MILAGRE : MINISTRO DO STF AOS 41.

Não resta dúvida de que o advogado José Antonio Dias Toffoli é cidadão, com mais de 35 e menos de 65 anos de idade, portador de notável saber jurídico, como exige o Art. 101 da Constituição Federal, mas e o restante do caput do artigo?

Para se chegar a Ministro do Supremo Tribunal Federal é preciso que se cumpra integralmente os ditames do artigo supra, ipsis litteris. E como é este o desejo do atual advogado-geral da União, cabe-lhe atender os rigores da lei.

Elogios merecidos ao advogado-geral da União, Toffoli, nesta função pública. Mas o que não quer calar é a condenação recebida por ele na Justiça do Amapá, conforme estampado em diversos jornais do país, onde lhe é cobrado um valor de R$420 mil que devem ser ressarcidos aos cofres do Estado.

Imaginemos que o doutor Toffoli, indicado por Lula à vaga de Ministro do STF, seja aprovado na sabatina do Senado e tome assento na cadeira do mais alto escalão do poder judiciário. Seu processo continuará em curso no Tribunal de Justiça do Amapá, o que para ele será extremamente desgastante, tendo de se submeter aos desembargadores até que se julgue em definitivo a apelação da sentença que o condenou.

Aos 41 anos, podemos dizer que Toffoli está por ganhar o grande prêmio sonhado por centenas de advogados, magistrados e operadores do direito, de norte a sul deste solo tão gentil.

Tudo bem que ele seja muito novo, não tenha mestrado nem doutorado, tenha tomado bomba em concursos para juiz, seja amigo do Presidente, seja um grande advogado, mas dentre estes pontos negativos e positivos, o que não quer calar, repito, é a condenação pendente no TJ do Amapá.

Na imensidão de juristas sábios, doutrinadores de excelente capacidade jurídica, magistrados de carreira inabalável, operadores do direito com currículo invejável, não teria alguém mais velho ou mais maduro que pudesse assumir o cargo de Ministro da Suprema Corte?

A democracia é admirável por estas e outras, quando se pode questionar, discutir e contrapor ideias no contexto que envolve toda uma sociedade, mesmo porque o salário dos ministros também é pago com o dinheiro do povo.

Pelo sim, pelo não, resta aos mortais desta República, esperar para ver se José Antonio Dias Toffoli, advogado, 41 anos, o mais novo e provável futuro Ministro do Supremo Tribunal Federal, será empossado para também guardar e defender a Constituição Brasileira.

O Presidente Lula pode até não operar o Direito, mas o "milagre", com certeza.

Comentários

  1. Esse é nosso Brasil baronil!

    Infelismente tanta gente mais capacitada, porém não possuem o "QI" suficiente!

    Devia mudar de Lula para Santo Lula Milagreiro!

    E ainda dizem que ele "não ficou sabendo de nada"!

    Imagina se tivesse ficado heim?

    Gilson Junio

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas