O SUMIÇO DO PREFEITO.



As pessoas perguntam por onde anda o prefeito de Belo Horizonte, que não toma a frente no encaminhamento e aprovação definitiva do Plano Diretor; que não manda trocar as lâmpadas queimadas nos postes das ruas escuras da cidade; que não resolve com humanidade a questão dos moradores de rua, a cada dia em maior número; que não exige limpeza pesada das vias tomadas por lixo, sujeira e entulho; que não determina maior efetivo de guardas municipais nos logradouros públicos; que não cobra presença massiva dos agentes da BHTrans no controle e fiscalização do trânsito; e que não conseguiu cumprir até o momento grande parte das promessas feitas em campanha.

Vale observar que a situação crítica e insolúvel do Anel Rodoviário já se reflete nos corredores de tráfego da capital, triplicando os gargalos existentes e criando novos trechos de retenções, quase intransitáveis no horário de pico, seja de manhã ou no final da tarde. De se notar, ainda, a gravidade dos alagamentos nas avenidas Vilarinho, Cristiano Machado, Bernardo Vasconcelos, Prudente de Morais, Francisco Sá e outros pontos de inundação que reclamam providências urgentes. São questões administrativas emergenciais, de competência do Executivo municipal, requerendo a presença do titular, para coordenar, executar, acompanhar ou fiscalizar os trabalhos, dando o respectivo retorno aos reclamos da sociedade.

Decerto, o prefeito tem razão quando disse, há algum tempo, que está difícil cumprir suas promessas. Data venia, a população é sabedora que deve ser difícil governar uma cidade desse porte e com tantos problemas, mas o alcaide sabia dos desafios e precisa enfrentá-los antes que aumentem. A rigor, sua gestão requer maior alcance e visibilidade que a anterior, uma vez que os eleitores acreditaram no seu slogan “chega de político”. No entanto as coisas caminham na mesma toada política de outrora, sem grandes novidades.

Os belo-horizontinos estão ansiosos por dias melhores, com mais segurança nas ruas, nas portas das escolas, nos arredores dos postos de saúde, nas praças e parques e na cidade como um todo, pois as pessoas precisam ir e vir com tranquilidade, notadamente para trabalhar a fim de pagar os impostos necessários ao seu crescimento e desenvolvimento. Também a sociedade reclama por mais empregos, por atendimento médico sem filas gigantescas, por combate sistemático à dengue, por transporte rápido, econômico e de qualidade, e por uma administração que saiba escutar a coletividade nas suas demandas localizadas.

Por fim, é público e notório que o prefeito é o líder da cidade e precisa se fazer presente, liderando pelo exemplo e fazendo com que essa presença seja inspiradora e produtiva, sob todos os aspectos. Portanto, senhor prefeito, vamos focar o progresso da nossa cidade e o bem-estar dos seus habitantes.

Wilson Campos (Advogado/Presidente da Comissão de Defesa da Cidadania e dos Interesses Coletivos da Sociedade, da OAB/MG). 

Clique aqui e continue lendo sobre temas do Direito e da Justiça, além de outros temas relativos a cidadania, política, meio ambiente e garantias sociais. 

(Este artigo mereceu publicação do jornal O TEMPO, edição de sábado, 23 de março de 2019, pág. 19).

  

Comentários

  1. Realmente o prefeito está sumido, não aparece nem para falar do lixo nas ruas, dos moradores de rua, das ruas escuras à noite, das calçadas cheias de buraco, do metrô ruim, dos ônibus péssimos e cheios, das enchentes que dão prejuízos aos comerciantes como eu e outros que tem lojas de frente para a rua. Cadê o prefeito Kalil, gente? Cadê o pessoal que ajuda o prefeito na prefeitura? Precisa melhorar muito essa prefeitura e o mais depressa possível. Obrigado Dr. Wilson pelo alerta, porque BH precisa de todos nós juntos. Obrigado. Pedro Lívio.

    ResponderExcluir
  2. Mirtes N.O. Filgueiras26 de março de 2019 às 12:10

    Fico preocupada com esse sumiço do prefeito porque as escolas estão precisando de guardas municipais nas portas, os postos de saúde também. A cidade de Belô está triste porque está suja, pichada e sem graça. Onde se viu tanta coisa para fazer e o prefeito sumido desse jeito? O prefeito precisa andar em Venda Noiva, no Barreiro, na zona leste, oeste, noroeste, e não focar apenas na zona sul onde ele mora. Que isso prefeito? O senhor é o prefeito da cidade toda. então vamos trabalhar todos os dias, de manhã à noite, sem demora. Também agradeço o Dr. Wilson Campos por mais um artigo primoroso, de amor pela nossa BH querida. Mirtes N.O. Filgueiras.

    ResponderExcluir
  3. Olá prefeito A. Kalil, vamos lá, faça como você fez no seu time do galo, trabalhe e brigue pela nossa BH querida, e faça como disse o Dr. Wilson Campos, autor desse acertadíssimo texto...trabalhe por mais segurança nas ruas, mais iluminação pública à noite, mais guardas municipais nas ruas da cidade, mas pessoal da BHTRANS nos cruzamentos de avenidas, no horário de grande quantidade de carros nas ruas, de manhã, de tarde e de noite, nos gargalos mais pesados onde os carros se amontoam aos milhares e não andam, e limpe a cidade que está suja, prefeito. Vamos lá, trabalhar, levantar cedo e dormir mais tardem a serviço da nossa BH. Vamos lá prefeito. O TEXTO DO DOUTOR É EXCELENTE MAS O SERVIÇO DO PREFEITO PRECISA MELHORAR MUITO E MUITO E É PARA JÁ. VAMOS LÁ PREFEITO KALIL -. Obrigado. Olavo MJG.

    ResponderExcluir
  4. O PROBLEMA DAS ENCHENTES NA VILARINHO É GRAVE E PRECISA SER RESOLVIDO COM URGENCIA PORQUE NÓS QUE TEMOS COMÉRCIO NA REGIÃO NÃO AGUENTAMOS MAIS OS PREJUÍZOS TODO ANO. ALÉM DISSO TEM O PROBLEMA DA SUJEIRA POR TODO LADO, QUE DÁ UMA IDEIA DE PORCARIA NA CIDADE, QUE PRECISA CONTAR COM A COLABORAÇÃO DO POVO, COM MAIS HIGIENE E RESPEITO COM AS RUAS, COM AS PESSOAS E COM A CIDADE. VAMOS TODOS TORCER POR DIAS MELHORES COMO DISSE O DOUTOR WILSON CAMPOS AQUI NESSE DOCUMENTO DA VERDADE. PARABÉNS. RAIMUNDO PEREIRA DE O. S.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas