REAL FALTA DE CARÁTER




Para cada fato novo na política, o fosso da severa crise de caráter aumenta, cabendo à sociedade combater essa epidemia que contamina as partes ainda sadias do corpo combalido do povo brasileiro. E que esse combate seja pela moralização cidadã, pela justiça implacável, pelo voto consciente e pela indisfarçável vergonha alheia.

Vergonha alheia por possuir uma Constituição Federal que foi promulgada para proteger a sociedade, mas que é desobedecida e usada para prejudicar o cidadão, a todo o momento, pelos próprios entes federativos que desconhecem o que seja legalidade, e revestem-se de impunidade, fazendo valer sua vontade, num regime feudal de governo, típico de republiquetas dominadas por ditadores enrustidos.

Vergonha alheia por perceber que as pessoas continuam reféns da sua própria inércia, mantendo-se passivas, enquanto os titulares dos desmandos e do desgoverno loteiam o território, saqueiam os cofres públicos e, por se encontrarem impunes, esperam pela pizza que será servida em pratos de porcelana e com talheres de prata, enquanto o povo se vira com a marmita de arroz, feijão e ovo. 

Causa engulhos e revolta ver o desplante dos sem-caráter que, de forma acintosa, praticam os mais ignóbeis atos de canalhice, próprios dos energúmenos que não temem a lei, e que se safam graças à impunidade, que, por sua vez, fervilha sob a encolha sorrateira dos cúmplices, que facilitam o cometimento de crimes e dividem o butim.

Nos últimos tempos, o engodo, a desfaçatez, a irresponsabilidade e a improbidade atingem níveis absurdos. Tudo isso é visto no primeiro, no segundo e no terceiro escalão dos governos. A tapeação é generalizada. A politicagem está tomando conta do país, seja pelas mãos dos sem-caráter, dos sem-vergonha, dos que falam pelos cotovelos, ou daqueles que desmerecem os próprios cargos que exercem no Executivo, no Legislativo e no Judiciário. Ou seja, a coisa vai de mal a pior na República das Bananas.

Parece que a vida não nos quer livres da angústia e da desesperança, nem sequer por pequenos momentos. O alívio que nos chega é tão passageiro que a aflição não abandona nosso corpo. Somos reféns da falta de caráter e da vergonha alheia, cujas definições exatas são impróprias para este espaço e para a leitura dos cidadãos de bem.

O Estado se mostra anêmico e empacado diante de tanta estultice. Os interesses pessoais são colocados acima do pedido de socorro da nação. E dessa forma, sem ação e sem reação do povo - cabisbaixo, quieto, de cócoras e com o queixo nos joelhos -, o país caminha para a recondução dos mesmos demagogos, populistas e aproveitadores, porque o contrapeso não é operado pelos cidadãos de caráter, de vergonha e de respeito, que se acovardam e deixam a carruagem dos calhordas passar, impunemente.

Pátria amada e idolatrada, cadê você? Seu povo anda pelas sombras e se esconde enquanto os ladrões atacam em plena luz do dia. A Justiça é lenta, a violência é absurda, a impunidade é crescente, os governos são incompetentes, a improbidade é moeda de troca, os impostos são escorchantes, a prestação de serviço público é deficiente, as autoridades são negligentes. Cadê você, pátria amada, idolatrada, de um sonho intenso?

O cárcere, para onde deveriam ir todos os infames malversadores do Tesouro, serve, na maioria das vezes, para retirar a fórceps a dignidade dos comuns e manter os desvalidos e os desgraçados a ferros. E assim caminha a desumanidade, com a população alienada e isolada do que seria, de fato, o conceito de cidadania. Causa repulsa assistir a tudo isso e não poder eliminar da vida pública os autores das ilicitudes, colocar na cadeia os ladrões de vidas e banir da sociedade os destruidores de sonhos. Causa tristeza constatar que falta caráter e sobra vergonha alheia no nosso Brasil.


Wilson Campos (Advogado/Presidente da Comissão de Defesa da Cidadania e dos Interesses Coletivos da Sociedade, da OAB/MG). 

(Este artigo mereceu publicação do jornal ESTADO DE MINAS, edição de quinta-feira, 10 de maio de 2018, pág. 7).

  

Comentários

  1. Que isso doutor? Maravilhoso esse artigo. Sensacional interpretação da política de hoje em dia.
    Trista ver que é assim mesmo o político que não honra o voto que recebeu, que sai da linha reta e entra no campo da roubalheira e dos interesses pessoais. Falta de caráter na política é em todos os estados brasileiros, e não sobra quase ninguém. Uma vergonha. Vergonha alheia como disse muito bem o Dr. Wilson Campos. Que texto sensacional - certeiro, imparcial, íntegro, dentro da completa certeza que os brasileiros precisam conhecer. Parabéns Dr. Wilson por mais este brilhante artigo e mensagem ao nosso povo. Família Bittencourt Magalhães, Onofre, Jamille, e Cia.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas