ALIENAÇÃO PARENTAL PODE CAUSAR A PERDA DA GUARDA DOS FILHOS.

O destrutivo meio de arranhar a imagem um do outro, entre pai e mãe, quando se separam, causa males terríveis aos filhos, que têm de conviver com a mãe falando mal do pai e vice-versa.

Como a guarda do filho de pais separados geralmente é da mãe, esta ao denegrir a figura do pai, pode incutir um sentimento de ódio e afastamento gradativo do filho. Por outro lado, da mesma forma em assim procedendo o pai, pode causar o distanciamento do filho com a mãe.

CUIDADO! Estas atitudes podem ser punidas com a perda da guarda do filho, conforme projeto de lei aprovado ontem na Comissão de Seguridade Social e Família, devendo ser enviado agora à Comissão de Constituição e Justiça e, posteriormente, será destinado ao Senado Federal.

A alienação parental é uma forma de sofrimento enfrentada pelas crianças de pais separados que vivem se acusando, difamando, desmerecendo e colocando em processo de rejeição os próprios filhos.

O chamado alienador é aquele que detém a guarda dos filhos e a este cabe evitar a degradação da imagem do outro, mesmo que por motivos particulares, eliminando com isto a provável perda da guarda da criança.

O ato de desconstruir a imagem um do outro, praticado por pai ou mãe, de forma sistemática, além de poder causar a perda da guarda do filho, impõe pânico, depressão e falta de amor na criança, que passa a viver sem um referencial, tamanha sua intranquilidade e insegurança.

O projeto de lei tão logo aprovado nas casas legislativas e em merecendo a sanção do Presidente da República, poderá ser um limitador de atitudes impensadas que na maioria das vêzes traz desarmonia e ódio nos lares das famílias brasileiras separadas.

Alguns pais separados que enfrentaram a situação incômoda da alienação parental, participaram da elaboração deste projeto de autoria do deputado Regis Oliveira (PSC-SP).

Da forma como está apresentado, este projeto, em se tornando lei, poderá ser um sinal vermelho para as agressões e ataques à imagem praticados entre pai e mãe.

COMPARTILHAR a guarda dos filhos é uma excelente maneira de se EVITAR A ALIENAÇÃO PARENTAL.

Comentários

  1. Eu acho que a partir do momento em que os pais decidem pela separacao, deveriam agir como adultos sensatos, respeitando a pessoa que um dia amou (ou ama)independente do motivo que causou a desuniao.E uma atitude dificil, porque as vezes a magoa, o rancor, a raiva tomam conta,mas a crianca nao deve nunca ter que passar por situacao tao desagradavel. Tenho tambem que admitir que em certos casos a separacao e benefica aos filhos, principalmente se a relacao dos pais nao tem mais brilho, confianca, respeito, amor... uma casa triste cria um coracao triste. Portanto, minha gente, se houver separacao vamos deixar nossos filhos fora de qualquer comentario. Os filhos amam o pai e a mae. (incondicionalmente)

    ResponderExcluir
  2. Mais na maioria dos casos não é assim que funciona. A situação se caracteriza quando, a qualquer preço, o genitor guardião que quer se vingar do ex cônjuge, através da condição de superioridade que detêm, tentado fazer com que o outro progenitor ou se dobre as suas vontades, ou então se afaste dos filhos.
    Estamos vivenciando isto ha uns 7 anos. Meu marido separado do primeiro casamento não pode ver e nem sair com sua filha. A visita deve ser feita dentro do horario estipulado pelo juiz, sendo assim se ele quiser mudar alguma coisa sobre a visita ele tem que acionar um advogado. Enfim não tem acordo com a parte materna.

    ResponderExcluir
  3. Boa Noite Senhores!!!
    Tenho acompanhado esses debates, e observo que muito se fala sobre "quem detem a guarda" a este se dará a nomenclatura jurídica como " O chamado alienador". Entendo que, muita cautela deve ser tomada nesta hora, visto que, o outro lado da moeda pode estar escondido, se não vejamos: CASO UM PAI CUJO OBJETIVO É TRABAÇLHAR PARA QUE A GENITORA VENHA PERDER A GUARDA, PARA TÃO SOMENTE EVITAR O PAGAMENTO DA PENSÃO, esse proceder também pode ser levado em conta? Haja vista que, o numero de pais que mantém uma relação com o ex consorte um tanto conturbada,é NECESSÁRIO averiguar bem o que DE FATO está acontecendo para então tomar posturas de alto desgaste tanto para o menor como para os ex conjuges.

    Boa noite a todos!

    ResponderExcluir
  4. BOM DIA!!
    NO MEU CASO,EU ESTAVA COM A GUARDA COMPARTILHADA,PAGANDO MAIS PENSÃO DO QUE ESTAVA DO QUE ESTAVA ESCRITO NO PROCESSO,TUDO MARCHAVA SOBRE RODAS ATÉ QUE UM DIA DEPOIS DO MEU FILHO PASSAR 10 DIAS COMIGO A PEDIDO DA MÃE POIS ELA FOI DE VIAJE,QUANDO VOLTOU PASSOU A BUSCAR O MEU FILHO NA MINHA CASA,TUDO BEM,ISSO FOI NO DOMINGO Á NOITE,NA QUARTA FEIRA FUI BUSCAR O MEU FILHO COMO ESTAVA COMBINADO,QUAL FOI A MINHA SURPRESA QUE O MEU FILHO TINHA MEDO DE MIM!! E CLARO A MÃE SE RECUSOU EM ENTREGAR-ME O MEU FILHO,E AINDA O AVÔ AINDA INSINUOU QUE EU FIZ ALGO AO MEU FILHO,COMO EU NEM IMAGINAVA O QUE ESTAVA POR CHEGAR FALEI QUE NO DOMINGO SEGUINTE EU IRIA A BUSCAR O MEU FILHO,QUAL NÃO FOI A MINHA SURPRESA QUANDO A MÃE DO MEU FILHO FALOU-ME QUE HAVIA APRESENTADO UM BOLETIM CONTRA MIM MAS SEM ESPECIFICAR O PORQUE!EU SÓ LE RESPONDI QUE ESPERAVA QUE NÃO MANIPULA-SE A MENTE DO MEU FILHO,ELA RESPONDEU-ME QUE NÃO ME TINHA MEDO,NA SEGUNDA FEIRA ME DIRIGI AO CONSELHO TUTELAR PARA SABER EM QUE CONSISTIA O BO,ME INFORMARÃO QUE ERA POR SUSPEITA DE ABUSO SEXUAL,DEPOIS DE TER TODAS AS PROVAS DO IML ENTREI COM O PROCESSO PARA A REVERSÃO DE GUARDA E PEDI A GUARDA PRELIMINAR,TUDO COMEÇOU EM OUTUBRO 2008 EM FEVEREIRO 2009 A GUARDA PRELIMINAR ME FOI NEGADA,ENTÃO TOMEI A DECISÃO DE NÃO PAGAR MAIS PENSÃO E ATÉ HOJE 08-06-2011 ESTOU SEM VER O MEU FILHO,TODOS QUEREM QUE EU FAÇA ACORDO,PRA EU VER O MEU FILHO MONITORADO POR A MÃO OU POR A AVÓ E EU CADA DIA ANDO MAIS REVOLTADO ATÉ AS PSICÓLOGAS ME FALARÃO QUE EU PODIA IR PRESO POR NÃO PAGAR A PENSÃO NO EU RESPONDI QUE EU ESTAVA DESEJANDO IR PRESO POIS UMA VEZ QUE EU PERDE-SE TUDO INDO NA PRISÃO QUANDO EU SAÍ-SE JÁ NÃO TERIA NADA A PERDER E MATARIA TODA A FAMILIA QUE ME HAVIA ALIENADO,AS PSICÓLOGAS FIZERÃO CONSTÂNCIA NO LAUDO DO QUE EU FALEI E EU ESTOU DISPOSTO A TUDO OU O JUIZ ME ENTREGA O MEU FILHO OU ACABO COM AQUELA RAÇA,UMA DAS PSICÓLOGAS AINDA FEZ CONSTÂNCIA QUE O MEU FILHO SE SENTE ABANDONADO POR O PAI E QUE O PAI FOI PARA OS ESTADOS UNIDOS MAS NÃO FIZERÃO CONSTANCIA DE ALIENAÇÃO PARA NADA ENTÃO SÓ ESTOU ESPERANDO O DIA DA AUDIENCIA PARA RECEBER O MEU FILHO NOS BRAÇOS OU IR PARA A PRISÃO

    ResponderExcluir
  5. se pudesse eu te ajudaria e ia com vc,mas eu tambem tenho gente praa matar,portanto nos encontramos la.um abraço companheiro.

    ResponderExcluir
  6. A violência não leva a nada e muito menos a ajudar na criação e educação do filho. O pai e a mãe devem buscar um entendimento a todo custo, até com ajuda de psicólogos, familiares e amigos.
    O diálogo é a saída e o tempo cicatriza as feridas.O amor pelo seu filho deve ser maior que o ódio que você sente de seu ex-cônjuge. Pensem nisso.
    Muito diálogo, muita conversa, muitos conselhos de pessoas imparciais e de boa índole.
    A compreensão, parte a parte, supera tudo e os filhos agradecem.

    ResponderExcluir
  7. troca de advogado e pessa para ser avaliado por outro juiz ou um juiz superior, estou com o mesmo problema porém estou tomando minhas atitudes todas dentro da lei estou abrindo uma conta no forum para o deposito da pensão e entrando com um advogado sobre a acusação de alienação parental com testemunhas e por pedagogos e psicologos, estou me amparando por todos os meios e Deus vai me ajudar e reverterei a guarda a anos sou refém da minha ex mulher mal posso ficar com meus filhos, mas, isso vai mudar chega de nós pais ficarmos sofrendo este tipo de abuso por parte de mães desiquilibradas que querem ver o pai dos próprios filhos na ruina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza a forma correta é a de obediência à lei. O julgamento da demanda cabe ao Poder Judiciário. Ademais, o diálogo e a forma conciliadora de se buscar um entendimento são, por certo, os melhores caminhos.

      Excluir
  8. A propria Lei pode causar alienação,como não existe punição de alerta o juiz pode considerar a simples falta de costume da criança com a outra parte como alienação,como foi em um caso conhecido.
    Muitas mães perderam a guarda de seus filhos por simples rejeição dele ,a lei tornou-se tão feroz e cruel como a alienação,ao contrário da inteligencia ter falado,quem não tem a guarda também comete alienação.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas