A PETIÇÃO DE UM BRASILEIRO, PATRIOTA, CONSERVADOR.

 

Senhor presidente Lula, senhores deputados e senadores e senhores ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Trata-se o presente petitório extrajudicial de um requerimento de busca pela razão, notadamente quando esta já não existe mais no campo das ideias, do equilíbrio ou da sensatez.    

Os senhores estão sentados, tranquilamente, em suas poltronas reclináveis, apenas observando a polarização e o ódio se disseminarem. Vossas Excelências abandonaram a prudência e a moderação necessárias à evolução da sociedade; deixaram de lado a importância das tradições morais, religiosas e patriotas; e preferiram criar rupturas internas, capazes de destruir bons ideais e motivar péssimas ideologias.

Enquanto o país se divide entre esquerda e direita, o alto custo Brasil atormenta o produtor, afasta o investidor, desestimula o empregador e embrutece o trabalhador. O sistema é perverso. As instituições divergem, digladiam-se, provocam escândalos e tropeçam umas nas outras. Não há harmonia, muito menos independência. Os freios e contrapesos, antes fundamentais, perderam a eficácia e atualmente são meros enfeites constitucionais.

Ao que parece, somente vossas excelências ainda não perceberam que o Brasil está no fundo do poço, tomado por absoluta insegurança jurídica, derretimento das instituições, ativismo judicial, óbices à liberdade de expressão e ameaças de censura e prisão dos que são contrários ao poder. Somente os senhores não enxergam que um governo só é bom e legítimo se tem o respeito do povo, não teme o escrutínio, não cerceia direitos e não ultrapassa 50% de rejeição.

As bravatas nacionalistas que repercutem por aí, a respeito da soberania brasileira, são meras falácias de pessoas que não descem do palanque. São pessoas que dizem: “Façam o que eu falo, mas não façam o que eu faço”. Pessoas que, independentemente do cargo que ocupam, não admitem o contraditório, fogem do bom debate e se negam ao contato popular das ruas. A soberania é do povo, e não de candidato que a usa como emblema de campanha à reeleição.  

Os manifestantes do 8 de janeiro de 2023 merecem ficar livres, assim como aconteceu no passado, com a anistia concedida em 1979. Naquela época, as faixas e cartazes estampavam: “Anistia ampla, geral e irrestrita”; “Contra a anistia parcial”; e “Anistia não é perdão: é direito”. Muitos mudaram o tom e, agora, de forma obtusa, dizem não.     

A imunidade parlamentar, embora seja fundamental para garantir a liberdade política, não significa um salvo-conduto para a impunidade. A missão do Parlamento é representar o povo, e não interesses pessoais. E cabe aos cidadãos combater a simbiose republicana em que pessoas ligadas ao Estado passam a operar em benefício próprio. O parlamentar dispensa blindagem.

Enfim, Excelências, assim caminha o Brasil, com uma população dividida, angustiada e distante da cidadania. Mas os senhores permanecem com suas mesquinhas ideologias, embora seja de clareza solar a asfixia das liberdades em razão da hipertrofia estatal.

Atenciosamente, um brasileiro, patriota, conservador.

Wilson Campos (Advogado/Especialista com atuação nas áreas de Direito Tributário, Trabalhista, Cível e Ambiental/ Presidente da Comissão de Defesa da Cidadania e dos Interesses Coletivos da Sociedade, da OAB/MG, de 2013 a 2021/Delegado de Prerrogativas da OAB/MG, de 2019 a 2021).

(Este artigo mereceu publicação do jornal O TEMPO, edição de quinta-feira, 25 de setembro de 2025, pág. 17. Coluna de Wilson Campos).

Clique aqui e continue lendo sobre temas do Direito e da Justiça, além de outros temas relativos a cidadania, política, meio ambiente e garantias sociais.     

 

Comentários

  1. Muito bom o artigo dr. Wilson e mais pela cobrança de uma posição dessa gente do poder que só quer saber de gastar o dinheiro do povo e deixar i circo pegando fogo entre a direita e a esquerda. O Brasil precisa de paz e de trabalho apesar da esquerda não gostar de trabalhar. O Brasil precisa de um STF longe da política e perto dos processos e entregando ao povo decisões justas e aceitáveis por todos nós brasileiros. Valeu dr. Wilson e parabéns por tudo. At: Vander L.S.Arruda (economista/empresário).

    ResponderExcluir
  2. Eu gostei demais da petição do mestre Wilson Campos e concordo 100 por cento com ela e digo que os presos do 8 de janeiro precisam ficar livres rápido, que a PEC da blindagem não passou e ficou de bom tamanho, que a conversa torta do Lula sobre soberania é coisa de palanque e querendo reeleger com essa conversa nacionalista, que os EUA sempre foi amigo do Brasil, que o Supremo precisa sair da mídia e focar só nos processos e dar satisfação ao povo e da mesma forma o executivo e o legislativo brasileiro. Vamos trabalhar gente e parar com mimimi e fofoca e blábláblá e mentiras. Vamos trabalhar e ficar longe das ditaduras que o Lula tanto gosta. Vamos pela democracia. Clara M.L.Galante (industriária/formanda).

    ResponderExcluir
  3. Dr. Wilson Campos o judiciário tem de soltar essa gente que já pagou muito caro pelo que aconteceu. Meus aplausos pelo artigo seu no jornal O TEMPO e também pelo BLOG e assino embaixo dessa parte... - Os manifestantes do 8 de janeiro de 2023 merecem ficar livres, assim como aconteceu no passado, com a anistia concedida em 1979. Naquela época, as faixas e cartazes estampavam: “Anistia ampla, geral e irrestrita”; “Contra a anistia parcial”; e “Anistia não é perdão: é direito”. Muitos mudaram o tom e, agora, de forma obtusa, dizem não. - Viva a liberdade !!! Att: Pedro P.S. Roldão (publicitário).

    ResponderExcluir
  4. Com a esquerda não pode negociar porque são todos mentirosos e corruptos e isso não gera confiança nem no mais inocente dos mortais. Enquanto a esquerda estiver aí com esse petista demente o Brasil só vai pra trás. Eu tenho vergonha do meu país estar como está com essa corja de meliantes esquerdistas no poder. Eu tenho nojo dessa gente que protege bandidos e que rouba velhinhos do INSS e que quebra as estatais transformadas em cabide de empregos dos quadrilheiros militantes do PT. Eu tenho esperança que a direita volte ao poder urgente e fique por 100 anos no mínimo governando com moral e progresso. Eu tenho fé em Deus que essa esquerda maldita vai ser varrida do Brasil e do mundo. Doutor Wilson o seu artigo me representa e me dá orgulho pois só fala verdades. Eu aprovo sua petição e dou nota 10 com louvor!!! Débora M.J. Starling. (empregadora e pagadora de impostos caros).

    ResponderExcluir
  5. José Celso G. Amorim F.26 de setembro de 2025 às 09:44


    Eu peço licença para reforçar que quero o pessoal das manifestações do 8 de janeiro LIVRE; quero o PT fora do governo; quero a esquerda banida para Cuba e Venezuela porque lá é o lugar desse povinho; quero um Brasil conservador, patriota e da família brasileira. Dou aval a todo o artigo do Dr. Wilson Campos e destaco com a devida licença essa parte: "As bravatas nacionalistas que repercutem por aí, a respeito da soberania brasileira, são meras falácias de pessoas que não descem do palanque. São pessoas que dizem: “Façam o que eu falo, mas não façam o que eu faço”. Pessoas que, independentemente do cargo que ocupam, não admitem o contraditório, fogem do bom debate e se negam ao contato popular das ruas. A soberania é do povo, e não de candidato que a usa como emblema de campanha à reeleição". At: José Celso G. Amorim F. (administrador, músico e professor).

    ResponderExcluir
  6. Dr. Wilson Campos advogado eu achei sua petição extrajudicial ética e equilibrada ponderando corretamente sobre os temas recorrentes no Brasil como a omissão do Legislativo, a polarização absurda entre esquerda e direita, o desrespeito das instituições entre si, o ativismo judicial exagerado, os escândalos financeiros do governo, o Brasil no fundo do poço, as bravatas de suposta ameaça à soberania nacional, a incompetência de gestão do atual governo, as mentiras para enganar o povo, a ameaça a liberdade de expressão do povo e da imprensa, a prisão de inocentes do 8 de janeiro que deveriam estar livres, a imunidade parlamentar que não pode ser salvo-conduto. Enfim Dr. Wilson eu quero liberdade e direitos e deveres. Eu quero ANISTIA JÁ!!!! Eu aprovo sua petição e concordo com seus pedidos para o bem do Brasil. Hélio L.S. Pimenta (contribuinte e empregador).

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas