FERROVIAS, MARCO LEGAL E O BRASIL DE NOVO NOS TRILHOS.

 

Em que pese o negativismo dos derrotistas de plantão, o Brasil caminha rumo ao progresso, ao desenvolvimento, ao crescimento e aos trilhos, esperançosamente.  

O presidente Jair Bolsonaro sancionou na quinta-feira, 23 de dezembro de 2021, a lei que institui o NOVO MARCO LEGAL DO TRANSPORTE FERROVIÁRIO.

O Ministério da Infraestrutura espera que o modal ferroviário passe dos atuais 20% da matriz de transportes de carga para 45% a partir de 2035. A maior parte desse aumento viria das ferrovias construídas por autorização. O governo já recebeu 47 pedidos da iniciativa privada para construir nessa modalidade, sem necessidade de leilão.

Segundo noticiado, a proposta permite que essas obras sejam construídas no modelo de autorização - sem a necessidade de leilão.

Segundo estimou o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, o Marco Legal das Ferrovias pode reduzir o valor do frete às empresas em até 40%. O objetivo do projeto é tornar o investimento no setor ferroviário mais atraente para as empresas privadas. “Estimamos uma economia de frete que pode alcançar entre 30% e 40% daquilo que nós temos hoje. Esse acréscimo de oferta de transporte ferroviário com a capacidade que ele nos disponibiliza deve trazer competição importante para o setor de transporte, aumentando nossa eficiência e proporcionando essa redução de frete”, diz o ministro.

A redução do preço do frete também deve refletir na competitividade do Brasil frente a outros países. “Com mais oferta ferroviária, o Brasil vai se tornar um país extremamente competitivo. A gente vai conseguir transportar carga, por exemplo, para Ásia a preços mais baixos que os produtores americanos sem sombra de dúvida”, continua o ministro.

Ainda segundo o ministro Tarcísio, o governo espera que a nova lei abra espaço para uma “grande revolução ferroviária” no país, que, tradicionalmente, investe mais em rodovias. Nesse processo, o governo espera investimentos que podem alcançar R$ 80 bilhões, ou mais.

“Os primeiros dias de medida provisória vigente (MP 1.065)  já tornou possíveis as autorizações e mostram o acerto da medida e quanto é importante caminharmos nessa direção. Foram 19 pedidos de autorização ferroviária a vários segmentos. Mais de 10 estados da federação estão sendo contemplados”, assegura o ministro.

Tarcísio destacou também o benefício que as novas regras podem trazer para o transporte de passageiros no país. “Muitas vezes, o trem de passageiro não se viabiliza pela rigidez da regulação, pela incapacidade de auferir receitas acessórias. Nesse sentido, a autorização promove um sistema regulatório mais leve, com uma característica mais privada, que pode gerar mais receitas a empresas de outras formas”, aduz o ministro.

O Ministério da Infraestrutura já assinou autorização para que seis grupos empresariais possam iniciar a construção de 9 (nove) ferrovias no país. A medida faz parte do Programa Pro Trilhos, que visa ampliar a malha ferroviária nacional, a partir de investimentos privados.

Mediante a assinatura, as empresas devem investir cerca de R$ 50 bilhões e agregar 3,5 mil quilômetros à malha brasileira. As ferrovias estão localizadas nos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Paraná, Maranhão, Minas Gerais, Espírito Santo, Piauí e Pernambuco. 

As ferrovias, o Marco Legal e o Brasil de novo nos trilhos são eventos que merecem comemoração, uma vez que representam investimentos, geração de empregos e economia no transporte de produtos de várias espécies, além do transporte de passageiros, dentre outros benefícios para o povo e o país.

Vale recordar o que está registrado na história, que a construção das primeiras ferrovias, no período imperial, teve como objetivo integrar regiões e escoar a produção do interior até os mercados consumidores e os portos. Entre 1930 e 1960, os presidentes Getúlio Vargas (1882-1954) e Juscelino Kubitschek (1902-1976) focaram os investimentos nas rodovias e no setor automobilístico, estratégia que se mantém até hoje. Porém, mesmo sendo rápido, econômico e pouco poluente, o transporte ferroviário não vem sendo priorizado, embora as poucas ferrovias ainda em atividade tenham grande relevância no país, principalmente no transporte de cargas.

