BELO HORIZONTE MERECIA MELHOR SORTE.

 

Para quem mora, trabalha e vive há 40 anos em Belo Horizonte, falar dos seus pontos negativos é sempre desconfortável, haja vista o grande apreço e a eterna admiração pela cidade.

Sinceramente, BH merecia melhor sorte, mas o maior erro foi a reeleição do atual prefeito, que mantém a mesma equipe da gestão anterior e o mesmo desânimo para administrar, e o resultado é uma cidade sem harmonia, mal cuidada, com lixo acumulado, mato nos canteiros centrais, péssima iluminação noturna, calçadas irregulares, além de empresas falidas e lojas fechadas em razão do "fique em casa". E os maiores de todos os problemas, que são: pessoas em situação de rua, enchentes e inundações, trânsito caótico, transporte coletivo ruim, violência e insegurança nas ruas.

De fato, os maiores problemas sociais que ficaram bem mais visíveis durante a pandemia são as condições subumanas das pessoas em situação de rua. O aumento da população carente, principalmente na região central da capital mineira, duplicou nos anos de 2019, 2020 e 2021, e hoje o número total está em torno de 9.000 (nove mil) moradores de rua na cidade. O problema é muito grave, mas a administração municipal não tem demonstrado competência para solucionar.

Outro dilema terrível são as enchentes, que já se tornaram repetitivas, ano após ano, sem nenhuma medida efetiva para evitar o colapso urbano de várias vias principais. Basta chover um pouco mais forte para que a cidade fique tomada de inundações por toda parte, congestionamentos quilométricos de veículos, árvores caindo, rios transbordando, deslizamentos ocorrendo em áreas habitacionais, e outras tragédias que poderiam ser evitadas, mas que a fraca gestão municipal não dá conta de resolver.

O trânsito caótico de BH é diário. Em todos os dias da semana o trânsito é ruim, e dependendo de onde o cidadão more e trabalhe, pode ser que ele fique algumas horas preso nos engarrafamentos. Isso, considerando apenas o deslocamento casa-trabalho e trabalho-casa. Ou seja, a situação é péssima e tende a piorar, uma vez que a empresa municipal encarregada da mobilidade urbana não presta serviço adequado à população.

Se, como visto, o trânsito em geral é muito ruim, a situação do transporte público ou transporte coletivo em BH é ainda pior. Os ônibus não têm conforto e apresentam vários aspectos censuráveis. Estão sempre lotados e demoram a passar. O metrô, por sua vez, tem apenas uma linha com algumas paradas no trajeto, e se o usuário não mora perto de uma dessas paradas e estuda ou trabalha em outra, e ainda precisa andar para chegar ao seu destino, este meio de transporte não é de grande serventia. Ou seja, em suma, o transporte coletivo, seja ônibus ou metrô, vai de ruim a péssimo, além de pecar quanto à limpeza, lotação, rapidez, segurança e preço. 

A criminalidade tem apresentado índices alarmantes nos últimos tempos. O centro da cidade é perigoso, muito em razão da impunidade, da ausência da guarda municipal e do insuficiente número de policiais militares para coibir atos violentos contra a pessoa e o patrimônio. Nos bairros não é muito diferente, haja vista a mesma deficiência da prestação de serviço de segurança pública nesse quesito da violência contra o cidadão.

Para não passar em branco, cumpre destacar a precariedade dos serviços na área da saúde, com filas nos hospitais, nos postos de saúde e nas unidades de pronto atendimento, com ou sem pandemia, gerando reclamações generalizadas dos profissionais, dos pacientes e dos demais membros da sociedade; e na área da educação cumpre destacar o atraso exagerado no retorno às aulas presenciais, apesar do controle da pandemia, causando prejuízos aos alunos e provocando protestos dos pais.

Também vale registrar os problemas graves de descuido com as praças, parques e áreas verdes, com destaque para o desleixo com a lagoa da Pampulha, um dos principais cartões postais da capital, patrimônio da humanidade, com atrações turísticas no seu entorno, mas com terrível mau cheiro pelo esgoto que recebe. Ou seja, de nada serve a beleza da lagoa e os atrativos da região da Pampulha se o cheiro desagradável expulsa turistas e visitantes. 

Para finalizar, confesso que sou fã incondicional de BH, mas seus pontos negativos precisam ser mostrados para que providências sejam tomadas pelo poder público. A cidade não pode ficar a mercê de administrações e gestões públicas incompetentes, como tem ocorrido nos últimos 20 anos. Porém, trata-se, com certeza, de uma bela cidade, que tem incontáveis valores, graças à simpatia e à empatia dos seus mais de dois milhões de habitantes.

Enfim, BH merecia melhor sorte, e, portanto, diante do cenário atual, convido a todos para somarmos esforços para que a cidade se torne bela, limpa, iluminada, humana, inclusiva, e volte a ser a querida Cidade Jardim de outrora. Vamos contribuir para que isso aconteça o mais breve possível.

Wilson Campos (Advogado/Presidente da Comissão de Defesa da Cidadania e dos Interesses Coletivos da Sociedade, da OAB-MG/Delegado de Prerrogativas da OAB-MG/Especialista com atuação nas áreas de Direito Tributário, Trabalhista, Cível e Ambiental/Pesquisador e militante jurídico da área do Direito Ambiental/Advogado titular do Escritório Jurídico WILSON CAMPOS Advocacia e Consultoria Jurídica).

Clique aqui e continue lendo sobre temas do Direito e da Justiça, além de outros temas relativos a cidadania, política, meio ambiente e garantias sociais.

 

Comentários

  1. Eu tô de acordo com o senhor dr. Wilson e estou disposta a ajudar como sempre para BH voltar a ser uma cidade bonita e acolhedora como era muitos anos atrás e como meus avós contam que era. Uma beleza de cidade. Hoje é isso aí que o senhor disse no seu belo artigo. Parabéns dr. Wilson pela defesa da nossa querida BH. Gratidão. Eu -Mariana Cantagalo,

    ResponderExcluir
  2. Temos de mostrar os erros da prefeitura sim porque senão a cidade fica um lixão a céu aberto. Precisamos alertar para limpeza das ruas, enchentes, violência, mato, vandalismo, pichações, ..., e denunciar essa guarda municipal e essa BHTrans que não fazem nada e só serve para cabide de emprego da turma do prefeito e seus aspones. Do Pimentel para cá a cidade só caiu caiu e virou isso aí, com moradores de rua pra todo lado e nas portas das lojas, das lanchonetes, dos restaurantes, das farmácias e ninguém faz nada por esse pessoal e a prefeitura vai deixando aumentar ainda mais o numero que já está em 9.000 moradores de rua. Muito bom o artigo Dr. Wilson Campos e parabéns por mostrar a realidade da cidade e eu digo que esse prefeito é muito ruim de serviço e ainda quer ser governador de MG se ele não consegue nem ser prefeito de uma cidade, como cuidar de centenas de municípios mineiros??? Hein??? Saudações doutor. Seu discípulo Silvio Lamego.

    ResponderExcluir
  3. Dr. Wilson eu participo de uma associação de moradores e vejo o tanto que o senhor luta pela nossa BH mas os político não tão nem aí, e entra e sai prefeito e continua a mesma ou pior. O povo de BH deveria cobrar mais e exigir uma cidade mais decente para morar e que esses órgão municipal funcione porque são mesmo cabide de emprego da turma do prefeito e dos partidos que apoiam ele. Meus parabéns doutor Wilson Campos e vamos junto nessa luta por BH. José Mauro .

    ResponderExcluir
  4. Selme P. Araújo Neto29 de janeiro de 2022 às 01:41

    Realmente ... se não resolver os problemas graves dos moradores de rua, da violência, da iluminação noturna, etc, a cidade vai ficar cada vez mais difícil de aqui viver. Eu amo BH tanto quanto o Dr Wilson Campos mas não suporto essa bagunça que reina nessa cidade nos últimos anos. Coisa de louco
    Fica aqui meu fraterno abraço pra Dr Wilson. E melhor sorte BH...
    Selme P. Araújo...

    ResponderExcluir
  5. BELO HORIZONTE,NUNCA ESTEVE TÃO SUJA COMO AGORA,AS PRACINHAS RECUPERADAS VIRARAM DEPÓSITO DE LIXO,OS CAMINHÕES DE LIXO PASSAM MAS NÃO RECOLHEM O LIXO EM TÔRNO DAS PRACINHAS,AQUELE CENTRO DE B.H NA ESQUINA DE CURITIBA COM TUPINAMBÁS É UM CHEIRO DE ESGOTO INSUPORTÁVEL,AINDA BEM QUE NÃO TEREMOS CARNAVAL ESSEANO EM B.H E ESPERO QUE NUNCA MAIS TENHA,TRAZENDO UMA DOENÇADA PARA A POPULAÇÃO, COMO FOI EM 2020,O TRANSITO NEM SE FALA DE DESORGANIZAÇÃO,RUAS SEM SAÍDA,TRANSITO RETRAÇADO EM OUTRAS VIAS QUE SÓ CONFUNDE O MOTORISTA A POPULAÇÃO DESEDUCADA VÊ O AUMENTO DE CONSUMO DE DROGAS E BEBIDAS ALCOOLICAS,E O SOM ALTO EM DECIBEIS ELEVADÍSSIMOS NOS CARROS E NOS BARES. . O ATUAL PREFEITO DEVE SAIR EM BREVE PARA COMCORRER AO GOVERNO DO ESTADO,SÓ NA PRÓXIMA ELEIÇÃO PARA O EXECUTIVO MUNICIPAL É QUE TEREMOS UMA MUDANÇA ADMINISTRATIVA E A CIDADFE ELEGER UM OUTRO PREFEITO,QUE VENHA A TRAZER UMA MUDANÇA EM TODOS OS SENTIDOS EM NOSSA CAPITAL.NOSSA CAPITAL

    ResponderExcluir
  6. Excelente texto e absolutamente verdadeiro.
    Faço a mesma leitura. O grande problema é que votamos em políticos que só entendem de "fazer política".

    Gestão, investimentos, resultados, foco, definir prioridades, sempre em função do interesse público, é o que faltou nos últimos administradores da cidade.

    Pimenta da Veiga
    Eduardo Azeredo
    Patrus Ananias - esse foi o melhorzinho
    Célio de Castro
    Fernando Pimentel
    Márcio Lacerda - avançou um pouco na mobilidade e numa gestão mais técnica, porém encontrou muita resistência dentro e fora da prefeitura
    Alexandre Kalil - zero à esquerda, controlado por secretária e atolado no próprio ego narcisista e completamente fora da realidade. Desfez o que foi construído por seu antecessor.

    Enfim, nós, cidadãos, devemos eleger gestores que estejam políticos. "A coisa pública" não é a "casa da mãe Joana". Cada real investido tem que dar retorno aos cidadãos. A cada real gasto, o prefeito deve se explicar.

    Capacidade de gestão e de diálogo produtivo com a câmara municipal e a sociedade, através dos diversos institutos de representação da sociedade.

    ResponderExcluir
  7. BH merece mais cuidado. A cidade está abandonada e cheia de problemas que acumulam dia a dia. Uma vergonha uma cidade antes tão bonita e festiva e colorida estar hoje assim entregue ao abandono por culpa e inoperância do poder público municipal. Vergonha mesmo e precisa melhorar urgente. Parabéns pelo artigo dr. Wilson. Att: Letícia Camargos.

    ResponderExcluir
  8. Nossa BH está muito deixada de lado pelo prefeito atual que só sabe falar do fica em casa. A cidade está muito feia e suja. Eu faço minha parte mas os tais gestores são péssimos.
    Dr Wilson Campos parabéns pelo seu trabalho. Abr. Marlene Vieira.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas