A ANTIDEMOCRACIA.




Os antidemocratas que desdenham da bandeira brasileira são os mesmos que se espelham em comandantes de países fracassados e indignos de menção. São indivíduos alienados, orientados por ídolos de barro, incapazes de honrar o debate no campo das ideias. Preferem meias-verdades e se jogam no confronto, sabedores da incompetência de vencer pelo diálogo, mas domesticados pelo cabresto da ilusão e da ignorância.

O ataque a faca contra Jair Messias Bolsonaro, na cidade mineira de Juiz de Fora, não feriu apenas um cidadão, mas a cidadania brasileira, cuja maioria sabe o preço da paz, sabe separar o certo do errado e sabe respeitar a democracia. O golpe traiçoeiro não atingiu unicamente o político em campanha, mas a sociedade, cuja maioria sabe distinguir política ordeira de politicagem rasteira. A agressão criminosa não violou somente os direitos do candidato, mas os direitos e as garantias de um povo que opta pela livre escolha, sem fanatismos ou radicalismos.

Se ferir Bolsonaro foi uma tomada de decisão pessoal, que ainda precisa ser devidamente esclarecida, o agressor vai responder pelo gesto tresloucado e prestará contas à Justiça. O ataque ignavo, ignaro e ignóbil não pode ficar impune. O agressor desprezou os riscos da multidão aglomerada e foi adiante em sua terrível obsessão. O desfecho foi um golpe na democracia, uma profusa mancha na Constituição e uma acentuada dose de desconfiança na melhor forma de organização dos interesses comuns.

 De um lado, um indivíduo intolerante, cercado de mistério e fora da harmonia social. De outro, a coletividade reunida em via pública, dentro da normalidade, numa típica manifestação popular permitida em período eleitoral. Ainda assim, a intolerância, que não encontra guarida na ordem jurídica, não conquista vitórias das quais se possa orgulhar e não honra a tradição pacífica da grande nação brasileira; ignorou a tudo e a todos e mostrou sua cara perversa, violenta, intransigente e antidemocrática.

As diferenças e as controvérsias são peças movíveis no tabuleiro da conciliação, mas jamais serão impostas como condição de alijamento de direitos fundamentais. A violência, da mesma forma, não será permitida aos que bajulam o ócio e forçam uma conquista na contramão das garantias constitucionais. A República não ficará de joelhos.

Não bastassem a fragilidade cultural vigente, o desemprego e a miséria, o sucateamento da educação, a precariedade da saúde, o recrudescimento da violência e a leniência com a impunidade, ainda querem tirar a fórceps, dos 147 milhões de eleitores, o direito de votar com racionalidade e liberdade. Todavia, a antidemocracia, seja à esquerda ou à direita, não abreviará a estabilidade do Estado e não empurrará goela abaixo o tônico amargo da inépcia e do patrulhamento. A escolha há de ser livre e soberana. A antidemocracia perde. A democracia vence, e a cidadania cresce.    
  
Wilson Campos (Advogado/Presidente da Comissão de Defesa da Cidadania e dos Interesses Coletivos da Sociedade, da OAB/MG).

Clique aqui e continue lendo sobre temas do Direito e da Justiça, além de outros temas relativos a cidadania, política, meio ambiente e garantias sociais. 

(Este artigo mereceu publicação do jornal O TEMPO, edição de domingo, 23 de setembro de 2018, pág. 17). 


Comentários

  1. Parabéns mais uma vez pelo brilhante artigo de hoje.
    Marco Antônio Soares

    ResponderExcluir
  2. Soslaine M. V. de Jesus.24 de setembro de 2018 às 12:08

    O Brasil precisa de homens e mulheres que não deixem transformar o nosso país numa Venezuela ou numa Cuba. DEUS me livre. O nosso país é muito lindo, de gente muito boa e que gosta de viver em paz, mas alguns caras querer tomar a força o poder que já mostraram que não tem competencia para nada, é demais e isso não pode acontecer. Cada um vota naquele que deseja e viva a democracia. Espero que o povo vote certo dessa vez, esquecendo os malucos beleza do PT e cia. E que o povo saiba escolher o melhor nesse momento de grande crise e falta de emprego e dinheiro. Parabéns Dr. Wilson Campos pelo excelente artigo escrito e pela forma correta de interpretar a coisa toda. Muito bom mesmo. Soslaine de Jesus. Sou BH. Sou Brasil.

    ResponderExcluir
  3. Raymundo Nonato P. D. Ramos26 de setembro de 2018 às 17:46

    Faço minhas as palavras do autor Dr. Wilson Campos, brilhante advogado, que além desse espaço nos concede bons artigos nos principais jornais de BH. Penso que o brasileiro precisa de amor ao país acima de tudo e assim e depois disso vamos chegar ao primeiro mundo. A violência em qualquer circunstância não leva a nada, apenas aumenta a segregação e o ódio. Meus parabéns Dr. Wilson e meu cordial abraço. Raymundo N.

    ResponderExcluir
  4. BOA TARDE PREZADO Dr. WILSON.
    BOLSONARO É UMA ILUSÃO,CUJO PREÇO É EXTREMAMENTE ALTO.
    BOLSONARO ,ATRAÍU O QUE PENSOU.MESSIAS BOLSONARO ATRAIU A VIOLENCIA E RECEBEU A VIOLENCIA.
    NADA PODE VIR NO CAMINHO,DO BOLSONARO,QUE NÃO SEJA AUTOPRODUZIDO.
    FERIR DEVE SER ACEITO SOMENTE,PORQUE ELE (JAIR)TEM FEITO ISSO COM ELE MESMO.
    ESSAS FRASES SÃO ALGUNS DOS ÍCONES DA PSICOLOGIA.
    FACISTA,VIOLENTO,ATÉ AMEAÇOU DE MORTE,A MULHER COM QUEM TEVE 1 FILHO,CUJA MULHER FOI SE ASILAR NA NORUEGA.
    DESSE POLÍTICO,E SEUS SEGUIDORES,COMO O ATOR PORNÔ ALEXANDRE FROTA NADA SE PODE ESPERAR É O FACISMO,A ANTI- DEMOCRACIA.
    INCULTO,QUER LEVAR PARA O SEU SUPER MINISTÉRIO O POSTO PIRANGA, PAULO LOUCO GUEDES, QUE QUER ACELERAR A POLITICA ECONOMICA DO MICHEL TEMER USURPADOR,VENDENDO O RESTANTE DAS EMPRESAS BRASILEIRAS,PLANO ECONOMICO ESTABELECIDO PELO FINADO PSDB DE CADEIAS ABAIXO;
    FGAGAC,SERRA O MAIOR LADRAO DO PAÍS,AÉCIO CHEIRA NEVER,GERALDO PICOLÉ DE CHUCHU DE 1 SÓ DIGITO,ANASTASIA O TONINHO DA SAVASSI MENTIROSO.
    TRISTE FIM DO PSDB,SOB AS LUZES DA RIBALTA ALIADO A MUITOS CANALHAS DO DEM E MDB,COMO DIRIA TANCREDO NEVES E ROBERTO REQUIÃO.
    OS ACIMA DO PSDB DE FOLHA CORRIDA INVENTARAM APÓS O GOLPE O PLANO,
    PONTE PARA O FUTURO,OU A PINGUELA DO FUTURO,QUE QUEBROU NO MEIO,E DEIXOU A NAÇÃO A MÍNGUA.
    NÃO EXISTE DEMOCRACIA,SEM DEMOCRATAS.
    DEMOCRATAS SÃO,AQUELES QUE HOUVEM A POPULAÇAO.
    CIRO GOMES É O MAIS PREPARADO DE TODOS,ESTÁ COM FICHA LIMPA,CONHECE MUITO BEM O BRASIL.FOI DEPUTADO ESTADUAL,FEDERAL,GOVERNADOR DO CEARÁ,MINISTRO DE LULA,SENADOR AJUDOU EM MUITO O PLANO REAL DE 1994 JUNTO COM ITAMAR,ESSE SIM É UM DEMOCRATA,QUE PODE REERGUER A REPUBLICA BRASILEIRA,ATUALMENTE COM UM SISTEMA DE GOVERNO JÁ FACISTA CUJO CONCEITO,É A ANTI DEMOCRACIA.
    CIRO GOMES É UM DEMOCRATA,DOS MELHORES E MERECE O CARGO DE PRESIDENTE.
    BOLSONARO NÃO,GERALDO NÃO.MARINA NÃO.ESSES NUNCA
    VAMOS AGURADAR 7 DE OUTUBRO E 2 DE NOVEMBRO,ESPERO O MELHOR PARA O BRASIL,VAMOS NOS LIVRAR DESSES 3 ULTIMOS NEFASTOS ANOS DA TRISTE POLÍTICA BRASILEIRA.RESPIREMOS JÁ 2019,DE ALEGRIAS E REALIZAÇÕES COM PENSAMENTO POSITIVO E UM NOVO ALVORECER
    Atenciosamente
    Marco Túlio M. Camargos

    ResponderExcluir
  5. Cleonine Lamas A. Souza.26 de setembro de 2018 às 17:59

    Não sou PT. Não gosto de PT. Prometeram muito e não fizeram nada para o povo. Roubaram até encher as burras e deram uma banana para os pobres, Ficaram ricos, milionários - Lula, Zé Dirceu, Dilma, Pimentel, Genoino, Haddad, Gleise Hoffman, etc, etc. PTralhadas corruptas que saquearam o país e até os seus filhinhos ficaram milionário e moram no exterior. Cambada de sanguessugas. Nunca mais. Fora PT. Fora comunistas de terceira. Fora filhotes de Fidel, Chávez e Maduro e companheirada corrupta do foro de S. Paulo.
    Força Brasil e parabéns nobre Doutor Wilson Campos por mais este ótimo artigo, que eu já tinha lido no jornal, mas resolvi ler de novo aqui no seu blog. Cleonice L.A. Souza - professora universitária, mestra e doutora, mas acima de tudo brasileira.

    ResponderExcluir
  6. BACANA, NOBRE COLEGA, DIVULGANDO A VERDADE QUE MUITOS
    ESCONDEM. POIS NÃO TÊM ÉTICA - DIGNIDADE - E OUTRAS
    VIRTUDES INDISPENSÁVEIS À FUNÇÃO PÚBLICA E SENDO MAUS
    GESTORES VAMOS DEIXÁ-LOS À MARGEM DO NOSSO DINHEIRO.
    Atenciosamente, Jorge Eduardo S. Lopes.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas