PERSEGUIÇÃO IMPLACÁVEL EM MIL DIAS DE GOVERNO.

 

Nunca na história do Brasil um presidente da República foi tão implacavelmente perseguido como Jair Bolsonaro. Desde o primeiro dia do seu mandato, as correntes contrárias fecharam o cerco e dificultaram o que prometia ser um bom governo - de soerguimento da economia, de inflexões éticas e morais e de intenso combate à corrupção.

Mas os detratores do país, aliados aos que não sabem perder, logo mostraram as suas garras e deitaram falação sobre liberdade e democracia, sem nem mesmo conhecer o amplo sentido das palavras e sem saber o básico sobre o regime político em que a soberania é exercida pelo povo.

Em mil dias de governo as agressões foram muitas e acintosas, desrespeitosas e inadmissíveis, principalmente em face do chefe de Estado. A verborragia partiu de diversos setores. E, para piorar, a pandemia de Covid-19 surpreendeu o Brasil e o mundo e interrompeu os programas de governo.

O crescimento, o desenvolvimento e a geração de empregos restaram pelo caminho, tamanha a força destruidora do invisível coronavírus. O Brasil ficou perplexo, e o mundo reagiu da mesma forma.

Sem vacina, os tropeços se multiplicaram, e todos ficaram às cegas no ataque à doença, que tirou vidas e fez surgir uma distância enorme entre o equilíbrio e a razão. 

Em diversos países, incluindo alguns bem próximos, a crise é acentuada, do ponto de vista econômico, social ou político. O caos é generalizado, com constantes convulsão interna e migração com destino ao Brasil. Ou seja, as populações de nações vizinhas acreditam na nossa gente e na recuperação do nosso país, mais do que muitos brasileiros desprovidos de patriotismo.     

Em que pesem a indiscrição e o linguajar próprios do presidente Bolsonaro, nem por isso ele deve ser atacado, como vem acontecendo há mais de mil dias. Ora, se um ministro do STF é ofendido ou desacatado, a medida adotada até então é a prisão, mas, se isso acontece com o presidente da República, como de fato tem acontecido por parte de muitos que abusam da calúnia, da injúria e da difamação, os agressores ficam impunes. Eu pergunto: onde foi parar o princípio constitucional da igualdade?

Não há que se fixar perseguição desrespeitosa e implacável contra o presidente e tratamento brando às demais autoridades. A rigor, os Três Poderes são autônomos e independentes, mas isso não quer dizer que um deva ser colocado sob a lente da verdade, e os outros, não. A transparência e a igualdade são requisitos essenciais às instituições, sem quaisquer distinções ou preciosismos. O respeito é uma via de mão dupla.  

Assim, é mais do que chegada a hora de as ameaças darem lugar à sensatez; de a perseguição ceder espaço ao entendimento; de as normas constitucionais serem cumpridas rigorosamente por todos; de se ajudar o Brasil a chegar ao topo da moralidade e do progresso; e de se fazer triunfar a liberdade, a democracia e a soberania popular.

Chega de opróbrios, alogias e estultices, e vamos pensar no Brasil!

Wilson Campos (Advogado/Especialista com atuação nas áreas tributária, trabalhista, cível e ambiental/Presidente da Comissão de defesa da Cidadania e dos Interesses Coletivos da Sociedade, da OAB-MG/Delegado de Prerrogativas da OAB-MG).

(Este artigo mereceu publicação do jornal O TEMPO, edição de quinta-feira, 30 de setembro de 2021, pág. 21). 

Clique aqui e continue lendo sobre temas do Direito e da Justiça, além de outros temas relativos a cidadania, política, meio ambiente e garantias sociais.

 

Comentários

  1. Eu também nunca vi nos meus mais de 60 anos um presidente ser assim tão agredido todo santo dia. Isso é uma vergonha para o nosso povo brasileiro. Bem perto daqui tem países como disse o Dr. Wilson Campos que está exportando seus cidadãos para o Brasil porque aqui essas pessoas ainda tem esperanças e lá não tem mais. Quer saber, eu gostei demais do artigo do mestre Wilson Campos e estou de pleno e total acordo com ele em tudo, aliás como sempre nos seus esmerados artigos no jornal O Tempo na defesa da cidadania do povo honesto e trabalhador. Parabéns meu caro. Abr. Vicente JSR.

    ResponderExcluir
  2. Tânia M. B. de Lacerda30 de setembro de 2021 às 11:37

    O Brasil é um país maravilhoso. O PRESIDENTE BOLSONARO É UM EXCELENTE PRESIDENTE e 100 vezes melhor do que os que já passaram por aqui. Concordo também com o texto do Dr. Wilson e acho que devemos apoiar o presidente em tudo porque ele quer o melhor para o povo e para o Brasil. Maravilha de texto Dr. Wilson. Att: Tânia M.B. de Lacerda.

    ResponderExcluir
  3. Eduardo M. Paranhos F.30 de setembro de 2021 às 14:42

    Na minha humilde opinião de empresário acostumado a carregar nas costas uma infinidade de impostos para pagar todo mês, eu acho que o Bolsonaro está certo e que a esquerda não pode volyar nuncamais ao poder porque estão carregando no colo os vermelhos da China e isso é perigoso para nossa democracia. Lá na China não temdemocracia, na Venezuela não tem, emCuba não tem e são esses que estão de braços dados com os perdedores indignados. Vamos reeleger Bolsonarto em2022 e ele vai governar mais tranquilo, sem pandemia e sem excp´loração de governadortes da esqwuerda derrotada para atrapalhar. Vamos mkudar esse nosso país para melhor como sempre cobra e pede o Dr. Wilson Campos nossobravo advogado. Parabéns meu dileto doutor advogado. Abração. Eduardo M. Paranhos F.

    ResponderExcluir
  4. Paschoal L. S. V. Pessoa30 de setembro de 2021 às 14:46

    Como diz o ditado - eu assino embaixo e mando autenticar no cartório porque concordo com tudo que foi dito e escrito no excelente artigo do Dr. ?Wilson. At. Paschoal Pessoa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esperemos com fé nas próximas ações do presidente. Ele tem o povo a seu lado.
      Parabéns BB pé lá a lisura do artigo.

      Excluir
  5. Camila R. T. S. Pimenta30 de setembro de 2021 às 16:04

    Muitas pessoas estão dizendo que se não fosse a pandemia do coronavirus o governo dopresidente Jair Bolsonaro estaria de vento em popa, com sucesso total, com emprego para todos, sem inflação e sem essa corja de malucos querendo atrapalhar, porque o serviço estaria sendo feito como está apesar das dificuldades que o Brasil e o mundo inteiro enfrenta com essa doença terrível da Covid chinesa. O Dr. Wilson Campos brilhou mais uma vez e tiro o meu chapéu de fazendeira e produtora de alimentos para ele. Excelente meu caro advogado da OAB MINAS que muito nos ensina com seus artigos maravilhosos e cheios de patriotismo e respeito pelo povo brasileiro. Muito bom é pouco porque está excelente como sempre. Gratidão de Camila R.T.S.Pimenta. - MG.

    ResponderExcluir
  6. Isso mesmo e vamos deixar o homem trabalhar e com respeito ao presidente. Chega de tudo que o Dr Wilson Campos falou no final do artigo. Pedro Paulo.

    ResponderExcluir
  7. Quando o sujeito é corrupto a imprensa apoia e bate palma mas quando é honesto e acaba com a farra com dinheiro público sofre e paga caro. Hipócritas que traem o presidente e o país. Valeu muito Dr Wilson pelo artigo patriota e de respeito. Abr. Massimo De Pinho.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas