CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE MINAS GERAIS.


As homenagens oficiais que a corporação recebe não representam muito se comparadas com as palavras de reconhecimento da população. As medalhas ficam no peito por alguns minutos e depois são guardadas com estima em algum lugar, mas os agradecimentos de um pai, de uma mãe e de familiares e amigos pelo grande gesto da missão cumprida em prol da vida ficam para sempre. As fardas limpas ou sujas de lama guarnecem seres humanos, homens e mulheres, servidores capazes, essenciais e indispensáveis à sociedade.

Os heróis do incêndio, das enchentes e do salvamento nos rios e no asfalto são os mesmos que buscam sobreviventes na lama e nos destroços de tragédias impensáveis. 

A admiração do povo pelos profissionais se soma aos relatos da imprensa, que enaltece a fibra, a coragem e a resiliência da tropa em serviço, suficientemente competente para equilibrar as situações mais adversas, contornar problemas, superar obstáculos, administrar com a razão os extremos e sopesar as pressões humanas, reagindo de forma positiva nas situações de relevantes conflitos emocionais.

Um ano depois do rompimento da barragem da Vale no distrito de Córrego do Feijão, em Brumadinho, na região metropolitana, os bombeiros, que sofreram como ninguém no enfrentamento da catástrofe - mergulharam, literalmente, de corpo e alma na área arrasada pela lama e rejeitos; atolaram-se dos pés à cabeça no terreno instável de até dois metros de profundidade; arrastaram-se na lama movediça à procura de pessoas; e choraram quando não as encontraram com vida -, hoje correm para socorrer as vítimas das enchentes e inundações que provocam o caos após cada temporal.  

A razão, o cuidado e a técnica, imperiosos no exercício da função, por vezes, renderam-se à emoção, mormente quando, consternados, os bombeiros contabilizaram 259 mortos e 11 desaparecidos na maior tragédia socioambiental do país. 

A lição precisa ser aprendida pelo poder público, e os desastres não podem se repetir. Daí não se admitir um cenário parecido com o dos primeiros meses de 2019, seja pelos impactos causados pelas chuvas ou por quaisquer outros eventos, embora os bombeiros estejam de prontidão.

Em que pese a tristeza dos fatos e das ocorrências, o mundo conheceu os verdadeiros heróis brasileiros, que não saíram das páginas de revistas em quadrinhos, mas da vida real. E o povo mineiro, honrado com o trabalho íntegro da corporação, rende-se às mais diversas celebrações em prol daqueles que renovam a cada dia o pacto pela preservação da vida. 

Seja aqui, em Minas Gerais, ou em Moçambique, os bombeiros superam o lamentável e absurdo parcelamento de salários, o 13º atrasado e os reajustes ínfimos, e não se omitem nem se acovardam, posto que estão sempre prontos para mais uma força-tarefa humanitária.  

Wilson Campos (Advogado/Presidente da Comissão de Defesa da Cidadania e dos Interesses Coletivos da Sociedade, da OAB-MG/Delegado de Prerrogativas da OAB-MG).

(Este artigo mereceu publicação do jornal O TEMPO, edição de quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020, pág. 20).


 


Comentários

  1. Excelente artigo Dr. Wilson. Parabéns pois os bombeiros de Minas Gerais merecem esse reconhecimento da sociedade. Muito bom. Obrigada. Mônica M.S. Aguiar.

    ResponderExcluir
  2. Lourenço J. F. da Silva20 de fevereiro de 2020 às 11:49

    EU TAMBÉM CONCORDO. O TEXTO É MAIS QUE MERECIDO PELOS SOLDADOS BOMBEIROS DE MINAS GERAIS QUE TANTO TRABALHAM PELO POVO MINEIRO, BRASILEIRO E ATÉ DE OUTROS PAÍSES. MUITO BOA A HOMENAGEM E A VALORIZAÇÃO DO TRABALHO DAQUELES QUE TRABALHAM DE FATO. PARABÉNS DOUTOR WILSON CAMPOS POR MAIS ESSE BRILHANTE ARTIGO. ABRS. LOURENÇO J.F.DA SILVA. BH E RMBH.

    ResponderExcluir
  3. prezado Dr.Wilson,
    o comportamento do corpo de bombeiros militar em brumadinho,é exemplo para o mundo inteiro,exemplo de dedicação ao próximo,aliado a excelente tecnologia,incluíndo os cães farejadores,procurando exaustivamente as 7 ultimas vítimas que ainda faltam dentro daquela região de brumadinho,irresponsavelmente administrado pela vale que tudo sabia com antecedencia daquela tragédia,anexada em cpi da assembléia de minas.
    em 25/01/2018 quando houve a tragédia imediatamente os bombeiros,se deslocaram para o desastre daquela barragem,estão lá até hoje,até agora,prestando assistencia material e até psicologica as familias que perderam seus entes queridos.muito bem preparadosd para incendios,enchentes,desastres de alto grau e de alta complexidade eles deram um exemplo para o mundo como se deve trabalhar em situações limite.o reconhecimento da população brasilieira foi integral,aosdignos militares do corpo de bombeiros convivendo sempre com a tristeza das situações que eles enfrentam.
    e as enchentes em belo horizonte em janeiro também os bombeiros atuaram com destreza auxiliando a população da nossa capital com eficiencia e rapidez nos comandosde salvamento.
    parabéns a todos os integrantes do corpo de bombeiros militar de minas gerais exemplo para os brasileiros e para o mundo, e parabéns pelo seu artigo doutor Wilson. Ass.: Marco Túlio M. Camargos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas