INQUISIÇÃO DA TV GLOBO FORTALECE REELEIÇÃO DE BOLSONARO.

 

O escárnio, a ironia e a arrogância foram os pilares de sustentação dos jornalistas da Rede Globo de Televisão que entrevistaram o presidente Jair Bolsonaro na segunda-feira (22/8). E o que se viu durante quarenta minutos foram “caras e bocas” dos apresentadores do jornal nacional da TV Globo, que mostraram ao Brasil, mais uma vez, como não fazer jornalismo e como não merecer a concessão pública de serviço de comunicação.   

Se o grupo Globo já contava com a antipatia e o descrédito da maioria dos brasileiros, sua condição ficou ainda pior depois do show de horror encenado pelos apresentadores William Bonner e Renata Vasconcellos, que usaram e abusaram de questionamentos tardios durante a entrevista do presidente, que era a todo o tempo interrompido e chamado de “candidato”, sem nenhum respeito ou consideração ao atual Chefe de Estado.

A inquisição dos persecutores da TV Globo acabou fortalecendo a possibilidade da reeleição de Bolsonaro no primeiro turno, uma vez que as cobranças não foram isentas nem imparciais, e os âncoras fizeram um interrogatório e não uma entrevista com o presidente Bolsonaro. O povo percebeu. A emissora não sairá ilesa, e sua audiência continuará despencando e irá para o ralo, definitivamente.

O eleitor não aceita o tratamento diferenciado e desfavorável por parte dos apresentadores do telejornal em relação ao presidente, por menor que seja a preferência da emissora a outros candidatos. Nesse 23/8 (terça), Ciro Gomes (PDT), o segundo na lista de entrevistas de candidatos à Presidência da República foi sabatinado, e constatou-se a diferença de tratamento, ou seja, para Bolsonaro a agressividade taxativa de perguntas sobre temas pretéritos e para Ciro a amenidade de perguntas fáceis e sem a menor importância para o futuro do país.

A falta de paridade nos questionamentos restou claramente demonstrada. Os apresentadores favoreceram um candidato em detrimento do outro. Mas isso foi observado pela sociedade e a resposta veio imediata. As pessoas mudaram de canal. O tiro saiu pela culatra.

Nas próximas entrevistas, 25/8 (quinta) – Lula (PT); e 26/8 (sexta) – Simone Tebet (MDB), a população brasileira estará atenta aos acontecimentos. No caso de Lula, os eleitores serão mais percucientes na fiscalização, uma vez que a TV Globo persegue Bolsonaro desde o primeiro dia de seu governo, enquanto que Lula passa como “bom samaritano” aos olhos da emissora, que não usa a mesma régua para medir a probidade dos candidatos. Uma vergonha! Mas o povo brasileiro está de olho e vigilante quanto à conduta dos jornalistas perante os próximos entrevistados.  

A emissora de televisão há alguns anos apelidada de Vênus platinada, atualmente está sem brilho e sem prestígio, e os brasileiros sabem muito bem que a Globo nunca foi a melhor TV aberta, mas no máximo sempre foi a com maiores recursos financeiros, os quais estão escassos, exatamente porque perdeu as benesses e as verbas públicas cortadas no governo Bolsonaro.

Ao meu sentir, a besteira maior cometida pelos inquisidores foi abandonar o jornalismo correto e bandear para o texto novelesco de terceira categoria. A petulância e o deboche dos dois globais não foram capazes de desequilibrar o presidente. Ao contrário, ele respondeu os questionamentos com firmeza e deixou claro que o Brasil vai bem, especialmente se comparado com outros países da América Latina.

Bolsonaro foi o primeiro a ser “entrevistado”. Essa condição facilitou o caminho para os demais candidatos, já com prováveis listas de botes e rebotes ao estilo de cobras venenosas, pois o que lhes interessa é pregar a demagogia e desqualificar o atual governante. Porém, os brasileiros, os verdadeiros cidadãos, conhecem de há muito as artimanhas daqueles que gostam de constranger e espalhar o ódio, sem a coragem e a competência de apresentar plano de governo e propostas que favoreçam o povo e o país.

Confesso que eu já não tinha a menor simpatia pela TV Globo ou por seus programas apelativos e suas novelas antifamília. Agora, depois da inquisição medonha do presidente em horário nobre, mais do que nunca torço para que a emissora seja banida dos meios de comunicação, haja vista sua aversão ao jornalismo profissional, preferindo sempre a contramão da informação isenta e honesta.

Oportunamente, cumpre-me o dever de observar que a imprensa brasileira não é isenta nem imparcial. Juntamente com a TV Globo, a grande imprensa está adotando a oposição ao governo Bolsonaro como ferramenta de trabalho, numa declarada adesão ao formato esquerdista. Não há um dia em que os pseudo jornalistas não saiam atirando palavras e textos na cara da sociedade, insultando o presidente, provocando seus simpatizantes e arregando para os militantes da bandeira vermelha. Uma vergonha!

Nós, brasileiros, sabemos muito bem que o jornalismo tupiniquim nunca mais foi o mesmo depois do célere ambiente digital. A internet e suas diversas redes sociais transformaram o público em um elemento excelentemente ativo, que não espera as notícias dos jornais ou dos telejornais, e já comenta e compartilha as novidades numa rapidez jamais vista. O Brasil é campeão nesse tipo de conectividade e interatividade. Cuide-se TV Globo.  

Enfim, indignou-me a conduta dos inquisidores. O desrespeito com a autoridade máxima do país envergonhou não apenas os brasileiros, mas também os estrangeiros que acompanham as reviravoltas da política mundial. Os quarenta minutos de interpelação do presidente Bolsonaro foram angustiantes para os eleitores, que esperavam uma entrevista que tratasse de planos e propostas de governo e não de picuinhas passadas ou entreveros aleatórios e desconexos. 

Resultado: a inquisição vergonhosa e desrespeitosa da TV Globo acabou fortalecendo a reeleição do presidente Jair Bolsonaro. Que fique a lição para a dupla mal-educada de entrevistadores e para a emissora decadente.

Wilson Campos (Advogado/Especialista com atuação nas áreas de Direito Tributário, Trabalhista, Cível e Ambiental/ Presidente da Comissão de Defesa da Cidadania e dos Interesses Coletivos da Sociedade, da OAB/MG, de 2013 a 2021/Delegado de Prerrogativas da OAB/MG, de 2019 a 2021). 

Clique aqui e continue lendo sobre temas do Direito e da Justiça, além de outros temas relativos a cidadania, política, meio ambiente e garantias sociais.

 

Comentários

  1. Eu assisti a entrevista e concordo com Dr Wilson, primeiro porque foi uma inquisição mesmo e isso acabou ajudando o PR Bolsonaro na reeleição no 1o turno. O eleitor não aceita esse tratamento dos entrevistadores com esse desrespeito e ironia com Bolsonaro e com outros eles falam macio.
    Acho excelente o artigo. Assino junto e compartilho. Saudações de Fausto Medeiros. BH e SP.

    ResponderExcluir
  2. Sensacional o texto. Aprovo e concordo. Parabéns. Eneida Vargas

    ResponderExcluir
  3. PREZADO WILSON BOA NOITE ESCARNIO IRONIA ARROGANCIA EU CONCORDO COM VOÇE WILSON A REDE GLOBO USEIRA E VEZEIRA EM DESRESPEITAR PRINCIPALMENTE O PRESIDENTE DA REPUBLICA QUE EXPLICOU DIREITINHO AS PERGUNTAS FEITAS A ELE COM MUITA EDUCAÇÃO.ALIÁS ESSES 2 JORNALISTAS SE É QUE PODEMOS CHAMAR DE JORNALISTAS ENTRE ASPAS A JULGAR E PRE-JULGAR O CHEFE DA NAÇÃO BRASILEIRA TAMBÉM PELA DECADENTE REDE GLOBO.EU NÃO ASSISTO A REDE GLOBOPOIS ELES SÃO MUITO TENDENCIOSOS DEVERIAM RESPEITAR MAIS OS SEUS CONVIDADOS ESSES 2 NÃO PODEM SER JORNALISTAS ,MAS O PRESIDENTE BOLSONARO SE SAIU MUITO BEM.ESSES 2 JORNALISTAS SÃO INSIGNIFICANTES APENAS LEEM O TELE PRONTER ISSO NÃO É JORNALIMO.

    ResponderExcluir
  4. A Globo precisa ser mais humilde com todos. Ela não é mais a única no país e temos outras boas e até mehlores e mais justas em informação. Ou muda o jeito de informar ou vai falir ainda mais que não tem mais verbas públicas para aliviar.
    O Pres. Bolsonaro foi muito bem e respondeu com seriedade e calma, dando uma lição mesmo nos dois globais.Parabéns Dr. Wilson Campos pelo artigo sempre brasileiro e justo.. |Gostei. Abr. Isaurinha M.S.DVergueiro.

    ResponderExcluir
  5. PREZADO DR WILSON
    BOA TARDE
    CONCORDO INTEGRALMENTE COM O SEU TEXTO
    A REDE GLOBO É CONTRA O BRASIL.DISTRIBUIDORA JÁ ALGUM TEMPO DE FAKE NEWS.O PRESIDENTE BOLSONARO FOI O UNICO PRESIDENTE BRASILEIRO APÓS REDEMOCRATIZAÇÃO A PEITAR A GLOBO ESTA VIVENDO DE POLPUDAS VERBAS PUBLICITÁRIAS EM TODOS OS GOVERNOS MENOS DO ATUAL.O JORNAL NACIONALMAIS PARECE UM SHOW E JÁ DETEM PEQUENA AUDIENCIA NOS LARES BRASILEIROS FACE A SEU DECLINIO COMO EMPRESA DE COMUNICAÇÃO.ENTÃO OS 2 PRINCIPAIS JORNALISTAS QUE APRESENTAM O JÁ CANSATIVO JORNAL TELEVISIVO NÃO PODEM SER CONSIDERADOS JORNALISTAS POIS NÃO ENTEMDEM NADA DESSA PROFISSÃO.A GLOBO É MANIPULADORA DA OPINIÃO PÚBLICA COLOCA A NOTÍCIA DO JEITO QUE ELA QUER NORMALMENTE TENDENCIOSA E MALEDICENTE CONFRONTANDO MENTIRAS QUE ELA PROPRIA CRIA E INVENTA.JÁ ERA HORA OU PASSOU DA HORA DA REGULAMENTAÇÃO DE TODA AIMPRENSA DO BRASIL PUBLICAM ABSURDOS NEM SEMPRE A VERDADE.A LEI DA MORDAÇA DEVE SER APLICADA CONTRA AQUELES QUE MALVERSAM A VERDADE DIGA-SE REDE GLOBO.
    CELEBRE FRASE DO GOVERNADOR LEONEL DE MOURA BRIZOLA
    QUANDO A GLOBO FALA A VERDADE TENHA CERTEZA QUE É MENTIRA.
    QUANDO A GLOBO FALA A MENTIRA TENHA CERTEZA QUE É VERDADE.
    FRASES ATUAIS ATÉ HOJE.
    DURMA-SE COM UM BARULHO DESSES.

    ResponderExcluir
  6. Assisti a entrevista com o Bolsonaro. Apesar das armadilhas, ele se saiu muito bem. Arthur L.

    ResponderExcluir
  7. Assisti com um nó na garganta a entrevista que mais era um interrogatório em um tribunal do crime. De todo jeito o presidente Bolsonaro mostrou que tem controle quando quer e deu um baile nos dois jornalistas da esquerda da globo. Vamos para as urnas e vamos vencer no 1º turno Dr. Wilson e vamos com fé em nome da família brasileira e do Brasil. Att: Vanderléa Lucas

    ResponderExcluir
  8. Estevão S.F. Godinho25 de agosto de 2022 às 17:58

    O Brasil ganha com os debates entre os candidatos que precisam mostrar o que sabem e o que conhecem do Brasil e como vão administrar a nação. Essas entrevistas separadas nas televisões não agregam nada e só causam polarização antes da hora. Cadê os planos e propostas de governo dos candidatos que o Dr. Wilson Campos tanto cobra nos seus artigos:??? Cadê??? Abrs. Estevão S.F.. Godinho.

    ResponderExcluir
  9. De pleno acordo com o seu magnífico texto sobre a "entrevista" do Presidente Bolsonaro na tv Globo. Lamentável sob todos os aspectos, perdeu-se uma excelente oportunidade de conhecer os planos do atual Presidente para um novo mandato, caso eleito, possibilidade que se concretiza cada vez mais nos últimos meses, apesar das dificuldades oriundas da conjuntura mundial com a pandemia e a guerra na Ucrânia. Os acertos do governo Bolsonaro na condução da economia já são percebidos pela população com o início da queda da inflação, agora já inferior a 10%, e o aumento da atividade produtiva em diversos setores, o que coloca o Brasil em vantagem se comparado aos países europeus e aos Estados Unidos. Além do mais, o Presidente Bolsonaro e sua equipe de ministros demonstraram grande capacidade de articulação junto ao Congresso para reduzir impostos e baixar o preço dos combustíveis, favorecendo toda a população brasileira. Não se pode esquecer a preocupação social do atual governo com a parcela mais sofrida da população, em boa hora socorrida pelo auxílio emergencial nesta quadra difícil que o mundo enfrenta.
    Cordiais saudações da comunidade da zona sul . MMF.

    ResponderExcluir
  10. Sem dúvida, a parcialidade da TV Globo ficou evidente, mas serviu para cavar mais rápido a sua sepultura.
    Sinto nojo dessa emissora.
    A luta é grande e longa para nos livrarmos dessas quadrilhas...

    ResponderExcluir
  11. PARABÉNS, Dr. Wilson Ferreira. Ótimo e oportuno artigo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas