DRA. MARTHA L. S. CAMPOS - MÉDICA MINEIRA EM DESTAQUE 2025.

 A Associação Médica de Minas Gerais (AMMG), o Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais (CRM/MG) e o Sindicato dos Médicos de Minas Gerais (SINMED/MG), na Semana do Médico, por meio do prêmio "Médico Mineiro em Destaque 2025", homenagearam a médica cardiologista Dra. Martha Lúcia Soares Campos, em solenidade especial do dia 17/10/2025, às 20 horas, no Centro de Convenções da AMMG, na capital, e entregaram-lhe a placa com os dizeres: "À ilustríssima Doutora Martha Lúcia Soares Campos, merecedora do mais profundo reconhecimento da classe médica, é conferido o título de Médica Mineira em Destaque do ano de 2025". 

Dra. Martha preparou o seguinte discurso:

"Agradeço, de antemão, a homenagem que estou recebendo. Estou feliz por estar aqui.

Tenho 42 anos de formada e 38 após Residência em Clínica Médica e Cardiologia.

Em Pedro Leopoldo/MG, sou médica cardiologista há 38 anos, com atendimento diário. Já trabalhei em PA – Pronto Atendimento e em Hospital Público, ajudando pessoas e prestando atendimento a boa parte da população. Meus pacientes são enviados para Belo Horizonte para realização de revascularização miocárdica, angioplastias com stents, implante de marcapasso e muitas cirurgias de próteses valvares.

Em Belo Horizonte, capital, da mesma forma, trabalho como cardiologista há 38 anos, cumprindo minha missão de médica, seja lutando para salvar vidas ou ajudando a todos que necessitam do meu trabalho. Para mim, a medicina não é apenas uma profissão, mas um ofício exercido 24 horas por dia.

Tenho convivido diuturnamente com a evolução da Cardiologia, seja com suas novas diretrizes ou seus novos métodos para salvar vidas.

Estudo, pesquiso e participo de Congressos e lives que enriquecem meus conhecimentos.

Entendo que a missão de uma profissional da cardiologia vai muito além do consultório. Trata-se de estar presente na prevenção, cuidar nos momentos difíceis e incentivar hábitos que mantêm o coração forte. A vida de uma médica cardiologista requer empatia, conhecimento, coragem e dedicação.

Sempre busco aliar a realização profissional às lições da medicina moderna para ajudar meus pacientes.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, mais de 18 milhões de pessoas falecem todos os anos em decorrência de problemas cardiovasculares e 80% dessas mortes poderiam ser evitadas com mudanças no estilo de vida e controle dos fatores de risco. Daí que, com o avanço das doenças cardiovasculares como principal causa de morte no Brasil e no mundo, cresce também a atribuição do médico, notadamente para que esteja preparado para atuar com precisão, atenção, responsabilidade e conhecimento técnico.

Em razão do necessário apreço e da atenção máxima em prol da saúde do paciente, o cardiologista precisa estar atualizado, por exemplo, com a evolução das novas diretrizes para pressão arterial e novos níveis de colesterol. A sobrevivência e o bem-estar dos nossos pacientes interessam, e interessam muito.

Vale observar que a avaliação personalíssima de novos métodos de emagrecimento é importante, especialmente para manter as pessoas mais saudáveis.

A nossa população tem vivido cada vez mais, com saúde e realizando atividades físicas. E nossa esperança está na integração entre a expertise humana e as novas tecnologias emergentes, transformando e aprimorando os cuidados cardiológicos e levando a diagnósticos mais precisos, tratamentos mais eficazes e vidas mais saudáveis. Isso conta, e conta muito.

Nesse sentido, há que prosperar o surgimento de novos medicamentos para todos, para manter níveis pressóricos adequados, para evitar AVC e infartos.

Confesso que preocupa-me o fato de jovens que usam cigarros eletrônicos, proibidos pela ANVISA, cujos principais riscos do consumo são o surgimento de câncer, doenças respiratórias e cardiovasculares, como infarto, hipertensão arterial e morte súbita. Os cigarros eletrônicos e outros produtos de nicotina possuem substâncias tóxicas que atacam diretamente o coração. Portanto, parem de fumar, parem de envenenar o coração.    

Também preocupa-me o fato de alguns jovens fazerem uso de anabolizantes, que levam ao infarto e podem provocar embolia pulmonar. Ademais, o uso indiscriminado, prolongado e em altas doses de esteroides anabolizantes pode levar à hipertrofia ventricular, ou seja, ao aumento anormal do músculo cardíaco, o que pode resultar em insuficiência e arritmia cardíacas. Os anabolizantes alteram os níveis de colesterol e triglicerídeos, elevando o risco de aterosclerose, infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral, além de servir como alerta o aumento do número de casos de hipertensão arterial sistêmica em jovens que utilizam esses esteroides anabolizantes.

Encerrando, assevero-lhes que não escolhi a Medicina por altruísmo, para ter a melhor clínica ou o mais luxuoso consultório. Escolhi pelo prazer de exercer essa linda profissão, pelo cuidado com as pessoas, pela empatia que sinto pelos pacientes. A empatia, a meu ver, é o equivalente a sentir o bater de um coração, que não é o meu. Amo os desafios da medicina. Tenho satisfação de ser atenciosa com o pobre, o rico, o letrado ou o analfabeto. A doença quando vem, ela é igual para todos. E cabe ao médico compreender a fragilidade do ser humano, e tratá-lo com respeito, sem discriminação ou preconceito.

Enfim, reafirmo que, para mim, a medicina não é apenas uma profissão, mas um ofício exercido 24 horas por dia, uma missão de dedicação, cuidado e humanidade. E a cardiologia é uma especialidade para quem gosta de cuidar de gente, para quem gosta de tornar saudáveis os corações aflitos.  

Reitero meus agradecimentos pela honrosa homenagem 'MÉDICO MINEIRO EM DESTAQUE 2025', que acabo de receber".

Após a entrega do prêmio os organizadores convidaram a todos para um jantar, que contou com a presença de vários médicos de Belo Horizonte e do interior, de familiares e de convidados. A música ao vivo, o serviço de bar, o jantar e todos os momentos da festa foram de muita harmonia, alegria e confraternização.  

Eu fui convidado, estive presente e dou nota dez com louvor ao evento.

Também estavam presentes na solenidade o Dr. Victor Wilson Soares Campos, médico cardiologista, filho da Dra. Martha; demais familiares e amigos.    

Parabéns, Dra.Martha! Parabéns a todos! 

Wilson Campos (Advogado/Especialista com atuação nas áreas de Direito Tributário, Trabalhista, Cível e Ambiental/ Presidente da Comissão de Defesa da Cidadania e dos Interesses Coletivos da Sociedade, da OAB/MG, de 2013 a 2021/Delegado de Prerrogativas da OAB/MG, de 2019 a 2021).

Clique aqui e continue lendo sobre temas do Direito e da Justiça, além de outros temas relativos a cidadania, política, meio ambiente e garantias sociais.   

 

Comentários

  1. Parabéns doutor Wilson Campos. O senhor tem uma família linda e digna de aplausos e louvor. Parabéns !!! Luan Medeiros F.J. (empresário).

    ResponderExcluir
  2. Muito legal! Parabéns Dr. Wilson pela sua belíssima família, pela esposa e pelos filhos. Todos honrados e competentes profissionais. A vida recompensa os bons. Parabéns mesmo. At: Karla Lemos (advogada).

    ResponderExcluir
  3. Dárcio e Lenice Mascarenhas.22 de outubro de 2025 às 13:38

    Transmita à dra. Martha nossas felicitações pelo grande dia. Ser médica é ser indispensável na vida das pessoas. Parabéns dra.Martha. Parabéns dr. Wilson Campos pela família maravilhosa. Deus abençoe todos. At: Dárcio e Lenice Mascarenhas.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas