OAB-MG : DIREITO-JUSTIÇA-PRERROGATIVA-ÉTICA.

Em noite de grandes inspirações, às 20:00 horas deste 08/02/2010, as centenas de pessoas presentes, elevadas e irmanadas, faziam brilhar pelos salões do Palácio das Artes, a arte da mobilização da advocacia mineira em torno de um novo tempo e de um mundo novo.

Tomou posse a nova Diretoria da OAB-MG, tendo como seu Presidente o advogado Luís Cláudio da Silva Chaves, que conduzirá os destinos da entidade no período de 2010 a 2012 e que de antemão já enfatiza com vigor a defesa inarredável do Direito, da Justiça, da Prerrogativa e da Ética.

Os discursos das autoridades, as reivindicações das lideranças, as palavras de despedida do Presidente que sai e o pronunciamento do Presidente que chega, fizeram coro ao silencioso mas absoluto comprometimento dos advogados, que reagiam solenemente com aplausos.

Nas frases emocionadas e firmes do Presidente eleito, Luís Cláudio da Silva Chaves, destacamos trechos que arrebataram a platéia, quando ele diz em tom de esperança e realização: "Os grandes objetivos do direito são assegurar a paz, evitar a autotutela, promover a distribuição da justiça e harmonizar a sociedade". "A advocacia impõe-se, cada vez mais, como uma atividade fundamental ao estado democrático de direito e ao progresso da humanidade". "Sempre que alguma violação existir aos direitos dos advogados e, por consequencia, dos jurisdicionados, cabe à OAB, o dever de exigir e cobrar soluções". "O que sonhamos mesmo é com a democracia plena e a redução máxima da corrupção". "A ideia de que o poderoso não será punido, precisa acabar. Nenhuma autoridade está acima da lei". "Minas Gerais é o berço da liberdade brasileira e nós advogados juramos defendê-la". "O advogado, por formação, não tolera o autoritarismo, a injustiça, os regimes de exceção e a violência".

As gerações de advogados que lotavam o Grande Teatro do Palácio das Artes, independentemente de idade, área de atuação, títulos, posses, posição social ou prestígio profissional, renderam-se aos aplausos, elogios, esperança e busca constante por uma sociedade mais justa para todos.

O trabalho dos novos diretores da OAB-MG e dos demais órgãos da seccional mineira, necessitará do apoio incondicional dos advogados e advogadas, para que o Direito seja uma máxima na defesa da harmonia social, para que a Justiça, imparcialmente, abra seus braços no amparo dos mais fracos e oprimidos, para que as Prerrogativas inerentes à advocacia sejam respeitadas em todas as searas do judiciário e dos demais poderes constituídos, e para que a Ética, às vêzes ignorada por alguns poucos, seja a arma valorosa da maioria esmagadora que coloca a advocacia a serviço da sociedade.

A confraternização que se seguiu, numa profusão de profissionais da capital e do interior, demonstrou que o objetivo de união pedido na campanha foi alcançado, e que a categoria segue firme na prática do lema "advogado valorizado, cidadão respeitado".

Que assim seja, a bem da cidadania, que espera da advocacia mais que atos transitórios, mas definitivamente, ação em defesa da democracia, da liberdade, do direito, da justiça e da vida.

A OAB-MG está em boas mãos. A luta a ser empreendida é estafante, mas os combativos advogados e advogadas, operadores do direito, saberão honrar seus representantes democraticamente eleitos pelo voto direto e secreto.

Vida longa à advocacia mineira, embalada pela ética preponderante e tão necessária na existência de todos, incluídos aí, cidadãos e cidadãs desta magnânima república federativa brasileira.

Comentários

Postagens mais visitadas