PLANO DE GOVERNO DE LULA É UM RETROCESSO DESASTROSO.

 

O chamado “esboço de programa de governo” de Lula (PT) é retrógrado e desastroso, posto que diz nada com nada e leva coisa alguma a lugar nenhum. O inteiro teor do programa é atrasado e insustentável.   

O pré-candidato da esquerda à Presidência da República defende propostas absurdas como revogar o teto de gastos e a reforma trabalhista. Sem lastro suficiente, o plano de governo petista mais parece uma colcha de retalhos e ainda precisa da aprovação dos seis partidos aliados, PSB, PCdoB, PV, Psol, Rede e Solidariedade.

O plano de governo de Lula se coloca contra a privatização da Eletrobras. Trecho do documento sugere a reestatização da empresa, que está em processo de privatização. Neste quesito ele não pensa na empresa, mas em manter um futuro cabide de empregos para os companheiros da militância.  

Sem mais nem menos, o documento salienta que “Reduzir a volatilidade da moeda brasileira por meio da política cambial também é uma forma de amenizar os impactos inflacionários de mudanças no cenário externo. A orientação passiva para a política cambial dos últimos anos acentuou a volatilidade da moeda brasileira em relação ao dólar com consequências perversas para o índice de preços”. Até parece fácil tratar de economia estável com o mundo inteiro às voltas com inflação, preços altos e desabastecimento, em razão do “fique em casa”, do pós-pandemia e da guerra entre Rússia e Ucrânia.

O amontoado de frases desconexas do plano lulista ainda sugere a construção de uma nova legislação trabalhista e que o plano de governo incluirá a “valorização do salário mínimo e a recuperação do poder de compra”. Alguém acredita nisso? O partido do pré-candidato esteve 14 anos no governo e não melhorou em nada o salário mínimo e muito menos o poder de compra do cidadão.

As frases de efeito tipo “recolocar os pobres e os trabalhadores no orçamento” e “revogar o teto de gastos e rever o atual regime fiscal brasileiro”, não passam de cogitações, sem a mínima condição de serem colocadas em prática por ele, que governou o país por dois mandatos e pouco fez pelos pobres, permitindo apenas os ricos ficarem mais ricos, os bancos ficarem mais poderosos e, principalmente, seus amigos e correligionários ficarem bem empregados e milionários com sua gestão corrupta. Os brasileiros sabem muito bem o que aconteceu no desgoverno Lula.   

Em relação à crise climática, o projeto diz que firma “compromisso com a sustentabilidade socioambiental e com o enfrentamento das mudanças climáticas” ao fazer uso racional dos recursos naturais e mudar “o padrão de consumo de energia no país”. Também são promessas que não serão cumpridas, haja vista o consumo de energia estar ligado ao avanço da tecnologia, ao número de aparelhos conectados às redes sociais, ao crescimento natural dos setores do agronegócio e do empreendedorismo de maneira geral, e pelo fato de o consumismo estar crescendo a cada ano. Como frear o desenvolvimento?

O documento fantasioso de Lula diz: “O Brasil da esperança exige compromisso com o povo brasileiro, que é nossa maior riqueza, em torno da superação do Estado neoliberal e da consolidação de um Estado de bem estar social”. Tudo bem, mas no governo dele e da Dilma não se pensou nisso nem se efetivaram medidas nesse sentido. Por que? O compromisso deles era com “países amigos da esquerda”, os quais foram financiados e ajudados com dinheiro do povo brasileiro. Isso aconteceu, de fato, e o povo foi esquecido e deixado de lado.

O atraso moral e o insucesso de Lula no governo, depois seguido pelo governo de Dilma, mostram a verdadeira face do PT.

Não bastasse querer mudar o que está dando certo, a proposta ou perspectiva de governo de Lula fantasia e tergiversa, mas insiste em destacar o que pretende realizar:

        - O PT propõe um programa Bolsa Família renovado e ampliado, mas não explica de onde virão os recursos e nem mensura o total de pessoas que serão beneficiadas.

        - Propõe uma reforma tributária solidária, justa e sustentável”, que simplifique tributos e distribua renda ao taxar os mais ricos. De novo a mesma falácia de antes. Lula não fez reforma nenhuma, não sabe fazer e não tem coragem para esse trabalho.

        - O plano de governo de Lula afirma que o estado deve assegurar às mulheres o “exercício de seus direitos sexuais e reprodutivos”. Ou seja, Lula foge da discussão sobre o aborto e inventa rodeios para dizer o mesmo de sempre, em outras palavras, que o PT é a favor do aborto.  

        - O documento cita ainda a ampliação das cotas raciais e sociais, que hoje existem nos concursos públicos e na educação superior, para “outras públicas”. Lula não explica quais “outras”. Ou seja, promete o que não poderá cumprir.

        - Ainda sobre questões raciais, aborda a construção de “políticas que enfrentem o genocídio”. Elenca questões como encarceramento, violência policial e preconceito religioso contra credos de matriz africana. Ora, candidato, o seu governo e o de Dilma, ambos petistas, nada mudaram quanto a essas questões. Foram 14 anos de escândalos e corrupção e os temas agora abordados não foram nem sequer colocados em pauta no Legislativo.

        - O plano de governo de Lula menciona a necessidade de um modelo previdenciário. Como sempre, são palavras ao vento, sem sentido. O programa do PT não cogita eventuais alterações na reforma da previdência, talvez porque entenda que está dando certo e não há o que mudar.

        - O PT defende aos partidos aliados o fortalecimento do SUS como público e universal. Ora, tudo bem, mas em qual parâmetro econômico? O dele? Ou será necessário tributar mais para cobrir esse fortalecimento do SUS?

        - Prevê a criação de novas políticas culturais para fortalecer a “memória e diversidade”. Também depende de investimento, campanhas, reuniões multilaterais, combinar com o Congresso e convencer os conservadores.

Sinceramente, sem partidarismo, eu esperava mais do plano de governo do PT, que tanto fala e na hora do vamos ver, foge pela tangente ou promete sem mostrar como será feito.

Ao meu sentir, o documento é um amontoado de promessas politiqueiras, sem estrutura ou fundamento. Parece que o candidato Lula não aprendeu nada nos seus dois mandatos desastrosos como presidente do Brasil. O seu plano de governo quer manter estatais para empregar militantes do partido e aparelhar o Estado, como fez em passado recente.

Para piorar o que já é ruim nas propostas petistas, Lula além de deixar antever sua enorme simpatia pelas estatais, declara sua pretensão intervencionista na economia e causa espanto com sua verve autoritária de pretender controlar a imprensa e as redes sociais. Lula deve ter frequentado a mesma escola que Chávez e Maduro, da Venezuela.

A velha imprensa, que tanto bate no atual presidente Jair Bolsonaro, por certo deve estar preocupada com a sanha autoritária de Lula, que dá sinais de controle da mídia. Daí a urgência para que os jornalistas de esquerda repensem suas ações, deixem de parcialidade e adotem a posição democrática de bem informar, em vez de apenas descer o porrete no atual governo de direita e esperançar um governo de esquerda. Todo cuidado é pouco com esses arroubos autocráticos de Lula e do PT.

As diretrizes petistas, conforme mostradas agora ao povo brasileiro, são puro retrocesso, demagogia e populismo, típicos da esquerda atrasada e inexperiente. Aliás, o que foi entregue no plano de governo de Lula é de envergonhar qualquer um que queira um Brasil pujante, produtivo, próspero e justo. E se alguém pensa que hoje a situação é ruim, pode ter certeza que o PT é trapalhão, incompetente, desonesto e incapaz de governar a menor das republiquetas.  

Francamente, na condição de cidadão e eleitor, eu gostaria que Lula defendesse esse seu plano de governo numa reunião pública ampla com empresários, imprensa, sociedade organizada, entidades patronais e profissionais, políticos e demais interessados no progresso do país. Com certeza, o resultado seria uma chuva de críticas pesadas, porquanto a vaidade do petista esteja maior do que sua vontade de governar. Eu disse governar? Espero que nunca mais ele volte ao governo. Jamais!   

Wilson Campos (Advogado/Especialista com atuação nas áreas de Direito Tributário, Trabalhista, Cível e Ambiental/ Presidente da Comissão de Defesa da Cidadania e dos Interesses Coletivos da Sociedade, da OAB/MG, de 2013 a 2021/Delegado de Prerrogativas da OAB/MG, de 2019 a 2021).

Clique aqui e continue lendo sobre temas do Direito e da Justiça, além de outros temas relativos a cidadania, política, meio ambiente e garantias sociais.

 

Comentários

  1. Daniel S. Vigário Lima7 de junho de 2022 às 16:20

    O plano de governo do Lula eu vi na televisão e a maioria criticou feio o absurdo que ele quer. O sujeito deve estar senil e já passou da hora de pendurar a chuteira da esquerdalha comunista. O plano dele é um atraso de 20 anos ou mais para o Brasil. O cara não aprende nunca. Dr. Wilson o seu artigo está melhor do que as reportagens que eu li nos jornais porque é isento, democrático, sério e honesto e os outros que eu li são meio ou muito esquerdistas e não sabem o que está por vir. Parabéns doutor., Abrs, Daniel Vigário.

    ResponderExcluir
  2. Solange T. B. Castilho7 de junho de 2022 às 16:25

    Mudar a lei trabalhista numa hora dessa é dar um tiro no pé. Lula deve estar no mundo da lua. Não sabe o que fala. Ele disse que acabaria com a guerra tomando uma cervejinha com o presidente da Ucrânia. Ele disse que o ladrão roubar um celular para tomar uma cervejinha não tem importância nenhuma. Ele disse que o aborto está certo. Ele disse que a classe média é um absurdo e que ter duas televisões em casa é maior absurdo ainda. Ele ter luxo,milhões, filhos milionários, e falar besteira pode, mas o povo não pode nada. Esse Lula está gagá. Dr. Wilson muito bom seu texto e parabéns pelo enfoque geral do tema. Gostei dos seus argumentos. Excelente! Att: Solange Castilho.

    ResponderExcluir
  3. Vantuil S. F. Domingues7 de junho de 2022 às 16:31

    Quando eu vi a reportagem sobre esse plano furado do Lula eu fiquei abismado com o que ele quer desfazer. O Bolsonaro está custando consertar a m...que ele e a Dilma fizeram e ele quer voltar a fazer a m... toda de novo. Assim não dá, não é possível. Desculpa Dr. Wilson Campos advogado as minhas palavras m... mas não aguento mais isso. O Brasil avança e cresce um pouquinho e vem os petistas preguiçosos e cabeça feita querendo atrasar tudo de novo. Pelo amor de Deus pporque isso:? Parabéns doutor WilsonCampos pro seu texto super bem esclarecedor. Gostei. Virei leitor seu. Abr. do Vantuil Domingues.

    ResponderExcluir
  4. José Carlos M.V. Souza8 de junho de 2022 às 10:43

    Na faculdade eu costumava defender o PT. Hoje não posso nem ler essa sigla que me dá arrepios. Esse povo petista é muito bom para falar blá,blá, blá, mas trabalhar duro ninguém quer e nem sabe como fazer. Tenho vergonha dessa política sórdida que estão fazendo aí. Se fraudarem as urnas e se o expresidiário "ganhar" esse país vai pegar fogo. Podem escrever aí porque essa é a conversa de rodas e rodas de pessoas de bem. Mas Deus está olhando pelo Brasil e sabe o que a maioria do povo quer. Excelente artigo advogado Wilson Campos e estamos juntos nessa caminhada pelo bem do nosso Brasil. Abraço. José Carlos Mineiro.

    ResponderExcluir
  5. Elvira Maria R. S. Mendonça8 de junho de 2022 às 10:49

    Dr. Wilson Campos eu tenho amigos que trabalham no governo e eles tem medo do PT ganhar e encher as repartições de militantes que não sabem nada de nada e ganharem salários maiores que os seus. Isto é o sujeito ou a sujeita que chega de fora pela mão do PT e filiados da esquerda e ganha lugar dos outros que estão ali há muitos anos na carreira. E não sabem fazer nada e nem digitar direito porque são semi analfabetos. Olha aí o risco de tudo isso, mais cabide de empregos milionários do PT para gente sua que não acrescenta nada e nada sabe. Muda Brasil. Muda Brasil!!!!!!!!!!! Ótimo artigo Dr. Wilson. Att: Elvira M.

    ResponderExcluir
  6. Controle da mídia está em consonância com a mais "auta corja" do judiciário.
    Falácias de ladrão não se leva em consideração, é apenas falação.

    O lugar deste indivíduo delinquente é a prisão, juntamente com 9 "sinistros" que, muito provavelmente, receberam uma bolada para libertar este ser asqueroso.
    A história vai comprovar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PREZADO WILSON BOM DIA REALMENTE VOÇE TEM TODA RAZÃO ESTAMOS EM 2022 O GOVERNO DO LULA FOI,FOI E FOI DE 2003 A 2011 NAQUELE ÉPOCA O CAPITAL FINANCEIRO EM DOLAR E EURO ESTAVA EM FRANCA EXPANSÃO SOBRAVAM DOLARES NO MERCADO MUNDIAL ENTÃO VÁRIOS GOVERNOS PELO MUNDO DERAM CERTO,HOJE TUDO MUDOU O CAPITAL EM DÓLAR SUMIU OS ESTADOS UNIDOS ESTTÃO EM APERTO PELO FRAQUISSIMO GOVERNO JOE BIDEN AS GUERRAS SE MULTIPLICAM PELO MUNDO OS CAPITAIS INVESTEM AÍ AONDE ESTÁ CIRCULANDO DINHEIRO FACIL COMO OS BÉLICOS,COMO BEM DISSE NOSSO AMIGO A HISTÓRIA VAI PROVAR ISSO ALÉM DO MAIS O PT TEM VARIAS CORRENTES DESUNIDAS MAIS A COILCHA DE RETALHOS DOS PARTIDOS NANICOS.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas