OS DEMAGOGOS, OS OPORTUNISTAS E O TOMBO NAS URNAS.

                    "Pode ser assim nas próximas eleições, com aqueles que se intitularam donos da verdade e se sentiram à vontade para meter os pés pelas mãos. Mas, pelos danos que causaram, abriram caminho para as mais diversas reações. Perderam a sintonia com o povo".


Em que pese a incompletude do conhecimento político ou de política geral, o povo brasileiro vai aprendendo  aos poucos o verdadeiro significado do que seja democracia, embora não domine inteiramente o raciocínio plural do que seja verdadeiramente democrático.

Com certo esforço coletivo, a cidadania vem assumindo papel relevante no contexto social, e isso pressupõe a participação efetiva do povo na vida democrática do país, de forma incontestável, mas coerente, mesmo que a contragosto dos amantes da autocracia e do despautério, que de forma insipiente, vez ou outra, ressurgem como inventores da roda e querem ensinar o caminho das pedras.

No Brasil, não há mais espaço para demagogos e oportunistas, que estão sendo obstados, aos poucos, seja por meio de um trabalho de formiguinhas ou pela celeridade das redes sociais, mas que avançam na conscientização dos cidadãos. Entretanto, sem nenhuma simpatia às forças políticas desses setores, quase sempre alçadas a cargos públicos por meio do voto de cabresto, a indispensabilidade é manter incólume o Estado democrático de direito.

A lição que perdura no Brasil demonstra que travando a democracia e a liberdade alinham-se os demagogos e oportunistas, que conquistam a confiança do povo pelo discurso vazio e de promessas irrealizáveis. Lamentavelmente, esses “salvadores da pátria” ainda prosperam. 

Em nossa pátria, em que cada um aposta na conveniência ou na imagem retocada, por mais previsível que seja, o tombo nas urnas sempre surpreende. Pode ser assim nas próximas eleições, com aqueles que se intitularam donos da verdade e se sentiram à vontade para meter os pés pelas mãos. Mas, pelos danos que causaram, abriram caminho para as mais diversas reações. Perderam a sintonia com o povo.

A sensação de insatisfação generalizada percorre o país de norte a sul e de leste a oeste. A decepção da sociedade é gritante. Também é decepcionante constatar que os demagogos e oportunistas ainda não foram totalmente extintos, nem mesmo aqueles que passaram anos abrigados à sombra do poder e que agora saem como se não tivessem responsabilidade alguma pelo fracasso do atual e dos últimos governos.

Na expectativa de assumir o comando do país, demagogos e oportunistas se lançam em campanhas midiáticas, já planejando um novo loteamento do Estado, com palavras de consolo e promessas de um novo tempo, e com escárnio da política, como se dela não fossem partes inseparáveis.

Contudo, os tempos são outros, e o caminho vai sendo percorrido na medida da disponibilidade do próprio povo. A cegueira moral vai sendo curada. A cidadania vai superando os obstáculos. E os demagogos e oportunistas vão sendo desmascarados, sistematicamente, mesmo sob forte relutância.

Para o Brasil mudar como os cidadãos exigem, é impositivo que se acabe com essa política de demagogos e oportunistas, que arrebenta com a crença dos mais humildes e tanto mal causa ao país.

Wilson Campos (Advogado/Presidente da Comissão de Defesa da Cidadania e dos Interesses Coletivos da Sociedade, da OAB/MG).

(Este artigo mereceu publicação do jornal O TEMPO, edição de quinta-feira, 2 de novembro de 2017, pág. 19, sob o título "DEMAGOGOS E OPORTUNISTAS").

Clique aqui e continue lendo sobre atualidades da política e do Direito no Brasil 





Comentários

  1. O que mais tem em época de eleições é demagogo e oportunista querendo cabalar voto a custa da ignorância do povo, principalmente dos mais humildes que acreditam nos milagres que eles prometem realizar. Depois de eleitos somem e nunca mais aparecem para cumprir o que foi prometido ao povo. São demagogos e oportunistas esses políticos picaretas que se dizem salvadores da pátria, mas que não têm competência nenhuma e nem têm reputação tão boa para tanta promessa e milagres. Tudo não passa de mentiras de políticos ou não políticos que se lançam a candidatos para presumidamente "salvarem a pátria", como muito bem disse o Dr. Wilson Campos nesse artigo espetacular, corajoso e verdadeiro do início ao fim. Parabéns doutor Wilson, mas vamos continuar chamando os brasileiros a estarem acordados e atentos aos demagogos e oportunistas. Abr. e admiração. Suelene M. S. de V. Lanz.

    ResponderExcluir
  2. Demagogos e oportunistas na política, no judiciário, na sociedade. O ser humano correto, probo, educado, não precisa enganar ninguém para se mostrar. Ele é o que é. Existem os bons e os maus. Na política estamos com mais de 905 de maus. No judiciário, idem. Na sociedade ainda prevalecem os bons, com os maus sendo minoria, porque são julgados pela própria comunidade onde vive, e escorraçado quando oprime, engana e se aproveita de alguém. A sociedade sabe fazer política e administrar a lei melhor que o judiciário. Gostei do artigo, estou de acordo e sou leitor assíduo do blog do Dr. Wilson Campos. Agradeço. Ismael J. G. Filho.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas