ADVOGADO PRECISA IR ALÉM E DEFENDER A CAUSA DO POVO.
Preliminarmente, vale citar Sobral Pinto, o sábio jurista brasileiro que ministrava lições ao mundo jurídico do seu tempo e que até hoje repercutem. Ele dizia: “A advocacia não é profissão para covardes”.
Não mais é bastante o rotineiro papel do advogado na sociedade. Ser indispensável à administração da Justiça e defensor dos direitos deixou de representar as únicas referências sociais do advogado. Os novos tempos estão a exigir mais desse profissional incansável e muitas das vezes pouco reconhecido. O advogado precisa ir além e defender a causa do povo.
A distância entre os problemas sociais de um país e o advogado precisa ser encurtada. O operador do direito não pode mais observar apenas sob a óptica jurídica as dificuldades impostas ao povo. O discurso democrático da OAB urge alcançar as ruas, somar fileiras com a sociedade na sua defesa e atuar firme na proteção integral das prerrogativas da advocacia.
O Brasil precisa de uma OAB mais corajosa e mais atuante, seja na defesa diuturna da sociedade, na busca de maior respeito à figura do advogado ou na cobrança de garantias constitucionais junto ao Judiciário ou onde quer que estejam. E não tema o advogado contrariar políticos, governantes, juízes ou quaisquer do poder público. Não tema o advogado as adversidades. Exerça o advogado a sua independência em face dos poderes e dos poderosos, no papel de fidelidade aos interesses do povo, haja vista sua missão diante da Justiça de buscar de forma intransigente a ampla defesa e o contraditório.
Não se trata de medo ou de enfrentamento desse ou daquele indivíduo, mas de um apelo social de luta pela dignidade da pessoa humana, que espera da advocacia muito mais do que ser uma simples profissão, mas a mais antiga e uma das mais essenciais profissões da humanidade.
A OAB e seus mais de 1,3 milhão de advogados ativos precisam vestir a camisa do povo e intervir efetivamente a seu favor, numa clara demonstração de que se importa, de fato, com os direitos humanos e com a justiça social e que pugna pela boa e reta aplicação das leis.
Instituição séria que é, a OAB necessita sair das sombras e se colocar na clareza solar de seu fundamental papel social de defesa da população brasileira, doa a quem doer. O advogado precisa ir além e defender a causa do povo, principalmente numa época em que os valores e os referenciais éticos se perdem, a censura asfixia a liberdade de expressão e o abuso de poder se torna insuportável. E, quando os cidadãos reclamam da ausência da OAB, estão na verdade clamando pela defesa da advocacia.
Mas tem que ser agora, sem mais delongas. O povo pede urgência, especialmente na defesa de direitos fundamentais e no combate às práticas abusivas por parte do poder público, seja do Executivo, do Legislativo ou do Judiciário. Urge sair da retórica e partir para a ação, em nome da verdadeira liberdade e do tão homenageado Estado democrático de direito.
Wilson Campos (Advogado/Especialista com atuação nas áreas de Direito Tributário, Trabalhista, Cível e Ambiental/ Presidente da Comissão de Defesa da Cidadania e dos Interesses Coletivos da Sociedade, da OAB/MG, de 2013 a 2021/Delegado de Prerrogativas da OAB/MG, de 2019 a 2021).
(Este artigo mereceu publicação do jornal O TEMPO, edição de quinta-feira, 3 de julho de 2025, pág. 17. Coluna de Wilson Campos).
Eu exerço a advocacia há mais de 30anos e nunca vi a OAB tão acanhada e tão sossegada na sombra, sem coragem de manifestar sobre os assuntos mais complexos e necessários do país. Antes, bons tempos, a OAB era respeitada por sua coragem de falar, de cobrar, de defender o povo e de mostrar a posição da advocacia diante de tudo e de todos. Hoje nada disso acontece e vejo uma OAB sem fibra e sem coragem até para defender as prerrogativas dos advogados, sempre retiradas ou tolhidas pelo judiciário e ninguém da Ordem faz ou fala nada. Meu colega caríssimo Dr. Wilson Campos, o seu artigo vem de encntro ao meu sentimento e assino junto com o senhor esse essencial artigo, com a devida venia. Abr: Nelson A.R. Ramos (operador do direito).
ResponderExcluirEu sempre vejo mesmo as pessoas perguntarem - cadê a OAB? por que a OAB não faz nada? E sempre vejo a decepção de todos com a OAB, aquela OAB que antes era admirada pelo povo por sua coragem de ir pra frente e defender as leis, os advogados e o povo. Hoje sumiu, desapareceu e nem fala mais nada, fica de longe como se estivesse com medo de alguma coisa. Os brasileiros precisam dos advogado sim e da OAB porque são conhecedores das leis e podem brigar pelos direitos do povo e pela soberania do povo e pela CF. Doutor Wilson Campos advogado meus parabéns pelos seus artigos que leio sempre no jornal O TEMPO e também no seu prestigiado Blog. Att: Virgínia Milton (empresária, brasileira, contribuinte, pagadora de impostos).
ResponderExcluirPedimos venia para destacar essa parte e parabenizamos o colega Dr. Wilson Campos pelo excelente artigo. Destacamos: (...) Instituição séria que é, a OAB necessita sair das sombras e se colocar na clareza solar de seu fundamental papel social de defesa da população brasileira, doa a quem doer. O advogado precisa ir além e defender a causa do povo, principalmente numa época em que os valores e os referenciais éticos se perdem, a censura asfixia a liberdade de expressão e o abuso de poder se torna insuportável. E, quando os cidadãos reclamam da ausência da OAB, estão na verdade clamando pela defesa da advocacia. (...). Agradecemos a participação. RTHF Adv. Associados.
ResponderExcluirMeu pai foi advogado,meu irmão, minha irmã,meu sobrinho e eu sou advogada. Somos uma família de advogados. Nunca foi tão unânime na mesa de bate papo nossa a opinião de que a OAB está fora do contexto do país e está medrosa até na hora de defender os advogados atuantes. As prerrogativas da advocacia são retiradas a força pelo stf e ninguém da OAB faz nada de prático. Os advogados são humilhados em sessões e a OAB não faz nada de prático. Imagina se a OAB vai defender o povo na sua causa contra a censura, os julgamentos ilegítimos, os erros do judiciário ou as afrontas à CF(???). A OAB precisa mesmo sair das sombras e dos gabinetes com ar condicionado e ir saber do povo o seu sentimento de cidadão e receber mais os advogados na sede e nos fóruns e saber o que acontece com eles no judiciário hoje, quando os juízes ficam home office e não mais despacham e nem querem saber de conversar com os advogados e até nas secretarias o atendimento é péssimo, com falta de educação. Precisa enviar e-mail, marcar um dia e ir na secretaria e para despachar com o juiz é quase impossível hoje em da. Um absurdo. O que a OAB faz? NADA!!! Por isso a OAB é tão cobrada pelas pessoas que realmente perguntam toda hora - E a OAB? O que a OAB está fazendo? A OAB é esquerda? A OAB está com medo? São perguntas que precisam ser respondidas pela OAB. Portanto, meu estimado doutor Wilson Campos eu sempre leio seus artigos e gosto muito e concordo ipsis litteris. Jussara Trindade.
ResponderExcluirA minha mãe é advogada e está desanimada com a advocacia porque os processos estão demorando 5, 10 ou 15 anos para ter um julgamento, e o que a OAB faz apesar dos advogados reclamar, não faz nada. O povo também precisa mesmo da ajuda dos advogados e da OAB toda pra enfrentar os ditadores do país que estão só crescendo todo dia. Todo dia aparece mais um ditador dando ordens e o povo de cabeça baixa. Vamos lá OAB faz seu papel de entidade que mais lutou pela liberdade e pela democracia no Brasil. Parabéns ao advogado Doutor Wilson Campos por seus textos porretas e muito justos pro nosso povo. Leonardo Ruiz
ResponderExcluir