O POVO BRASILEIRO PREFERE A VERDADEIRA DEMOCRACIA. PERGUNTE! PESQUISE!

 


“A pior democracia é preferível à melhor das ditaduras”. (Rui Barbosa).


As frases exponenciais de ilustres pensadores deveriam ser fonte de sabedoria para uma parcela da sociedade que não sabe nem de longe o que seja uma democracia. Essa parcela, pouco ou nada afeita ao diálogo e ao entendimento, prefere romper com o Estado de direito, afastar os representantes eleitos pelo povo e, de nariz empinado, pensar que pode governar sozinha.  

Essa parcela esquizofrênica, com tendência autocrática e com o máximo de autoritarismo na veia, não sabe que foram os homens e as mulheres de bem que lutaram para que suas famílias pudessem viver em um ambiente de democracia e não em um loteamento da ditadura. 

“Muitas formas de governo foram tentadas, e serão testadas neste mundo de pecado e aflição. Ninguém finge que a democracia é perfeita ou onisciente. De fato, diz-se que a democracia é a pior forma de governo exceto todas as outras formas que foram testadas de tempos em tempos”. (Winston Churchill).

Quem nunca viveu um governo verdadeiramente repressor e tirano como os de Cuba, Venezuela, Nicarágua, Coreia do Norte, Rússia, China, entre outros regimes cruéis, não sabe a bênção que é uma verdadeira democracia.

A promulgação da Constituição da República Federativa do Brasil, ocorrida em 5 de outubro de 1988, cujo preâmbulo diz estar ela sob a proteção de DEUS,  é um símbolo importante na história da democracia brasileira, notadamente porque assegurou direitos e garantias que permitem o exercício da cidadania e a busca por mais igualdade e justiça social, mas dentro de uma expectativa real de respeito inarredável entre povo e governo.

Desde as eleições presidenciais de 2018, tem-se percebido a intensificação da polarização política no país, com eleitores cada vez mais divididos. A sociedade está confusa e os debates políticos restam fragmentados. As pessoas estão falando mais, e muito, sobre ideologia partidária, o que, muitas vezes, resulta em discursos de intolerância e ódio.

Porém, apesar de toda a radicalização presenciada, principalmente nas redes sociais e nas TVs abertas parciais, existe lá no fundo um alento: os brasileiros são unânimes na preferência pela democracia (inteira, verdadeira, absoluta, inatacável), que tem como alguns de seus valores a igualdade dos cidadãos perante a lei e o direito ao voto com eleições livres e transparentes. 

“A democracia é o governo do povo, pelo povo, para o povo”. (Abraham Lincoln).

O conflito social no Brasil existe e está crescendo, graças aos exageros de certas autoridades e também graças ao desrespeito aos artigos da Constituição por estas mesmas autoridades e até mesmo por seletos membros dos Três Poderes, ao mesmo tempo. Daí o motivo de tanta polarização contribuindo para o crescimento monstruoso do conflito social. Mas a soberania é do povo e ao povo pertence o destino da nação.

As pessoas, sejam ricas ou pobres, estão sentindo na pele o impacto das desavenças sociais e das brigas ideológicas no cotidiano de suas vidas, com reflexos negativos nas relações com colegas de trabalho, com amigos de longo tempo e com os próprios familiares. A sociedade está cada vez mais dividida e isso não é bom para a formação e estabilização de uma pensada pátria democrática.

“Democracia com fome, sem educação e saúde para a maioria, é uma concha vazia”. (Nelson Mandela).

O jogo da política tem sido jogado de forma desleal - com ódio, vingança e perseguições. A sociedade está dividida, muito pelo fato das rotineiras divergências políticas de todos e entre todos. Lamentavelmente, não se discutem mais ideias, mas ideologias e diretrizes de frágeis lideranças, sem levar em conta o espírito democrático verdadeiro, que é a preferência nacional. Todavia, não se enganem, pois chega uma hora que a população mostra que não tem medo de nada nem de ninguém, nem de tanques nas ruas, nem de ameaças, nem de ditadores oportunistas e nem de ídolos de barro. O povo quer paz, mas sabe fazer a guerra. Mas ao povo interessa, acima de tudo, o alimento na mesa, a escola dos filhos, a saúde da família.    

O brasileiro não é mais o cidadão simples e humilde de anos atrás. Mais de 50% dos eleitores brasileiros hoje estão pensando muito antes de votar. Erram e acertam, mas vão aprendendo aos poucos. O interesse por política aumentou muito entre os brasileiros. Os que ainda não se interessam pelo tema ou pelo futuro do país, com certeza já estão sendo cobrados a tomarem uma medida e a adotarem uma postura cidadã quanto a isso.

A nação brasileira não aceita e não aceitará, jamais, que o governo, qualquer que seja, se alinhe com países de regimes ditatoriais. Não! As pessoas comuns preferem a verdadeira democracia, que lhes garanta as livres expressão e manifestação. E isso significa dizer que a maioria esmagadora dos brasileiros acredita na importância da preservação total dos princípios presentes na Constituição Federal.

“A democracia não é apenas a lei da maioria, é a lei da maioria respeitando o direito das minorias”. (Clement Attlee).

O povo brasileiro gosta de paz. O verdadeiro cidadão brasileiro prefere a verdadeira democracia - sem desigualdades, sem injustiças, sem censura, sem ameaças, sem desrespeito e sem endeusamento de líderes demagogos, sejam quais forem suas promessas.

A democracia, por pior que seja, é melhor que a ditadura, seja ela de esquerda ou de direita. O povo brasileiro prefere a verdadeira democracia. Pergunte! Pesquise!

Wilson Campos (Advogado/Especialista com atuação nas áreas de Direito Tributário, Trabalhista, Cível e Ambiental/ Presidente da Comissão de Defesa da Cidadania e dos Interesses Coletivos da Sociedade, da OAB/MG, de 2013 a 2021/Delegado de Prerrogativas da OAB/MG, de 2019 a 2021).

Clique aqui e continue lendo sobre temas do Direito e da Justiça, além de outros temas relativos a cidadania, política, meio ambiente e garantias sociais.

 

   

Comentários

  1. Excelente, maravilhoso, Dr. Wilson. Estou 100% contigo e no mesmo pensamento. Nosso Brasil precisa de nós. Att: Lucinda Mascarenhas.

    ResponderExcluir
  2. A democracia brasileira é uma farsa atual, capitaneada por ditadores da esquerda e por ministros escolhidos a dedo para compor a cúpula do Judiciário. Este é o golpe da esquerda brasileira, copiada de ditaduras como as de Cuba e Venezuela.
    Dr Wilson o seu artigo é a realidade que vivemos aqui hoje neste Brasil dividido e corrupto. O futuro é incerto para os brasileiros de bem e uma meta para os comunistas da esquerda petista e seus aliados camaradas. César Adenor.

    ResponderExcluir
  3. Mário J. S. Vilarreal13 de fevereiro de 2024 às 14:54

    Isso mesmo dr Wilson porque a verdadeira democracia não existe aqui. Temos uma ditadura da esquerda nojenta e podre.
    Até quando vamos tolerar isso?
    Até quando seremos humilhados por estes canalhas vagabundos da imprensa e da militância esquerdista????
    Vamos pro tudo ou nada.
    Nossa família é importante e temos uma nação pra defender.
    Dr Wilson tenho honra de ler seus artigos e queria conhecer o doutor. Mário J.S.V.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas