e Cláudia S.5 de setembro de 2019 às 17:31

    Nós gostamos muito dos artigos que o senhor escreve, sempre ponderados e de excelente qualidade, além de muito bem escritos. Concordamos com o senhor porque o osso duro de roer ficou para o governo atual e para o povo, e o ministro terá de trabalhar muito para colocar a economia nos trilhos e o Brasil não virar uma Venezuela. Deus nos livre e guarde. Vamos torcer pelo melhor, como o senhor mesmo disse e para o bem do povo e do Brasil. PARABÉNS DOUTOR WILSON, PELO MAGNÍFICO E INCONTESTÁVEL TEXTO. Abraços dos seus leitores Milton e Cláudia.

    ResponderExcluir
  2. Nilmário J. O. Côrtes6 de setembro de 2019 às 11:18

    Também cocordocom tudo que foi dito. Temos de acreditar nesse governo, porque o PT esteve aí por 13 anos e nada produziu de positivo. O PT é sinônimo de caos, desastre, roubo, desvio, corrupção e desmandos na máquina pública. Êta partidozinho ferrado e cheio de loucos analfabetos. O Brasil precisa encontrar seu rumo e isso pode ser agora, mas se não der certo desta vez, então o povo precisa reaprender a votar, urgentemente e pelo amor de DEUS. Como sempre gostei muito do artigo do nobre advogado Dr. Wilson Campos, exemplar e cheio de brasilidade. Saudações mineiras. Nilmário Côrtes.

    ResponderExcluir
  3. Dr. Wilson,

    Excelente artigo! Parabéns! Adriano Peixoto/Ecoavis.



    ResponderExcluir
  4. Marco Túlio Camargos.6 de setembro de 2019 às 15:19

    PREZADO DR. WILSON
    BOA NOITE
    EU VEJO COM APREENSÃO ESSE GOVERNO.CEM MILHOES DE ELEITORES NÃO VOTARAM NESTE GOVERNO,MAIS 20 MILHOES JÁ SE DESENCANTARAM RAPIDAMENTE SOBRANDO POUCO.
    DO TOTAL DE 147 MILHÕES DE ELEITORES.
    A REFORMA TRABALHISTA DISSERAM QUE AUMENTARIAM OS EMPREGOS.ENGANO.AGORA A REFORMA DA PREVIDENCIA,OU FIM DA PREVIDENCISA,TAMBÉM DISSERAM QUE AUMENTARIAM OS EMPREGOS.OUTRO ENGANO.O PRESIDENTE GROSSEIRO JÁ DESACATOU CHEFES DE ESTADO DO CHILE,FRANÇA,O CANDIDATO QUASE ELEITO DA ARGENTINA,SE CONFUNDIU TODO NO MUNDO ARABE PREJUDICANDO AS EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS.O MINISTRO DA EDUCAÇÃO NÃO SABE ESCREVER.CHEGADO A PRESIDENCIA POR ILUSÃO POPULAR DE UMA LAVAJATO ORCRIM QUE RASGOU A CONSTITUIÇÃO E SELETIVAMENTE ESCOLHENDO SEUS ALGOSES E RETIRANDO FRAUDULENTAMENTE DA ACUSAÇÃO QUEM MERECIA ESTAR PRESO.AS MENSAGENS VERDADEIRAS E ATÉ CONFIRMADA PELO PROPRIO GOVERNO FEDERAL DO THE INTERCEPT BRASIL,COMPROVAM TAL MALANDRAGEM DOS PROCURADORES DA REPUBLICA ENTRE ASPAS,RETIRANDO DA DISPUTA PRESIDENCIAL O LULA CUJAS ACUSAÇOES SOMENTE DE CONVICÇÃO,FERINDO A CONSTITUIÇÃO.A LAVAJATO FOI DESASTROSA POIS DEVERIA MANTER AS EMPRESAS CONSTRUTORAS FUNCIONANDO E SÓ INVESTIGAR CORRUPTOS E CORRUPTORES É ASSIM NO MUNDO INTEIRO,CUJO MINISTRO DA JUSTIÇA SUSPEITÍSSIMO INTEGROU GRUPO DE CORRUPTOS COMO DELTAN,ROBITO,CARLOS FERNANDO,TODO MUNDO OS CONHECE SUAS ILEGALIDADES E SABEM SUAS MANEIRAS ILEGAIS DE ATUAR.
    COMO PAULO GUEDES PODE GERAR A ECONOMIA GERAR EMPREGO DO BRASIL SUSTENTADO PELOS BANCOS E CONSTRUTORAS,AGORA DESATIVADAS NA INFRAESTRUTURA ,ATÉ INDUSTRIA NAVAL PARALIZADA SENDO NUM PASSADO RECENTE AONDE O PAÍS ALCANÇOU ALTOS INDÍCES DE DESENVOLVIMENTO.
    E A PETROBRAS.O MAIOR NEGOCIO DO MUNDO É O PETRÓLEO AS UNIVERSIDADES FEDERAIS A MINGUA RETIRADAS DO ORÇAMENTO,CULTURA EDUCAÇÃO,SEGURANÇA,SAUDE,FARMÁCIA POPULAR, SEM VERBAS.
    Marco Túlio M. Camargos

    ResponderExcluir
  5. Marco Túlio Camargos.6 de setembro de 2019 às 15:21

    boa tarde Dr. Wilson
    realmente nesses 14 anos de administração petista , dormiu no ponto,se errou muito,principalmente nas empresas publicas sem qualquer tipo de fiscalização a corrupçao.o pt deveria nesse período ter investido mais aonde esse atual governo está fazendo pelo menos tirando excesso de credito para as empresas públicas,autarquias,universidades,corrigindo excessos de fraudes no inss,questionando funai,lei rouanet,ministérios ociosos e o país nas administrações anteriores com 77.000 sindicatos,braço politico de corrupçao, sendo que nos estados unidos tem apenas 5 sindicatos, são dados de nós das seguradoras.o pt assim como o psdb acharam que ficariam eternamente no poder então deixaram muitas coisas passarem em branco,fazendo vistas grossas,hoje se vê um psdb a mingua de representantes na camara e no senado e o pt tentando sobreviver. Marco Túlio Camargos.

    ResponderExcluir
  6. Noêmia C. Silvano Brandão6 de setembro de 2019 às 15:30

    Concordo com tudo que foi dito pelo ilustre Dr. Wilson.
    E digo e afirmo que:
    "O PT teve 14 anos para fazer e nada fez.
    As administrações de Lula e Dilma foram desastrosas e serviram apenas para aparelhar o Estado com militantes de esquerda.
    A esquerda em 14 anos de governo, no mínimo, inviabilizou os Correios, a Petrobras e usou o BNDES para sustentar desenvolvimento de países simpatizantes da equivocada administração petista brasileira.
    No mais, basta ver quem está respondendo nos tribunais por locupletação, formação de quadrilha, desvio de dinheiro e enriquecimento ilícito.
    A vez da esquerda passou. A democracia requer alternância.
    Cabe ao povo brasileiro escolher pelo voto e isso está sendo feito.".
    Vale dizer que o PT e o PSDB se equivalem, pois tiveram tudo para mudar esse país para melhor e fizeram essa m... que agora ficou para o governo atual consertar. Ou seja, o PT e o PSDB arrebentaram com o país e agora querem jogar a culpa no pobre do Bolsonaro que não tem nem 9 meses de governo.
    A culpa maior é do PT, partido de desembestados, alienados e extremistas que não gostam do Brasil mas de si mesmos e dessa sigla arrasada. O PT , PSOL, PC do B e outros vermelhos deveriam mudar para Cuba, Venezuela, Bolívia, e ali viverem "felizes" para sempre. Assim feito, o Brasil poderá se aprumar sem esses pessimistas e contrários para atrapalhar o crescimentos e o desenvolvimento do nosso país. Viva o Brasil e viva o belo artigo do Dr. Wilson Campos, como sempre muito correto em tudo que escreve. Cidadania sempre. Noêmia Brandão.

    ResponderExcluir
  7. Dr.Wilson,bom dia. Parabens pelo seu lúcido, honesto e patriótico comentário. Salvador.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas