O CENÁRIO POLÍTICO É DE CAUSAR ENGULHOS.

 

Quanto mais vejo as caras e ouço as falas daqueles que agridem violentamente o atual governo federal, mais me convenço de que os agressores são piores em tudo, haja vista a ignorância e a desinformação de uns somando-se à bruta alienação, aos passados sombrios e às ações desprezíveis de outros.

O papel desempenhado por meia dúzia de senadores na CPI da pandemia é de causar engulhos. A desfaçatez desses senadores é tamanha, que nem mesmo os indivíduos mais cínicos da politicagem aceitam serem comparados a eles. A reação da sociedade é de absoluta indignação diante da forma desigual e impositiva como agem, sempre na contramão da legalidade, da impessoalidade, da transparência e da isonomia.

A CPI da pandemia é um esculacho, notadamente pelas caras e falas dos senadores travestidos de “juízes inquisidores”, que, na realidade, deveriam estar no banco dos réus e não na tribuna. O escracho e o desrespeito são constantes, principalmente porque a “ordo senatorum” do comando das sessões é midiática e presunçosa, e por isso não merece a confiança da sociedade nem possui respaldo ético para tanto.

O presidente da CPI deu voz de prisão a um depoente porque não gostou do que ouviu. O relator abandonou uma sessão porque não queria ouvir opinião diversa da sua. Ou seja, os interpelantes negam o direito ao contraditório dos interpelados, numa clara demonstração de incapacidade, intolerância e incompetência para dirigir uma comissão parlamentar de inquérito no contexto do Estado democrático de direito.

O cenário político causa-me engulhos. Aliás, o cenário político brasileiro causa engulhos à população inteira. O “toma lá dá cá” estabelecido por governos anteriores não admite ser interrompido, nem mesmo em ocasiões de duro enfrentamento de uma doença que assusta o mundo e coloca de joelhos as grandes nações. Ora, enquanto em outros países a atenção está toda voltada para o combate à pandemia, aqui as atenções miram o espetáculo deprimente de senadores no papel de verdugos.

Não bastasse o circo mambembe montado por esses atores medíocres que se dizem senadores, a sociedade ainda tem de suportar as notícias subjetivas da imprensa manipulada, que conspira contra a lei e a ordem. A manifestação da tríade da má conduta, que é presidida por um senador de terceira categoria, extrapolou nas suas aberrações, exatamente quando agrediu por declarações irresponsáveis e levianas as Forças Armadas, como se deu nesta quarta-feira (7 de julho).

A resposta dos comandantes militares veio de imediato, por meio de nota oficial. Vejamos o texto na íntegra:

O Ministro de Estado da Defesa e os Comandantes da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira repudiam veementemente as declarações do Presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito, Senador Omar Aziz, no dia 07 de julho de 2021, desrespeitando as Forças Armadas e generalizando esquemas de corrupção.

Essa narrativa, afastada dos fatos, atinge as Forças Armadas de forma vil e leviana, tratando-se de uma acusação grave, infundada e, sobretudo, irresponsável.

A Marinha do Brasil, o Exército Brasileiro e a Força Aérea Brasileira são instituições pertencentes ao povo brasileiro e que gozam de elevada credibilidade junto à nossa sociedade conquistada ao longo dos séculos.

Por fim, as Forças Armadas do Brasil, ciosas de se constituírem fator essencial da estabilidade do País, pautam-se pela fiel observância da Lei e, acima de tudo, pelo equilíbrio, ponderação e comprometidas, desde o início da pandemia Covid-19, em preservar e salvar vidas.

As Forças Armadas não aceitarão qualquer ataque leviano às Instituições que defendem a democracia e a liberdade do povo brasileiro”. (assinam) - Walter Souza Braga Netto,
Ministro de Estado da Defesa; Alte. Esq. Almir Garnier Santos, Comandante da Marinha; Gen. Ex. Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, Comandante do Exército; Ten. Brig. Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, Comandante da Aeronáutica.

Ao meu sentir, além de engulhos, causa vergonha alheia o papelão vergonhoso desses senadores que se jogam debaixo dos holofotes da imprensa marrom e se acham comandantes dos destinos do país. Ledo engano desses senadores. Talvez ninguém tenha dito a eles que o impeachment, que procuram a todo custo, não sai das mãos do Congresso, mas das mãos e da iniciativa do povo, que irá às ruas não para o impedimento do presidente da República, mas para dar um basta nas ações deletérias dos inimigos do país, estejam no Senado, na imprensa ou onde quer que seja.

O recado direto aos políticos da politicagem rasteira é no sentido de que a estabilidade democrática do país não ficará refém de seus atos irresponsáveis, mesmo porque o limite será dado quando o povo sentir que chegou a hora, e o chamamento dos brasileiros será uma ordem expressa às Forças Armadas para que restabeleçam a ordem e o progresso.  

Sem prejulgamento do autoritário e espalhafatoso trabalho da CPI da pandemia, vale notar que o estilo adotado na condução do inquérito não tem sintonia com a democracia e muito menos com a liberdade. A Constituição da República não dá carta branca a nenhum político para fazer uso do escárnio público no exercício da função, e não assegura impunidade para criminosos, ímprobos ou aéticos, sejam eles do Executivo, do Legislativo ou do Judiciário.  

Enfim, por essas e outras na política e na politicagem é que o cenário é de causar engulhos.

Wilson Campos (Advogado/Especialista com atuação nas áreas tributária, cível, trabalhista, empresarial e ambiental/Presidente da Comissão de Defesa da Cidadania e dos Interesses Coletivos da Sociedade, da OAB-MG/Delegado de Prerrogativas da OAB-MG). 

Clique aqui e continue lendo sobre temas do Direito e da Justiça, além de outros temas relativos a cidadania, política, meio ambiente e garantias sociais.

        

 

Comentários

  1. Eu sinto esse engulho e tenho vontade de colocar todos esses senadores de araque na cadeia porque o presidente e o relator dessa CPI tem processos e mais processos nas costas e são sujos feito...
    Dr. Wilson Campos o seu artigo fala a verdade e como sempre eu abono e assino em baixo e sem medo de errar. Parabéns pro amigo advogado pelo excelente texto e pelo seu brasileirismo. At. Adamo Veras.

    ResponderExcluir
  2. Conceição Pinheiro8 de julho de 2021 às 15:34

    Eu já botava essa corja na cadeia e jogava a chave fora porque essa cambada de sangussuga só mete a mão no dinheirinho do povo e do contribuinte e faz de conta que trabalha. Eta gente que não merece um voto e esse renan calheiros das alagoas é um sujeito de quinta categoria abaixo de todos que já conmheci. E esda cpi da covid é uma palhaçada pra querer eleger o ex presidiário mas isso não vai acontecer é nunca . Nunca. O Brasil e Deus não vão deixar. É Bolsonaro de novo 2022 para conserta mais esse país e acabar com as mamatas de antes. Meus sinceros parabéns doutor Wilson Campos pelo seu blog e pelo artigo que escreve tão bem nos jornais. Parabéns!!! Sou / assino Conceição Pinheiro.

    ResponderExcluir
  3. Não assisto mais televisão de tanta porcaria que aparece e só falam contra o governo do Bolsonaro. Bando de hipócrita que junto com políticos acostumados a mamata sempre viveram no bem bom e isso acabou. O motim desses cafajestes da imprensa e da política não tem o apoio do povo, e ao contrário disso aí o governo Bolsonaro tem a simpatia da sociedade organizada e que sabe distinguir o certo do errado. Concordo com 100% do seu artigo dr. Wilson Campos e parabéns Dr. Wilson pelas verdades todas dita e escrita tão bem no seu texto. O seu blog é um convite a leitura dos bons brasileiros. Acredite meu caro. Abraço do Vicente C.

    ResponderExcluir
  4. Está CPI da Covid é uma farsa para tirar do ostracismo esses senadores de quinta categoria. Querem ferrar com Bolsonaro mas vão se dar mal. Bando de sanguessugas da p...
    Excelente texto Dr Wilson e manda ver porque o senhor tem o dom da escrita. Muito bom. Abrs. Walmir Braga, professor univ, e empresário, ao seu dispor.

    ResponderExcluir
  5. Eu também sinto isso aí de engulhos que pesquisei e sei que é enjoo e náuseas e eu sinto tudo isso desses senadores que estão sendo cretinos nessa cpi da pandemia que só serve para ouvir quem eles querem e quando um fala o que eles não querem eles se mandam. Gente sem qualidade esses senadores da cpi (o presidente dos 260milhões da saúde da AM, o relator dos 20 processos no stf e na lavajto e o senador dpvat randholphe semlá o que). São tudo uma vergonha para o Brasil. Gostei do texto do artigo e bato palmas porque é o que nós do povo pensa. Thiago Silva.

    ResponderExcluir
  6. Dá nojo ver tv globo lixo, ver juíz do stf falando, ver imprensa vermelha, ver esses senadores da CPI perguntando. Dá nojo essa politicalha suja que só joga contra o Brasil. Quê horror. Dr Wilson o senhor está certíssimo e o que falou está super certo com o que pensa a família brasileira. Gratidão. Fabiana Alvarenga.

    ResponderExcluir
  7. Da politica atual a pior é esta da CPI da pandemia com estes senadores da mesa comandando e julgando quando eles é que deveria estar sendo julgados pelos maus feito que sempre fizeram. Hipócritassss . Meus parabéns doutor Wilson pelo excelente texto 100% brasileiro e verdadeiro. Abrs. Rodrigo S. L. Viana.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas