O GOVERNO DO PT ESTÁ DERRETENDO, LITERALMENTE.

 

Quando se fala de governo do PT está a se falar de Lula. Não tem como separar um do outro, por óbvio. De forma que o governo do PT e Lula, juntos e misturados, estão derretendo, literalmente.

A aprovação do trabalho do presidente Lula caiu 5 pontos, de 52% para 47%. Ou seja, Lula está vivendo o pior momento do seu terceiro mandato, segundo dados oficiais dos institutos de pesquisas. A Genial/Quaest divulgou que o petista está despencando no conceito popular. Pela primeira vez, o número de pessoas que desaprovam o governo (49%) foi superior ao dos que aprovam (47%). Os entrevistados têm uma visão bastante negativa do atual governo.  

Nem mesmo o Nordeste, conhecido como reduto eleitoral do lulopetismo, consegue mais ser tão simplório na avaliação da péssima gestão de Lula e PT. Os nordestinos dão um basta e a aprovação caiu de 69% para 59% e a reprovação aumentou 5 pontos percentuais, de 32% para 37%.  

Em um contexto mais regional, a redução de popularidade de Lula no Nordeste é surpresa, mas até os mais crédulos acordam um dia, e daí a queda de 69% para 59% nos votos dos nordestinos. Já nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste (onde Lula tem grande rejeição) a reprovação se mantém acima dos 50%.

O desgaste está nas mentiras do governo, nas medidas não adotadas de controle de gastos, no desequilíbrio fiscal, no processo inflacionário dos alimentos, na alta do dólar e dos combustíveis, no desespero dos eleitores de baixa renda, entre outros desgastes. Os mais pobres são os mais revoltados com o atual governo. Perder popularidade no Nordeste e na renda baixa significa que Lula está perdendo a base que sempre o ajudou e defendeu.

E isso, até mais que seu desempenho no Sul e no Sudeste (onde já tem fortíssima rejeição) denota que boa parte do desgaste lulopetista está atrelada aos preços disparados, ao custo de vida alto, às mordomias dos Três Poderes, à pobreza do povo, aos escândalos de salários milionários de autoridades do primeiro escalão do governo, às despesas descomunais da primeira dama e ao estilo arrogante e esbanjador de Lula e de seus 39 ministros. Tudo isso é percebido, principalmente pelos mais pobres, que acordaram para a realidade da vida.

Não bastasse tudo isso, o governo do PT entrou em 2025 sob imensa desconfiança do mercado, que vislumbra uma situação caótica, de leniência absurda com as metas fiscais e o controle da dívida pública. A falta de controle das despesas do governo fez deteriorar ainda mais as expectativas, e isso acabou jogando o dólar e os juros futuros para cima. E o desfecho está sendo a impopularidade crescente do governo e a incerteza do amanhã.  

Peço licença ao leitor e vou repetir que o governo Lula entrou em 2025 sob uma pesada desconfiança do mercado, que o vê como leniente com as metas fiscais e o controle da dívida pública. A cegueira do governo não o deixa ver o que está acontecendo à sua volta. O governo está dando cabeçadas na área econômica, além de cometer erros elementares de estratégia, articulação e comunicação que lhe causam prejuízos políticos em todos os sentidos – caso da isenção de imposto de renda para quem ganha até R$ 5 mil, que o governo voltou atrás; caso do Pix; caso da “xepa” ou revalidação das datas de vencimento dos alimentos; caso da alta dos alimentos nas prateleiras dos supermercados; caso da volta do aumento dos combustíveis; caso da ameaça de possível tabelamento ou controle de preços; caso da ínfima redução do imposto de importação; e o caso da gastança governamental descontrolada.    

O ser humano faz escolhas diferentes. Notem que os EUA escolheram Donald Trump para que voltasse à Casa Branca com uma agenda ao gosto da sociedade organizada, e ele já está restaurando o império das leis, combatendo a aberração Woke e vai preparando o seu país para um crescimento sustentável liderado por empreendedores eficientes. Já o Brasil escolheu Lula, que está deixando o país seguir ladeira abaixo, sem freios. O desgoverno petista, apesar de ter abocanhado em 2024 uma receita de impostos federais totalizando R$ 2,71 trilhões, ainda assim o rombo fiscal só cresce, haja vista a gestão incompetente e corrupta do lulopetismo.

De maneira que a catástrofe e o caos estão aí e vão violar ainda mais os bolsos dos mais pobres, jogando mais para o fundo do poço a já pequena popularidade de Lula. A lição é dada, todos os dias, e o mundo ensina, os países vizinhos mostram a realidade, e mesmo assim o governo Lula continua na contramão do certo, optando pelo errado.

O exemplo poderia ser o de Javier Milei, da Argentina, que está passando sua motosserra no estado inchado herdado da esquerda. Milei, assim como Trump, está trabalhando para o crescimento e anda a passos largos na preparação do terreno para um voo de águia (longo, rápido e certeiro) da economia argentina, e os investidores já começam a se posicionar positivamente. Já no Brasil, o voo é de galinha (curto, lento e desequilibrado).

A desaprovação do governo Lula parece que também chegou na imprensa esquerdista, que mostra estar acordando para o que de real acontece no Brasil. O desastre é perceptível, a conta é salgada, e até as notícias de golpe estão caindo por terra. Não existiu financiamento de golpe nenhum, segundo a Polícia Federal. As narrativas do PT não têm mais lastro e nenhuma aceitação, nem mesmo por parte da esquerda geral ou da imprensa comprada, que já se dividem e mostram descontentamento com a situação precária vigente.

Portanto, não resolve ameaçar com regulação das redes sociais, censurar publicações e blogs, manipular dados estatísticos. O bolso está doendo e o povo não cai mais na cilada tradicional da esquerda. A sociedade brasileira está percebendo que o governo do PT está derretendo, literalmente.

Wilson Campos (Advogado/Especialista com atuação nas áreas de Direito Tributário, Trabalhista, Cível e Ambiental/ Presidente da Comissão de Defesa da Cidadania e dos Interesses Coletivos da Sociedade, da OAB/MG, de 2013 a 2021/Delegado de Prerrogativas da OAB/MG, de 2019 a 2021).

Clique aqui e continue lendo sobre temas do Direito e da Justiça, além de outros temas relativos a cidadania, política, meio ambiente e garantias sociais.

 

 

Comentários

  1. O governo e Lula estão derretendo mesmo e até os mais pobres estão insatisfeitos. Meus empregados (42) estão detestando o governo do PT e não votam nesse povo nunca mais dizem. PT e Lula estão derretendo e vão ser extintos pela incompetência. Dr. Wilson Campos seu artigos são simplesmente ótimos e bem dosados e equilibrados. Brilhante!!! Att: Verônica Moraes.

    ResponderExcluir

Postar um comentário