COPASA NA CONTRAMÃO DOS DIREITOS DO CONSUMIDOR.


A qualidade na prestação de serviços e a excelência técnica e operacional há muito deixaram de ser valores competitivos da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa). Os consumidores estão cada vez mais decepcionados e indignados com a concessionária estadual de água e esgoto, seja pela cobrança exorbitante nas contas, aumentos injustificados nos preços, ausência de detalhamento nas faturas, péssimo atendimento virtual ou presencial, ineficiência completa do telefone 115 - que só toca musiquinha -, reclamações de falta de água nos bairros, ou ameaças constantes de cortes, sem dó nem piedade, em plena pandemia da Covid-19.

Segundo a própria Copasa, no fim do ano passado, seu Conselho de Administração autorizou a distribuição de dividendos extraordinários a seus acionistas no valor de R$820 milhões. Destes, R$411 milhões foram para os cofres do governo de Minas, que é o acionista majoritário da Copasa, com 50,04% das ações. Vale notar que o total do montante distribuído pela empresa até o terceiro trimestre de 2020 é de R$972,4 milhões, sendo seu lucro de R$547,7 milhões. No entanto, mesmo obtendo lucros milionários, a empresa não se preocupa com a satisfação do cliente e o trata com descaso.

Vejamos os seguintes fatos, analisados por mim e pontuados por um especialista da engenharia: 1) a Copasa cobra, além do valor do abastecimento medido em cada moradia, o mesmo valor pelo esgoto dinâmico e mais duas taxas, de uso dos recursos hídricos para a água e para o esgoto, ou seja, mais que dobra o valor mensal a pagar; 2) nem toda a água que entra pelo hidrômetro sai pela rede de esgoto, como no caso das plantas, canteiros e jardins internos e externos das residências, e a vegetação dos passeios, que são molhados com frequência, e a água vai para o solo, e não para a rede de esgoto; 3) na limpeza de carros, passeios e áreas externas das casas e prédios, a água evapora ou vai para o solo ou para as galerias de águas pluviais das prefeituras, mas não para a rede de esgoto da Copasa; 4) as águas drenadas das piscinas também vão para as galerias de águas pluviais municipais e não para a rede de esgoto da Copasa.

Assim, como visto, o volume de água que não retorna pela rede de esgoto da Copasa é significativo, o que torna injusta a estrutura de cobrança dessa taxa, principalmente na forma como vem sendo feita há anos. Ademais, uma empresa que se dá ao luxo de lucros abissais não pode sacrificar o consumidor com cobranças desarrazoadas e desproporcionais. Isso não é justo.

Causa estranheza o fato de a agência reguladora e a Assembleia Legislativa não enxergarem tais evidências e não tomarem as devidas providências legais. Ora, trata-se de interesse da coletividade, que demanda interferência executiva, legislativa e judiciária em prol da população.  A água é essencial à vida.

A rigor, a Copasa precisa focar não apenas lucros, mas investimentos para os sistemas de água e esgoto de Belo Horizonte e de centenas de municípios mineiros, e atender melhor o seu cliente e cobrar preços justos e razoáveis. A cidadania agradece.

Wilson Campos (Advogado/Presidente da Comissão de Defesa da Cidadania e dos Interesses Coletivos da Sociedade, da OAB-MG/Delegado de Prerrogativas da OAB-MG). 

(Este artigo mereceu publicação do jornal O TEMPO, edição de quinta-feira, 4 de fevereiro de 2021, pág. 15). 

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Comentários

  1. Dr. Wilson esse assunto é muito importante para todos nós porque a conta de água está um absurdo e não tem explicação para o valor cobrado. Eles cobram e pronto e voce que se vire para pagar ou cortam a água. O hidrômetro mede AR conforme muitos técnicos afirmam e a gente´paga AR em vez de água, e a Copasa não se mexe e nem toma uma providencia para fazer um serviço sério e limpo. A Copasa é uma vergonha para nós mineiros como empresa pública e com pequena parte privada. Tudo que o senhor falou no seu artigo que eu li cedo no jornal que sou assinante e agora no seu Blog é verdade e mais pura verdade. Concordo com tudo que o senhor disse de cima até embaixo, do começo ao fim. Vamos ver se eles tomam uma atitude digna e ajudam o cliente, o consumidor, com preço justo e honesto, ainda mais nessa época de coronavírus e tanto sofrimento do povo. Abraço e meus respeitos. Cordial abraço e parabéns pelo seu trabalho e pelo excelente artigo. Sérgio G. Luca.

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  2. Está certíssimo o ponto de vista do adv. dr. Wilson Campos na questão da conta e da prestação de serviço da Copasa que não atende com qualidade e ao contrário faz uma confusão danada na conta,não entrega a fatura para pagar, repete leituras sem ler o hidrometro, chuta medição de consumo, não atende no 115 e não atende na agência , ou seja um descaso muito grande com a gente e o governo de MG não fala nada, a ALMG e os deputados estaduais nada fala e assim as coisas vão acontecendo. O consumidor precisa reclamar,gritar e pedir por seus direito. Antes que a coisa toda piore ainda mais. Eles ganham milhões e nós conta pesada para pagar, sem dinheiro, sem emprego e sem vacina. Assim não dá. Obrigada dr. Wilson pelos seus esclarecimentos e pela cidadania que o senhor tanto defende na OAB e nos seus artigos nos jornais e no blog. Parabéns por tudo. Sou sua admiradora pela grande cidadania. Ana Cláudia R.S. .

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  3. Vamos chamar o Ministério Público o Tribunal de Contas e quem tiver a obrigação de olhar essas coisas todas e melhorar para o coitado do povo que somos nós todos. Preçojusto e razoável como disse o doutor. Preço justo já é um começo. Até e obrigado. Paulo JP.

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  4. PREZADO DR. WILSON
    BOM DIA
    EU MARCO TULIO RECENTEMENTE FUI SÍNDICO,ATÉ POUCOS MESES ATRAS, E PUDE VERIFICAR NO ANO QUE EXERCI ESSE MANDATO O EXCESSO QUE É COBRADO NAS CONTAS DE AGUA,AQUI DO PREDIO,COMO DEVE SER DE TODOS OS CONSUMIDORES.
    VÁRIAS VEZES CHAMEI A COPASA ANTES DA PANDEMIA E APÓS TAMBÉM PARA QUE OS FUNCIONÁRIOS DA COPASA IDENTIFICASSEM O EXCESSO DE AGUA QUE ESTAMOS PAGANDO.
    COMPREI UM ELIMINADOR DE AGUA CUSTOU 50,00 QUE VIRIA A BAIXAR O VOLUME DE AGUA,ELIMINANDO O AR QUE ENTRA NO HIDROMETRO,POR ENQUANTO A COPASA ESTÁ ME ENROLANDO E NÃO QUER INSTALAR TAL DISPOSITIVO ANTES DA CHEGADA DE AGUA NO HIDROMETRO.
    PELO GOLPE DO ARIETE,QUE DESCOLA AR NO ENCANAMENTO NA CAIXA DAGUA QUE SUPRE O ABASTECIMENTO DE AGUA AQUI NO BAIRRO NOTEI QUE;

    ESTAMOS PAGANDO AR,E NÃO AGUA.

    FUI ALGUMAS VEZES NA AGENCIA DA COPASA NA RUA RIO NEGRO,ESQUINA COM AMAZONAS NO BAIRRO BARROCA MAS OS FUNCIONÁRIOS SÃO TREINADOS PARA NÃO PERMITIR CONSERTAR ESSE ERRO DA COPASA,MANTENDO A CONTA DE AGUA CARA,SEM EU TER CONSUMIDO AQUELE VALOR EM METROS CÚBICOS DE AGUA.
    RECENTEMENTE A COPASA ATRAVÉS DE INVESTIGAÇÃO JUNTO COM A POLÍCIA CIVIL NO VALE DAS ACACIAS EM RIBEIRÃO DAS NEVES ,DESCOBRIU,QUE FUNCIONÁRIOS DA PROPRIA COPASA FAZIAM OS FAMOSOS GATOS,PARA O CONDOMINIO EM QUESTÃO,PAGO POR RICOS MORADORES DESVIANDO AGUA EM GRANDE PROPORÇÃO,O QUE PREJUDICOU OS MORADORES DE BAIXA RENDA DAS REDONDEZAS PAGANDO ESSES ALTOS VALORES NA CONTA DE AGUA.
    ASSEMBLEIA DE MINAS E COPASA PARECEM IRMÃOS SIAMESES,QUALQUER GOVERNADOR OU QUALQUER DEPUTADO SE ENTRELAÇAM E NÃO DEIXA ESSE GRITANTE RECLAME DA POPULAÇÃO SER RESOLVIDO.
    TENTAREI MAIS ALGUMAS VEZES INSTALAR O ELIMINADOR DE AGUA AQUI NO MEU HIDROMETRO,JÁ QUE SÓ A PROPRIA COPASA PODE FAZER ESSA INSTALAÇÃO,MAS A MÁ VONTADE É GRANDE,ESSE ELIMINADOR DE AR,A COPASA DEVERIA INSTALAR DE GRAÇA, É TÃO SIMPLES, POIS ISSO FARIA COM QUE NÃO FALTASSE AGUA PARA OUTRAS RESIDENCIAS,PARA OS BAIRROS,PARA A CIDADE DE BELO HORIZONTE EM GERAL E O CONSUMO ABAIXARIA NAS CONTAS DE AGUA FICARIA MUITO PERTO DA REALIDADE ENTÃO COM ESSA PROVIDENCIA PAGARÍAMOS SÓ AGUA E NÃO AR.
    O LEMA DA COPASA CADA GOTA,CONTA,NÃO É RESPEITADO PELA PRÓPRIA COPASA

    Atenciosamente

    Marco Túlio M. Camargos
    Corretor de Seguros

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  5. Certíssimo Dr. Wilson!
    Vamos divulgar o máximo possível esta taxa de esgoto absurda da Copasa, proporcionando enriquecimento ilícito para essa empresa.Parabéns pela iniciativa de abordar esta questão tão danosa ao consumidor.
    Abs. Ricardo Jeha

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  6. Excelente. Tem link para eu divulgar?

    Enviado do meu iPhone

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  7. Dr. Wilson,
    Como sempre um atento observador das coisas do quotidiano da sofrida população. A verdade do retorno da água servida pelo esgoto, é indiscutível. Parabéns.
    Arthur Lopes

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  8. Luciana P. Vasconcellos6 de fevereiro de 2021 às 18:16

    DR. WILSON A MINHA EMPREGADA RECEBEU UMA CONTA DE ÁGUA DE 1.200,00 QUER ELA JAMAIS CONSUMIU. ELE FOI NA AGENCIA DA COPASA QUE NÃO ATENDEU PORQUE NÃO TINHA AGENDADO, ELA VOLTOU DEPOIS E NÃO RESOLVERAM NADA. O TELEFONE 115 NÃO ATENDE NUNCA. UMA PALHAÇADA DANADA. EU FUI PARA TENTAR RESOLVER PRA ELE A NADA TAMBÉM, SÓ RESTA A JUSTIÇA. PAGAR E ENTRAR NA JUSTIÇA PORQUE A LEITURA DO HIDROMETRO ESTÁ ERRADA . OS FUNCIONÁRIOS QUE ENTREGAM AS CONTAS SUMIRAM E REPETEM LEITURAS OU AUMENTAM OS VALORES E SEJA O QUE DEUS QUISER. MEHLOR PARA ELES QUE SÃO DESONESTOS E PIOR PARA NÓS QUE TEMOS QUE PAGAR ESSAS CONTAS ABSURDAS E ABUSIVAS QUE CHEGAM TODO MES. ESTAMOS SENDO FEITOS DE OTÁRIOS POR ESSES DESONESTOS DA COPASA O SENHOR ESTÁ CERTO E ESTOU COM O SENHOR EM TUDO QUE FOI DITO. PARABÉNS POR TUDO. DEVÍAMOS IR TODO MUNDO PRA JUSTIÇA E MANDAR AÇÃO EM CIMA DE AÇÃO PRA CIMA DELES COPASA. AGRADECIDA. LUCIANA VASCONCELLOS.

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  9. O pessoal da copasa ficou mais de tres meses sem passar na minhja casa e a conta era emitida sempre no mesmo valor repetido sem que eu consumisse aquele valor ,ou seja a copasa chutava o consumo e o valor a ser cobrado sem nem passar pelo hidrometro da casa, Isso é uma vergonha absurda e sem condição de aceitar. Fora copasa e que seja contratada outra empresa mais séria com o consumidor. PARABÉNS DR. WILSON pelo espetacular artigo sempre na defesa de nós cidadãos. Super abraço fraterno de Sebastião Lourenço.

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