SELEÇÃO DE FRASES QUE CAUSAM VERGONHA ALHEIA.
Final de ano chegando e os políticos brasileiros, os meios de comunicação, certas autoridades e determinadas pessoas não se cansam de soltar “pérolas”. Algumas engraçadas e outras deprimentes. Algumas justificáveis e outras censuráveis. Mas vejamos a seleção de frases de 2025 destacadas pelo jornal Gazeta do Povo, a saber:
“Os usuários são responsáveis pelos traficantes, que são vítimas dos usuários também” – Lula, invertendo a lógica de quem é vítima e quem é algoz na relação entre usuários e traficantes.
“Isso é fotografia para você colocar representando o Brasil no exterior? Um cara sem dente e ainda negro. Você não acha que isso é preconceito?” – Lula, reclamando de uma peça publicitária do governo que trazia a imagem de um homem negro, idoso e sem dentes que teria sido distribuída em um evento na Alemanha.
“Jorge Messias é mais um amiguinho de cachaça do Lula no STF” – Romeu Zema, governador de MG (Novo). Ah, tá explicado! A indicação foi por notório saber etílico.
“Seu pai abriu 700 mil covas durante a pandemia” – Ismael Lopes, pastor evangélico, criticando Jair Bolsonaro durante vigília convocada por Flávio Bolsonaro. Esqueçam a sopa de morcego e o vazamento no laboratório de Wuhan. O verdadeiro culpado pela epidemia foi o Bolsonaro.
“Sem a sua caneta, você é uma mariquinha” – disse Eduardo Bolsonaro, deputado federal exilado, sobre Alexandre de Moraes. É que nem todo mundo tem “um cabo e um soldado” para lhe defender.
“Virou crime chamar homem de homem” – Nikolas Ferreira, deputado federal, após condenação por chamar de “homem” a uma pessoa que se identifica como “mulher trans”. Bom, isso depende do homem que você chama de homem.
“O Brasil desafiou Trump e venceu” – manchete do The New York Times, após queda parcial do tarifaço. Ótimo. Agora só falta vencer os juros estratosféricos, o desemprego estrutural e a corrupção galopante. Coisa pouca.
“Alexandre de Moraes foi além de suas atribuições – e tudo bem, porque foi por uma ‘boa causa’, mas agora chega” – Malu Gaspar, jornalista. Claro, até porque juristocracia, como se sabe, tem ombro.
“O Lula nunca foi um homem de esquerda” – Aécio Neves, deputado federal (PSDB-MG). A dúvida talvez nem seja se ele é de esquerda, mas se ele é "homem" mesmo. Talvez o Aécio apenas esteja reconhecendo alguém da mesma espécie?
“A gente cai, mas levanta” – Karina Lutkus, primeira brasileira a comandar um Airbus A380. Tomara que ela não leve tão ao pé da letra — ou essa frase ainda acaba registrada na caixa-preta.
“Meti um ferro quente aí, por curiosidade. Ferro de solda” – Jair Bolsonaro, explicando para a PF as marcas estranhas em sua tornozeleira eletrônica. Depois do golpe de estado falhar por falta de um táxi, o nosso MacGyver tropical agora ficou a uma gambiarra da liberdade.
“Hoje Lula perdeu sua maior utilidade: deter Bolsonaro. Agora é olhar para o futuro” – Pedro Cerize, investidor e isentão da Faria Lima, após prisão de Jair Bolsonaro. É por essas e por outras, que o CDB do Banco Master fazia tanto sucesso.
“Havia risco concreto de fuga” – João Amoêdo, candidato fracassado à presidência, justificando prisão de Bolsonaro. Para quem tem a consistência de uma maria-mole, qualquer risco já parece concreto.
“Após Ramagem e Zambelli desafiarem STF, Moraes preferiu prender Bolsonaro para evitar novo trauma” – escreve Carolina Brígido, no Estadão. Eu só fico me perguntando quem é que precisa ser preso no escândalo do INSS para evitar outros “traumas”.
“Juristas consultados pela coluna são unânimes em afirmar que se tratava de uma tentativa de fuga” – Raquel Landim, jornalista. Claro que são unânimes. Até porque os que discordam, curiosamente, nunca mais são consultados pela coluna.
“Ele teve todo o direito à presunção de inocência” – Lula, ainda sobre a prisão de Bolsonaro. A inocência, no Brasil de hoje, é apenas uma presunção golpista.
“Queria fugir. Além de tudo é covarde” – José Dirceu, ex-presidiário, comentando a prisão de Bolsonaro. Poxa, Zé Dirceu! Logo você? O homem que fugiu pra Cuba pra brincar de guerrilheiro e voltou pra brincar de quadrilheiro?
“O Brasil vive momento de normalidade” – Gilmar Mendes, ministro do Supremo (STF-MT), sobre a prisão de Bolsonaro. Pela primeira vez, concordo 100% com o ministro: o Brasil vive, sim, um momento de normalidade. Anormal seria se os corruptos ainda estivessem presos.
“Momento é histórico e é hora de o Brasil criar uma vacina contra o golpismo” – Míriam Leitão, jornalista. E quando chegará a hora do antibiótico contra a juristocracia e o vermífugo para a corrupção?
“Brasil deu uma lição de democracia” – Lula, sobre prisão de Bolsonaro. Depois da aula de ambientalismo dada na COP30, é melhor o mundo abrir o olho.
“A prisão preventiva é um soluço? Ou solução?” – Jose de Abreu, ator, fazendo trocadilho com prisão de Bolsonaro. É uma cusparada na cara da sociedade. E disso, o Zé de Abreu entende.
“É isso aí! Lugar de esposa da tradicional família cristã de bem brasileira não é ao lado do marido moribundo às 6h da manhã de um sábado, mas sim onde ela quiser! Empoderada! – Antonio Tabet, suposto humorista, sobre ausência de Michelle Bolsonaro na hora da prisão do marido. Cuidado, esse negócio de passar tempo demais fiscalizando a mulher alheia, e acabar esquecendo da própria, é um perigo.
“Importante saber que o ex-presidente Jair Bolsonaro teve o direito à mais ampla defesa” – Eduardo Suplicy, ex-senador. A defesa foi tão ampla, mas tão ampla, que o veredito já veio em última instância e sem direito a apelação.
“É um dia incrível para o mundo. Ontem no Brasil, nós colocamos na cadeia o pior presidente de todos os tempos” – Carol Solberg, atleta do vôlei de praia, comemorando prisão de Bolsonaro ao ganhar medalha de bronze. Ainda bem que foi só bronze. Se ganhasse ouro, ia exigir a prisão perpétua para a cabeleireira que pichou a estátua com batom.
“A Justiça decidiu, tá decidido, ele vai cumprir a pena que a Justiça determinou, e todo mundo sabe o que ele fez” – Lula, sobre a prisão de Jair Bolsonaro. Lula, Lula... nós também sabemos o que você fez no verão passado. E no inverno, no outono e em todas as primaveras dos seus governos. As condenações até podem ter sido anuladas, mas a memória fica para sempre.
“Se Hitler tivesse sido preso, teria envelhecido na cadeia, mas não teria deixado de ser nazista, nem assassino, porque estava velho” – Zélia Duncan, cantora. Vai saber. No Brasil, temos políticos que, depois de uma temporada na cadeia por corrupção, saem com ficha limpa, reputação ilibada e ainda posam de vítima.
“Somos todos Jair Bolsonaro! Força e honra!” – General Hamilton Mourão, senador (Republicanos-RS), reagindo à prisão de Bolsonaro. Se o senhor é tão “Jair Bolsonaro” assim, general, por que foi poupado do inquérito do suposto golpe?
“Seguimos firmes ao seu lado e lutaremos para que essa injustiça seja reparada o quanto antes” – Tarcísio Gomes de Freitas, governador de SP (Republicanos), reagindo à prisão de Bolsonaro. Segue ao lado, mas mantendo uma distância segura.
“Ele sangrou por nós, sem jamais recuar / Nasceu e morreu, pelo povo sem hesitar” – Mário Frias, ator, cantor e ex-secretário de Cultura, em homenagem a Jair Bolsonaro. Bela homenagem, porém acho que você confundiu os “Messias”.
“Um caça-palavras” – Jair Renan Bolsonaro, respondendo a jornalistas quais livros ele levou para seu pai na prisão. “Caça-palavras?”, era melhor ter levado um manual técnico do curso de soldador do SENAI.
“Dá até pra beber” – Lula, sobre biodiesel da Petrobras. Pelo visto, a exploração de petróleo na foz do Amazonas vai ser open bar.
“Fala alto, cara. Eu não tô ouvindo nada. Ficar sussurrando no meu ouvido só a Janja” – Lula, se desentendendo com tradutor durante coletiva do G20. Será que a surdez é um dos efeitos colaterais do biodiesel adulterado?
Diante das “pérolas” acima transcritas, que mereceram críticas pontuais e bem humoradas do jornal Gazeta do Povo, resta-nos lamentar umas, rir de outras e torcer para que o ano de 2026 seja poupado do besteirol patrocinado diuturnamente por membros e militantes da esquerda brasileira.
Wilson Campos (Advogado/Especialista com atuação nas áreas de Direito Tributário, Trabalhista, Cível e Ambiental/ Presidente da Comissão de Defesa da Cidadania e dos Interesses Coletivos da Sociedade, da OAB/MG, de 2013 a 2021/Delegado de Prerrogativas da OAB/MG, de 2019 a 2021).
Clique aqui e continue lendo sobre temas do Direito e da Justiça, além de outros temas relativos a cidadania, política, meio ambiente e garantias sociais.
Gostei. Excelentes pérolas e as do Lula são as melhores mostrando como ele é mentiroso, enganador e medíocre. Temos políticos que não valem um centavo furado. Brasil do terceiro mundo em tudo. Dr. Wilson Campos eu leio seus artigos e acho todos excelentes e de grande utilidade para nós brasileiros e patriotas como o senhor. Abr. Pablo Lemos de O.S. (músico e professor).
ResponderExcluirA maioria dessas pérolas eu tinha ouvido falar e fico envergonhada de ver como o Brasil tem gente da esquerda que nutre ódio e rancor contra a direita e nós conservadores dr. Wilson. Precisamos afastar essa gente odiosa da nossa pátria e eles que se mudem para Cuba. Venezuela, China, Nicarágua, Rússia ou Irã. Esse são lugares bons para esquerdistas radicais. Parabéns dr. Wilson por seus artigos muito bons todos. Adriana Vitória (estudante).
ResponderExcluir