O tema “ferrovias” tem despertado o interesse de vários setores, e tudo indica que o retorno delas aos trilhos representa um grande feito do governo Bolsonaro. Vejamos, portanto, a relação dos 59 locais dos projetos e das empresas responsáveis pelos 64 requerimentos feitos até agora, dos quais 9 já tiveram seus contratos assinados:

São Mateus (ES) a Ipatinga (MG) – empresa solicitante: Petrocity; Lucas do Rio Verde (MT) a Água Boa (MT) – VLI, Rumo e RAIL-IN Engenharia Eirelli; Uberlândia (MG) a Chaveslândia (MG) – VLI, Rumo e Garin Infraestrutura, Assessoria e Participações; Porto Franco (MA) a Balsas (MA) – VLI; Cubatão (SP) a Santos (SP) – VLI; Maracaju (MS) a Dourados (MS) – Ferroeste; Guarapuava (PR) a Paranaguá (PR) – Ferroeste; Cascavel (PR) a Chapecó (SC) – Ferroeste; Alcântara (MA) a Açailândia (MA) – Grão Pará; Suape (PE) a Curral Novo (PI) – Planalto Piauí Participações; Terminal Intermodal em Santo André (SP), Fazenda Campo Grande; Presidente Kennedy (ES) a Conceição do Mato Dentro (MG) e Sete Lagoas (MG) – Macro Desenvolvimento Ltda; Barra de São Francisco (ES) a Brasília (DF) – Petrocity; Santos (SP) a Cubatão (SP) e Guarujá (SP) – Rumo; Lençóis Paulistas (SP) – Bracell; Lençóis Paulistas (SP) a Pederneiras (SP) – Bracell; Colatina (ES) a Linhares (ES) – Morro do Pilar Minerais S.A; Abaíra (BA) a Brumado (BA) – Brazil Iron Mineração Ltda; Campos Verdes (GO) a Unaí (MG) – Petrocity; Açailândia (MA) a Barcarena (PA) – Minerva; Três Lagoas (MS) a Aparecida do Taboado (MS) – Eldorado Brasil Celulose S.A; Lucas do Rio Verde-MT a Sinop-MT – Trecho solicitado pelas empresas Zion Real Estate e Garin Infraestrutura, Assessoria e Participações Ltda; Sete Lagoas (MG) a Anápolis (GO) – Macro Desenvolvimento Ltda; São Brás do Suaçuí (MG) – Cedro Participações; Porto de Santos (SP) – Ultracargo Logística S.A; Barcarena (PA) a Santana do Araguaia, com conexão em Rondon do Pará (PA) e Açailândia (MA) – 3G Empreendimentos e Logística S.A; Morro do Pilar (MG) a Nova Era (MG) – Morro do Pilar S.A; Caravelas (BA) a Araçuaí (MG), com ramal até Teixeira de Freitas (BA) e Mucuri (BA) – MTC (Multimodal Caravelas); Três Lagoas (MS) a Panorama (SP) – MRS; Unaí (MG) a Pirapora (MG) – MRS; Varginha (MG) a Andrelândia (MG) – MRS; Ouro Preto (MG) a Conceição do Mato Dentro (MG) – MRS; Rio Acima (MG) a Belo Horizonte (MG) – MRS; Santa Vitória (MG) a Uberlândia (MG) – RAIL-IN Engenharia Eirelli; Santa Rita do Trivelato a Sinop (MT) – Rumo; Figueirópolis (TO) a Barreiras (BA) – Rumo; Nova Mutum (MT) a Campo Novo dos Parecis (MT) – Rumo; Bom Jesus do Araguaia (MT) a Água Boa (MT) – Rumo; Ribeirão do Cascalheira (MT) a Figueirópolis (TO) – Rumo; Boa Vista (RR) a Bonfim (RR) – Enefer Consultoria Projetos Ltda; Primavera do Leste (MT) a Ribeirão Cascalheira (MT) – Rumo; Corumbá de Goiás (GO) a Anápolis (GO) – Petrocity; São Luís (MA) – TUP Porto São Luís S.A; Três Lagoas (MS) – Suzano S.A; São Luís (MA) – Suzano S.A; Três Lagoas (MS) a Aparecida do Taboado (MS) – Suzano S.A; Ribas do Rio Pardo (MS) a Inocência (MS) – Suzano S.A; Novo Paraná (PA) a Miritituba (PA) – Zion Real Estate LTDA; Moraes Almeida (PA) a Novo Paraná (PA) - Zion Real Estate LTDA; Sinop (MT) a Moraes Almeida (PA) – Zion Real Estate LTDA; Mariana (MG) a Ouro Preto (MG) – Vale; São Francisco do Brejão (MA) a Barcarena (PA) – Vale; Curionópolis (PA) a Canaã dos Carajás (PA) – Vale; Conceição do Mato Dentro (MG) a Itabira (MG) – Vale; Marabá (PA) a Parauapebas (PA) – Vale; Caeté (MG) – Vale; Curionópolis (PA) – Vale; Ouro Branco (MG) a Congonhas (MG) – MMLOG LTDA.

COMO VISTO, a lista é bastante significativa, e segundo o Ministério da Infraestrutura, todos os pedidos feitos pela iniciativa privada obedecem ao mesmo rito, que abrange conferência de documentação pela Secretaria Nacional de Transportes Terrestres e análise do projeto pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres). A agência verifica se o projeto proposto converge com a rede nacional de ferrovias e se atende às diretrizes da política nacional de transportes.

Vale a pena repetir que o presidente Jair Bolsonaro sancionou, com vetos, o Novo Marco Legal do Transporte Ferroviário. A Lei 14.273/2021, publicada no Diário Oficial da União de quinta-feira (23/12/2021), busca facilitar investimentos privados na construção de ferrovias, no aproveitamento de trechos ociosos e na prestação do serviço de transporte ferroviário. O texto, que teve origem no Projeto de Lei 3.754/2021, aprovado pelo Congresso Nacional, permitirá a construção de ferrovias por autorização, como ocorre na exploração de infraestrutura em setores como telecomunicações, energia elétrica e portuário. Também poderá ser autorizada a exploração de trechos não implantados, ociosos ou em processo de devolução ou desativação.

Cumpre esclarecer que a Lei das Ferrovias também facilitará a devolução de trechos que não sejam de interesse do concessionário para que possam ser repassados a terceiros interessados em obter autorização para exploração do serviço.

E vale notar que, de acordo com o relator do projeto na Câmara, deputado Zé Vitor (PL-MG), o sistema de autorizações é menos burocrático e vai permitir o aumento da oferta de ferrovias e novos investimentos em infraestrutura, que podem chegar a R$ 100 bilhões.

Quanto aos vetos, o presidente Jair Bolsonaro vetou exigências documentais reputadas como não essenciais à obtenção das autorizações e vetou dispositivo que estabelecia preferência para as atuais concessionárias na obtenção de autorizações em sua área de influência.

“O tratamento diferenciado para as atuais operadoras dificultaria a entrada de novos prestadores e, por consequência, reduziria a concorrência no setor. Além disso, essa regra representaria ofensa à isonomia entre os atuais concessionários e potenciais novos entrantes no mercado”, justificou o presidente.

PORTANTO, a reativação do modal de transporte ferroviário e a efetivação das ferrovias nos trechos retrocitados despertarão mais investimentos diretos e novas iniciativas privadas paralelas em favor da prosperidade dos Municípios, dos Estados e da União. Ganha a população brasileira e ganha o Brasil! Isso é gestão! Isso é pensar o país!

Fontes: Agências de Notícias do Senado e da Câmara; imprensa nacional; Lei 14.273/2021; PL 3.754/2021.

Wilson Campos (Advogado/Presidente da Comissão de Defesa da Cidadania e dos Interesses Coletivos da Sociedade, da OAB-MG/Delegado de Prerrogativas da OAB-MG/Especialista com atuação nas áreas de Direito Tributário, Trabalhista, Cível e Ambiental/Pesquisador e militante jurídico da área do Direito Ambiental/Advogado titular do Escritório Jurídico WILSON CAMPOS Advocacia e Consultoria Jurídica).

Clique aqui e continue lendo sobre temas do Direito e da Justiça, além de outros temas relativos a cidadania, política, meio ambiente e garantias sociais.

 




Comentários

  1. Isso é mesmo gestão e Bolsonaro em 2022 com mais de 70* dos votos dos brasileiros que amam e respeitam a família e o Brasil. Ordem e Progresso! É isso aí meu honrado Dr. Wilson Campos, as notícias boas devem ser repassadas e vamos compartilhar seu artigo até ele chegar aos brasileiros e brasileiras de verdade e de coração de todo o BRASIL. Parabéns. Sou Ephifânio Visconde.

    ResponderExcluir
  2. Celso Valentino R. Cunha27 de dezembro de 2021 às 16:18

    O texto informa e a boa imprensa também, que as ferrovias serão o maior trunfo do transporte e vai baratear o frete e pode facilitar o transporte de passageiros na medida do avanço da ideia da renovação das ferrovias no país. Para nós mineiros vai ser uma mão na roda porque tem vários pontos mineiros sendo prestigiados pelos investidores e pelo governo Bolsonaro. É MG na frente e na mesma direção do progresso. Vamos todos juntos, os bons, os verdadeiros que acreditam no país e no povo brasileiro. Meus efusivos cumprimentos dr. Wilson pelos textos cheios de coragem brasileira de qua precisamos tanto e vamos junto nessa defesa da nossa pátria querida. Brasil 100% honesto e trabalhador é nossa esperança de muito tempo. Abr. doutor. Celso V.R. Cunha.

    ResponderExcluir
  3. Como dizem por aí...enquanto os cães ladram a caravana do progresso passa.
    E desse jeito simples de ser o nosso presidente Jair Messias Bolsonaro vai administrando o Brasil com sucesso apesar dos milhares de cães raivosos da esquerda perdedora e da imprensa e televisão perseguidoras do trabalho do governo. Os inimigos torcem pelo pior e nós torcemos pelo melhor para nosso povo e nosso Brasil. Agora são as ferrovias, as estradas, as vacinas, os auxílios de emergência, e tudo mais de trabalho feito. Depois vem a nova vitória nas urnas porque o povo brasileiro não vai deixar os corruptos e preguiçosos vencerem de novo de jeito nenhum e nem que a vaca tussa. Dr. Wilson Campos minha gratidão por mais este artigo que enche a gente de esperança de que o nosso Brasil vai dar certo sim. Vamos com fé. Att: Vanuza Elizabeth.

    ResponderExcluir
  4. Excelente notícia.
    Em reunião do conselho municipal de política urbana, Belo Horizonte, ano passado, quando da aprovação do Marco Regulatório do Saneamento, ouvi várias críticas ao marco Regulatório, bem como que era um absurdo, empresários, ganharem dinheiro com esgoto. A obrigação é do estado.

    Obviamente, soltei o verbo e não gostaram do que ouviram.

    ResponderExcluir
  5. A esquerda ficou 16 anos no governo e fez o que fez usando de corrupção e roubo de todo tipo. A direita agora está aí consertando os erros e tapando os buracos dos roubos do mensalão e dos escândalos que deixaram. Não tenho mais o que dizer porque a esquerda não faz nada e quando a direita faz acha que está ruim. Deus nos livre da esquerda que está acabando com os países vizinhos e matando de fome a população como é o caso da comunista Venezuela e a pobreza estampada daArgentina, de Cuba, do Equador e de outros países que erraram feio na hora de eleger o governo. Deus nos livre da esquerda gente. Gratidão Dr. Wilson Campos e parabéns pelo seu trabalho de Cidadania que vejo por aí em BH e GRande BH. Abrs. Helena Peçanha.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas