OBRA PÚBLICA SEM PLACA E SEM RESPEITO AO CIDADÃO.

 

No mesmo local onde caiu o viaduto Batalha dos Guararapes, em 3 de julho de 2014, na avenida General Olímpio Mourão Filho, esquina com avenida D. Pedro I, no bairro Planalto, a prefeitura está realizando uma obra extremamente desorganizada e poeirenta, que está acabando com a paciência e a saúde das pessoas que moram e trabalham nas proximidades.

A tragédia do desabamento do viaduto, que causou duas mortes e deixou 23 feridos, além da dor das famílias atingidas e do trauma dos moradores vizinhos, deixou prejuízos aos cofres públicos e provocou o questionamento da necessidade daquela obra. Passados oito anos, no mesmo lugar, eis que surge uma obra municipal de reparo de adutora, que, segundo informado, seria de 30 dias, No entanto, já transcorreram 150 dias e a obra está longe de ser concluída.

Vale observar que a obra não tem seguimento há vários dias, restando máquina parada, montes de terra, valas e buracos, material espalhado, nuvens de poeira e nenhum operário na execução do serviço. A situação é terrível. Ninguém dá satisfação alguma aos moradores. O descaso é total, agravado ainda pela poeira intensa que irrita o nariz e o pulmão e gera tosse seca e espirros. As reclamações dos moradores, comerciantes, motoristas e pedestres são constantes e generalizadas. 

Não bastasse tudo isso, a obra não tem placa informativa, não tem data de início ou de término do serviço, não tem valor do objeto da intervenção, não tem dados do contratante, nem do contratado, nem responsável técnico. Ou seja, a referida obra realizada pelo município não dispõe de placa legível em local visível, como determina a lei.

De que servem a Lei Federal 5.194/1966, que no seu artigo 16 assegura que enquanto durar a execução de obras é obrigatória a colocação e manutenção de placas visíveis e legíveis ao público, e a Lei Municipal 11.362/2022, que trata da política de transparência nas obras públicas municipais? Afinal, de que servem as leis, se não são cumpridas? E de que serve a Câmara Municipal, se não fiscaliza nem protege os interesses da população?

A colocação de placa de obra pública é obrigatória, assim como deve estar destacado o número do telefone do órgão público encarregado da execução do projeto. E isso não é nenhum favor, uma vez que o objetivo é dar transparência administrativa, permitindo à população o conhecimento e a razão das obras municipais realizadas com o dinheiro público.  

Não se trata este artigo de censura à obra em debate ou a quaisquer obras municipais. Mas o respeito ao cidadão é incondicional. A placa informativa está prevista na legislação. A execução do serviço requer qualidade e pontualidade. Os transtornos devem ser minimizados. Os danos à saúde pública são inaceitáveis. E a nuvem de poeira, 24 horas por dia, e os consequentes riscos ao organismo humano são inadmissíveis e imperdoáveis.

A rigor, o respeito aos moradores e o cumprimento das leis e dos princípios da administração pública são indispensáveis.

Wilson Campos (Advogado/Especialista com atuação nas áreas de Direito Tributário, Trabalhista, Cível e Ambiental/ Presidente da Comissão de Defesa da Cidadania e dos Interesses Coletivos da Sociedade, da OAB/MG, de 2013 a 2021/Delegado de Prerrogativas da OAB/MG, de 2019 a 2021).

(Este artigo mereceu publicação do jornal O TEMPO, edição de quinta-feira, 21 de julho de 2022, pág. 21). 

Clique aqui e continue lendo sobre temas do Direito e da Justiça, além de outros temas relativos a cidadania, política, meio ambiente e garantias sociais.

 

Comentários

  1. Madalena M. S. Aguiar21 de julho de 2022 às 12:17

    Na minha rua tem uma obra que já dura 1 ano e meio e não tem placa mas tem poeira e mau cheiro da tubulação que deixam jogada ao léu. Uma vergonha essa prefeitura de BH, desde a época do kalixo até agora nada mudou e os vereadores não falam nada e só ficam querendo pular de vereador para deputado e etc. Todos preguiçõsos que não gosta m de trabalhar e o povo paga imposto para bancar saláriodessa gente e esse pessoal ficar a toa. Isso é crime STF? Isso é crime tribunais??? Cadê o MP? Dr. Wilson Campos o seu artigoé tudo que eu penso e vejo emBH e estamos juntos nessa.Att: Madalena M.S, Aguiar. .

    ResponderExcluir
  2. Armando S. Dantas F.21 de julho de 2022 às 12:21

    Eu conheço esse local e passo aí todo dia pra lá e pra cá no meu rota de trabalho. É verdade o que o senhor disse. Esse lugar está virando uma novela e essa obra eu vejo aí o poeirão danado que cobre carro, loja, casa,apartamento,escritórios, etc, que eu visito e o pessoal reclama muito da demora e dapoeira danada e isso já dura um tempo. uma vergonha isso doutor Wilson. Parabéns pela verdade dita. Abr. Armando Dantas.

    ResponderExcluir
  3. Paulo Ernesto L. V. Braga21 de julho de 2022 às 14:20

    Meu caro dr. Wilson o senhor foi no ponto certo. A prefeitura é a mesma de antes e não muda nada na transparência e na qualidade dos serviços prestados ao povo de BH. Veja os moradores de rua, a sujeira das ruas, o lixo pra todo canto, o mato nos lotes vazios, as obras paradas e sem acabar nunca. E os nobre vereadores ficam fazendo palanque e colocando candidatura a dep.estadual,federal e senado. E enquanto isso a cidade vai pro latão de lixo e o povo pagando por obras que demoram anos e deveriam ser feita em poucos meses ou até dias. Falta fiscalização da câmara municipal e do ministério público. Ninguém olha nada e não faz nada. Essa é nossa BH que fica cada dia mais feia. O pessoal do serviço público está todo de home office e até as obras estão sendo feitas de casa pelo home office, porque ninguém está na obra e só vê terra, buraco e poeira como o senhor bem disse. Eu digo isso porque vejo e também reclamo. Vamos trabalhar gente e respeitar o dinheiro do contribuinte. Meus parabéns pelo excelente texto doutor Wilson. Vamo botar a boca no trombone porque quem paga a conta pode reclamar sim senhor. Abr. do Paulo Ernesto.

    ResponderExcluir
  4. João C. M. dos Santos21 de julho de 2022 às 14:24

    Dr. Wilson a pergunta é... cadê o dinheiro do viaduto que caiu???
    cadê a placa e o valor da obra hoje no lugar que caiu o viaduto???
    cadê o pessoal trabalhando na obra porque do meu prédio eu vejo que não tem ninguém lá e nem máquina rodando, e tudo parado, parado???
    Tá difícil. Muda Brasil!!!! João Carlos.

    ResponderExcluir
  5. Tarcísio M. de S. Lemos22 de julho de 2022 às 11:52

    O artigo defende o interesse da coletividade e a prefeitura deveria respeitar os moradores e realizar a obra dentro da lei e da normalidade, inclusive mandando jogar caminhão pipa de água no local onde está gerando muita poeira - nuvem de poeira. Eu passo no local e vejo o absurdo que é a obra toda parada e só poeira e terra. Parabéns Dr. Wilson Campos pelo artigo na defesa dos nossos direitos de cidadãos. Abração mestre. Tarcísio M. S. Lemos.

    ResponderExcluir
  6. Suzana F. Magalhães de O.22 de julho de 2022 às 14:18

    O mau exemplo está aí quando a PBH desrespeita as lei faladas no artigo e depois quer que o contribuinte respeite as leis municipais. Como assim? Se a PBH não respeita leis nós não temos de respeitar também. Se a PBH não coloca placa com valor e responsável e tudo mais que foi citado no artigo do Dr. Wilson Campos então a PBH deve ser punida e multada. Que isso? Que país é esse? Dr Wilson meus parabéns pelo excelente texto que mostra a verdade ao nosso povo de BH. Att: Suzana Magalhães.

    ResponderExcluir
  7. Cássia E. P. Soledade22 de julho de 2022 às 14:24

    Sou uma vizinha incomodada também com essa porcaria de obra que não acaba e está parada de tudo. POEIRA na minha casa o dia todo e ninguém da prefeitura vem perguntar como está. Quem limpa ou paga para limpar minha casa toda cheia de poeira. Essa prefeitura é uma vergonha mas vou lembrar dessa gente e dos vereadores na hora de votar pode estar certo disso. Dr Wilson Campos o senhor está certo em tudo que disse. Muito bom mesmo. Gratidão de Cássia Soledade.

    ResponderExcluir
  8. Eu junto os comentários e assino embaixo. De acordo minha gente boa do Bairro Planalto e BH. Abs. Estevão José.

    ResponderExcluir
  9. BOA TARDE WILSON,EU PASSEI POR ESSE LOCAL INDO NA DIREÇÃO DO HOSPITAL DA UNIMED SEMANA PASSADA UM MONTE DE TERRA ABANDONADA E UM AMONTOADO DE ENTULHO POR TODA PARTE ALI NA AVENIDA PEDROI NA DESCIDA AONDE TINHA O VIADUTO GUARARAPES UM DESLEIXO TOTAL PODENDOPROVOCAR DOENÇAS NO APARELHO RESPIRATÓRIO DEVIDO A POEIRADA EXISTENTE NO LOCAL E SEM NENHUMA PLACA DE AVISO DE EM OBRAS.NOTÍCIA DA PREFEITURA É QUE TAMBÉM ESTÁ EMANDAMENTO LIMPEZA DA LAGOA DA PAMPULHA QUE EXISTEM DÉCADAS QUE VEM SENDO DIVULGADA ESSA LIMPEZA EM LOCAIS DA LAGOA SE FORMOU PANTANOS VAMOS VER SE AGORA A DESLEIXADA CIDADE DE BELO HORIZONTE PODE CONTAR COM ESSA OBRA DA LAGOA DA PAMPULHA FINALIZADA

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas