DE 4 EM 4 ANOS.




A falsidade utilizada por determinados políticos não pode passar em branco, tornando-se inadmissível que um candidato surja pedindo votos e, depois de eleito, desapareça, como num passe de mágica, sem dar o retorno esperado pela coletividade. As promessas não são cumpridas e o eleitor se sente um inútil, diante da escolha errada.   

As atrocidades sociais acontecem no inteiro decorrer de quatro anos, ininterruptamente, e o indivíduo não aparece para socorrer as vítimas, sejam elas menores, maiores ou já idosas. Os atos de desumanidade, por negligência do poder público, em nenhum momento constrangem essa pessoa, que na maior cara de pau ressurge das cinzas e, com sorriso largo, dá tapinhas nas costas dos cidadãos como se tivesse intimidade para tanto. Claro, estou falando do político, que some e reaparece depois de 4 anos.

Pobre do povo brasileiro, que tem de suportar políticos bissextos, que aparecem de 4 em 4 anos. Pobre da nação cujas políticas públicas dependam desses senhores. Pobre gente sofrida do meu Brasil, que apesar das suas boas intenções, se vê constantemente enganada por esses seletos membros da politicagem, embora eles saibam que isso é feio, danoso e quase criminoso.

Acontece, “nobre” candidato, “respeitável” político, que esse povo já tem olhos e ouvidos bem abertos, suficientemente para entender o quão irresponsável é essa sua atitude de prometer e não cumprir, de se eleger e não honrar o voto recebido, de mentir e não sentir vergonha do ato abestalhado. Acontece, “ilustre” representante do povo, que essa gente não mais é tocada feito gado, não mais caminha de cabeça baixa e não mais vive na escuridão da desinformação. Os tempos são outros. A velocidade da comunicação abre caminhos para o conhecimento, para o novo, para o que representa, de fato, os interesses dos cidadãos comuns.

Por outro lado, temos ainda uma parcela da sociedade que vota sem pensar e elege candidato ficha suja, outra que vota por ideologia e simpatia à cor da camisa do partido, outra que vota porque alguém pediu ou mandou, outra que vota em troca de emprego ou de material de construção, e outra que vota no candidato à reeleição mesmo sabendo que ele está sendo investigado por crimes cometidos. Isso precisa acabar, sob pena de o país encarcerar para sempre os direitos e as garantias sociais.

Um Brasil de democracia plena, que atue na defesa da cidadania e da soberania popular não pode agregar políticos bissextos que somente apareçam para o eleitor de 4 em 4 anos; que somente visitem os bairros, distritos, cidades e zona rural de 4 em 4 anos; que somente carreguem crianças no colo para agradar os pais, de 4 em 4 anos; que somente prometam trabalhar por educação, saúde e segurança, de 4 em 4 anos; que somente usem de mentiras para causar efeito eleitoreiro, de 4 em 4 anos; e que passadas as eleições, desaparecem, eleitos ou não, e somente reaparecem depois de 4 anos, para novamente mentir para o eleitor.

A via eleitoral ainda é a melhor saída para os problemas do país. No entanto, essa via democrática requer amadurecimento do eleitor, de forma que ele pense muito antes de votar. O escolhido para representar o povo necessita, no mínimo, ter ficha limpa, ser idôneo e honrado, ser trabalhador e ético, ser transparente e honesto, inspirar confiança e honrar compromissos, e trabalhar duro na valorização do voto recebido, prestando contas do mandato e respeitando a opinião pública.

Nas próximas eleições, que estão chegando, vote com coragem e determinação, mas pensando nos interesses da coletividade, de maneira que tenhamos uma sociedade livre, moderna, humana e mais igual. Não vote em oportunistas, demagogos e mentirosos, que aparecem de 4 em 4 anos e depois desaparecem. Não vote em candidatos duvidosos, fichas sujas e que pensam somente nos seus interesses pessoais. Não vote nos políticos bissextos, que ressuscitam de seus gabinetes suntuosos, de 4 em 4 anos. Não vote em político ou candidato irresponsável, que não saiba controlar a vaidade e não saiba honrar os compromissos assumidos com a sociedade.

Wilson Campos (Advogado/Presidente da Comissão de Defesa da Cidadania e dos Interesses Coletivos da Sociedade, da OAB/MG).



Comentários

  1. Famoso político de ocasião, que só aparece para pedir voto, fazer gracinha e depois some de novo. Se é eleito, então, desaparece e não dá nem as caras no lugar onde prometeu melhorias, asfalto, água, luz, ônibus, posto de saúde, creche, escola, saneamento, policiamento, etc, etc...
    Eleitor que votar nesses caras precisa sofrer mesmo, porque não tem explicação uma coisa dessa. O sujeito depois de eleito dá as costas para tudo que prometeu. Mentir é a especialidade desses camaradas que de 4 em 4 anos aparecem e depois desaparecem. Uma vergonha um político desse tipo. Fora com eles. Fora. Fora!!!! Aproveitando o espaço, quero parabenizar o autor desse blog Dr. Wilson Campos. Excelentes os artigos e tudo que escreve. Nota 10 !!! João Carlos P. Silva. - Grande BH.

    ResponderExcluir
  2. O texto do advogado Wilson Campos é a realidade pura do que acontece no Brasil. O texto ajuda o eleitor a pensar melhor na hora de votar, para não errar de novo e eleger aquele cara que só aparece para pedir voto, de 4 em 4 anos. Enquanto o povo implora por saúde, educação, transporte, moradia e segurança, o político eleito desaparece e depois somente reaparece na maior cara de pau pedindo novamente o seu voto depois de 4 anos. Um sujeito desse não merece ser eleito nunca e se eleito não pode ser reeleito nunca mais. O voto precisa ser valorizado pelo eleitor, porque o voto é a arma contra esses políticos mentirosos e covardes que tem por aí. PARABÉNS Dr. Wilson pelo maravilhoso artigo, muito bem escrito e sobre um assunto muito importante para todos. Meu nome é Marlene Heliodora M. P. de A., 100% brasileira.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas