O QUE ESPERAR DA NOVA DIRETORIA ELEITA DA OAB-MG.

 

A chapa Renova OAB ganhou as eleições e vai comandar a Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Minas Gerais de 2022 a 2024. A eleição na capital foi disputada voto a voto, mas transcorreu dentro da normalidade e respeitando a escolha livre e democrática dos advogados e advogadas.

Ultrapassada a acirrada campanha e realizado o tenso sufrágio das urnas, o resultado do pleito deu a vitória ao advogado Sérgio Leonardo, eleito presidente da OAB-MG com 18.146 votos (41,12%). A chapa Pela Ordem com Você, a segunda mais votada, alcançou 17.836 votos (40,42%).       

As quatro chapas que concorreram à diretoria da OAB Minas e as 307 chapas que concorreram à direção das subseções cumpriram o seu papel republicano de possibilitar aos advogados e às advogadas a eleição direta de seus representantes na capital e no interior.

Independentemente de vencidos e vencedores, o que se espera da nova diretoria eleita é a continuidade do trabalho sério realizado na atual gestão, notadamente no sentido da valorização da advocacia, da exigência de respeito às prerrogativas, de severo controle financeiro interno, entre outros; e que sejam cumpridas as propostas de campanha, em prol dos profissionais e da própria instituição.

Os advogados e advogadas saberão cobrar da chapa vencedora, no momento oportuno, que suas promessas saiam do papel e se tornem realidade, efetivamente, assegurando o congelamento das anuidades, o estabelecimento do piso salarial, a defesa regionalizada das prerrogativas, a incolumidade dos honorários advocatícios, a inclusão digital da advocacia sênior, a redução de valores de planos de saúde, total transparência das contas da OAB-MG e da Caixa de Assistência (CAA), e concretização de eleições diretas na OAB nacional.

Também serão cobradas as propostas da diretoria eleita de resgatar a missão institucional da OAB federal com isenção político-partidária e ideológica, de primeira anuidade grátis do certificado digital para os jovens advogados, de celeridade administrativa no interesse da advocacia dativa, e de inovação, modernidade e eficiência digital da OAB-MG.

Cabe, portanto, à nova diretoria, buscar privilegiar as propostas retrocitadas nos seus três anos de mandato, bem como zelar pelos direitos e garantias dos advogados e advogadas, enquanto indispensáveis à administração da justiça; prestar contas mensais das gestões da CAA e da OAB-MG; dar transparência às arrecadações e despesas; investir na valorização profissional; impedir ofensa e violação das prerrogativas; e manter rigorosamente em dia os pagamentos de funcionários, fornecedores e impostos.

De sorte que, em nome da advocacia, os novos diretores e conselheiros da OAB Minas deverão contar com o apoio da classe, unida, responsável e comprometida com a realização do seu papel constitucional, essencial para a supremacia do Estado democrático de direito e fundamental para o exercício preponderante da cidadania.

Wilson Campos (Advogado/Presidente da Comissão de Defesa da Cidadania e dos Interesses Coletivos da Sociedade, da OAB-MG/Delegado de Prerrogativas da OAB-MG).

(Este artigo mereceu publicação do jornal O TEMPO, edição de quinta-feira, 9 de dezembro de 2021, pág. 19).  

Clique aqui e continue lendo sobre temas do Direito e da Justiça, além de outros temas relativos a cidadania, política, meio ambiente e garantias sociais. 

Comentários

  1. Com certeza doutor nós vamos cobrar que as promessas que tanto fizeram sejam cumpridas, porque se prometeram têm de cumprir perante a classe. Agradeço ao caro colega a sempre atenciosa colaboração e trabalhos em prol da nossa OAB e da advocacia mineira. Parabéns caro doutor Wilson Campos, incansável batalhador e competente causídico. Abração do José Carlos V.S.

    ResponderExcluir
  2. Dr. Wilson Campos, aqui na nossa cidade ganhamos com a chapa que melhor representa as advogadas da região. Tudo certo por aqui, mas na capital esperamos que as propostas sejam cumpridas e que seja tudo com muita transparência ou vamos colocar a boca no trombone. Parabéns aos vencedores e aos vencidos pela luta limpa do voto direto e parabéns Dr. Wilson pelo seu brilhante trabalho na Comissão de Cidadania e nas prerrogativas / pareceres na OAB mineira. Vejo e leio seus artigos nos jornais e leio no seu blog. Tudo muito interessante e de excelente qualidade. Valeu e vamos trabalhando. Att: Luiza M.D.

    ResponderExcluir
  3. Dr. Wilson Campos,
    Obrigada mais uma vez pelo seu trabalho árduo em prol da comunidade. Um advogado exemplar., eficiente e muito profissional.

    ResponderExcluir
  4. Este trecho me chamou a atenção:

    "Os advogados e advogadas saberão cobrar da chapa vencedora, no momento oportuno, que suas promessas saiam do papel e se tornem realidade, efetivamente, assegurando o congelamento das anuidades, o estabelecimento do piso salarial, a defesa regionalizada das prerrogativas, a incolumidade dos honorários advocatícios, a inclusão digital da advocacia sênior, a redução de valores de planos de saúde, total transparência das contas da OAB-MG e da Caixa de Assistência (CAA), e concretização de eleições diretas na OAB nacional"

    De onde virá o dinheiro para manter a Ordem e seus escritórios?
    Como fazer para se cumprir piso salarial no Brasil?!

    Estou curioso.

    ResponderExcluir
  5. Caro Sr Paulo Gomide, as propostas e promessas são da chapa vencedora e cabe à nova diretoria eleita responder às suas duas perguntas. Abraços. Wilson Campos.

    ResponderExcluir
  6. Eu quero ver essa nova diretoria fazer o que seus membros disseram nas suas propostas e promessas. Estou pagando para ver. A diretoria atual - até dezembro - fez muito e consertou muito erros de gestão anterior. Dr. Wilson Campos eu agradeço pela excelente jornada de vocês na OAB nestes três últimos anos. Trabalho excelente de todos. Parabéns nobre colega causídico. Abr. Messias Julião.

    ResponderExcluir
  7. Eu duvido que vão emplacar piso salarial e duvido que vão mudar as eleições indiretas e políticas da OAB nacional para diretas e democráticas. Vamos ver o que o novo presidente da nossa OAB-MG vai fazer nesses três anos. Vamos ver. Agora essa gestão que se encerra fez um bom trabalho e Dr. Wilson Campos como sempre na defesa diária da advocacia e da cidadania. Valeu muito.
    Att: Gabriela Moura.

    ResponderExcluir
  8. E eu duvido que vão fazer o que dizem por aí na defesa das prerrogativas. Falam muito e vamos ver se vão fazer algo que presta. Vamos ver ou pagar para ver, porque têm fama de gastadores, gostam de andar de avião, de falar muito e fazer pouco. Essa nova diretoria eleita de renovação não tem nada. Já foram da diretoria da OAB-MG e só ficaram na sombra ou fizeram gastos descontrolados. Vamos pagar para ver. Os 3 próximos anos dirão quem está certa ou errada. Meu caro Dr. Wilson Campos meu abraço cordial e meu muito obrigada por tudo que o senhor fez pela nossa OAB Minas e na Comissão de Cidadania defendendo os menos favorecidos e até com advocacia pro bono. Tenho orgulho desse seu trabalho. Parabéns e sucesso doutor. Abr. Alice Vieira.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas