MIL DIAS.




O mandato do presidente da República é de quatro anos, ou seja, de 1.460 dias. Para mostrar serviço são necessários bem mais de cem dias. No mínimo, em nome do princípio da razoabilidade, são necessários mil dias para o presidente dizer a que veio. Portanto, nada de desespero com o atual ocupante do cargo, mesmo porque os outros presidentes que passaram pela mesma situação não realizaram quase nada nos cem primeiros dias de governo.

O ideal seria que, em cem dias, o presidente entregasse mais do que entregou, mas a casa estava tão desarrumada, com a bagunça do “mensalão” e do “petrolão”, que o presidente Jair Bolsonaro precisará mais do que bons ministérios para ajudá-lo na organização, pois precisará também do povo na construção de um país melhor para todos. A rigor, a sociedade organizada sabe muito bem que o Brasil necessita da força de todos para que os erros sejam corrigidos e a nave governamental siga uma rota segura.

De fato, os cem dias foram poucos para consertar os estragos deixados por gestões passadas. Daí a sugestão de se planejar grandes realizações em mil dias, porquanto nesse lapso temporal os ministérios já tenham tido tempo de pensar, preparar e efetivar projetos de suas respectivas pastas, no atendimento dos interesses da população e com o intuito de fazer funcionar a máquina estatal, que há muito está emperrada com relação às suas obrigações políticas, econômicas e sociais. Aliás, em mil dias o governo já deverá ter aprovado as reformas necessárias, que, segundo especialistas, se muito tardias, travam de vez o crescimento e o desenvolvimento.

Apesar das dificuldades de diálogo político com o Congresso, da troca de alguns ministros e do excessivo número de mensagens nas redes sociais, o presidente Bolsonaro ainda conta com o interesse do mercado e dos investidores, que acreditam numa guinada positiva quando as reformas acontecerem. De sorte que, com fé e otimismo, vale a pena ver os próximos capítulos, mormente quanto ao compromisso do presidente de libertar a Pátria definitivamente, “do jugo da corrupção, da criminalidade, da irresponsabilidade econômica e da submissão ideológica”.   

Independentemente das críticas que recebe, Bolsonaro continua carregando o piano, enquanto os pessimistas de sempre desmerecem todo e qualquer esforço que é feito para aprumar as finanças e diminuir o rombo econômico deixado por Lula e Dilma. As críticas diárias são internas e intensas e quase sempre dos mesmos, que não jogam limpo e mascaram o que está sendo feito de bom para a nação. Por que não fazem críticas positivas, mostrando o erro e ensinando o caminho? Falta competência aos críticos, essa é a realidade.

As mudanças vão surgindo, aos poucos, embora a pressa por resultados positivos seja grande. O governo Bolsonaro precisa implementar políticas fortes e proativas dentro do país, nas áreas da saúde, educação e segurança, mesmo que a reforma da Previdência não seja a que o ministro da Economia Paulo Guedes pretende, como prioridade do governo federal. Além do que, existe também o “pacote anticrime” criado pelo ministro da Justiça e Segurança Pública Sérgio Moro, que ganhou espaço dentro do governo por agradar a base aliada e o eleitorado mais próximo do presidente. Ademais, vale considerar o corte nas mordomias palacianas e ministeriais, como demonstração da boa vontade do governo com as suas próprias promessas de campanha, que, grosso modo, atendem as aspirações do povo brasileiro, que não tolera mais gastanças e luxos com politicagens imerecidas.

Diante dos fatos, mil dias é prazo suficiente para o presidente dizer a que veio e mostrar o alcance da sua gestão, que, espera-se, seja voltada para o progresso da nação e para a felicidade do povo brasileiro. Mas, espera-se também que o presidente Bolsonaro seja menos falante e menos frequentador das redes sociais, reduzindo a zero a agressividade contra autoridades públicas, uma vez que isso não é de bom tom e não agrega valores ao seu governo. Essa é a expectativa da sociedade. Resta aguardar.

Wilson Campos (Advogado/Especialista com atuação em Direito Tributário, Trabalhista, Cível e Ambiental). 


Clique aqui e continue lendo sobre temas do Direito e da Justiça, além de outros temas relativos a cidadania, política, meio ambiente e garantias sociais.

Comentários

Postagens mais visitadas