PRESIDENTE, GOVERNAR É PRECISO!


Governar democraticamente um país mergulhado em profunda crise político-financeira é muito difícil, mas não impossível. O exercício do cargo requer acuidade dos sentidos, para muito além dos cinco sentidos clássicos e mais à frente do “sexto” sentido, de forma que o equilíbrio seja admitido como o mais novo e o mais exigido sentido do corpo humano, capaz de manter o indivíduo de pé, seja caminhando, correndo ou praticando os atos comuns da vida.

O título que encima o artigo é um recado ao presidente Jair Bolsonaro, para que preste atenção ao seu redor e governe para o povo, com sabedoria, diplomacia e equilíbrio, mas que não se deixe enganar pela falsa parceria do Congresso, que, costumeiramente, trai e tergiversa quando mais se precisa dos seus membros. Da mesma forma, é preciso cuidado com alguns ministros do STF, que há muito deixaram de lado o saber jurídico para tratar de temas políticos que não lhes dizem respeito, além da intromissão e da teimosia em legislar em vez de julgar e sentenciar ou observar a legalidade das leis em relação à Constituição.

Presidente, governar é preciso! Os brasileiros não podem mais esperar por atitudes enérgicas, de maneira a colocar o Legislativo e o Judiciário nos seus devidos lugares, sem que atrapalhem o Executivo. As dificuldades do desemprego, do custo de vida alto, da escassez de investimentos privados e do corte de verbas públicas afastam cada vez mais o cidadão da qualidade de vida que almeja. O caos volta a rondar, depois da esperança com a sua eleição. Os estados e os municípios alegam falência e descumprem compromissos e contratos. Os negócios na indústria e no comércio estão estagnados. Os preços dos combustíveis puxam a inflação e causam ameaças de greve dos caminhoneiros. A insatisfação volta a crescer no seio da sociedade. As promessas de arrumar a casa, colocar os ladrões na cadeia e fazer uma faxina no governo vão se tornando tardias. Medidas enérgicas e rápidas precisam ser tomadas.

Essa história de guru, que dá palpites aqui sem estar aqui é de uma insensatez sem tamanho, uma blasfêmia para cada palavra ou recado dessa pessoa, que somente contribui para o constrangimento e a desunião no governo. Ora, presidente Bolsonaro, o povo brasileiro o elegeu para mudar a cara do país e não para ouvir conselhos de um sujeito falastrão, que nada acrescenta com suas falácias ideológicas e radicais. E não há, de fato, espaço na República para uma pessoa desequilibrada como é o caso desse guru, que desagrega, desequilibra e desrespeita com seus palavrões inconsequentes e próprios dos ególatras, portadores de linguajar chulo e de baixo calão.

A população brasileira, presidente Bolsonaro, fez a sua parte, elegendo-o para governar com ética e probidade, para recuperar a economia do país, para proporcionar crescimento e desenvolvimento e para acabar com o desemprego, mas também para moralizar as instituições, eliminar a corrupção e afastar da vida pública todo e qualquer praticante de crimes contra a Administração. Os cidadãos trabalham, pagam impostos e não têm mordomias bancadas com o dinheiro público. O mesmo deve ocorrer com os políticos, sem exceção, posto que a Câmara dos Deputados e o Senado trabalham pouco ou nada e gastam muito. O equilíbrio precisa existir, pois não é crível que o povo trabalhe a morrer e os políticos esbanjem privilégios e mordomias por aí.

Ante o desabafo, presidente, a verdade que norteia a cabeça dos brasileiros é no sentido da moralização do país, em primeiríssimo lugar. Feito isso, os passos seguintes podem ser as reformas, a geração de emprego, a redução dos preços e a entrega dos direitos sociais constitucionais. Então, presidente, não faça parcerias com políticos desonestos, não ceda favores em troca de votação no Congresso nem faça vista grossa aos desmandos do STF. O povo o elegeu e estará ao seu lado durante o seu mandato, mas o senhor deverá sempre demonstrar equilíbrio, coragem, transparência, retidão, austeridade, rigor e honestidade em todos os seus atos, agora e depois, porque o tempo é curto e a desesperança arrasa com a cidadania. Presidente, governar é preciso!

Wilson Campos (Advogado/Especialista com atuação nas áreas tributária, trabalhista, cível e ambiental).


Comentários

  1. Juliana R. G. Lourenço.16 de maio de 2019 às 18:08

    É isso aí, presidente!!!. Governar e não abaixar a cabeça para este Congresso cheio de sanguessugas. Governar com raça e coragem para colocar esse país no prumo. Governar e limpar a sujeira dos petralhas. Governar e mostrar ao Brasil e ao mundo que a roubalheira acabou e dias melhores virão.
    Parabéns Dr. Wilson, como sempre o guardião da cidadania. Juliana RG Lourenço.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas