A MAIORIA, A SOLIDARIEDADE, A VERDADE, A OPINIÃO E OS PRINCÍPIOS.
A tragédia das inundações no Rio Grande de Sul tem ensinado a importância da maioria, da solidariedade, da verdade, da opinião e dos princípios.
A expressiva e monumental maioria está realizando o que as pessoas nunca imaginavam fossem capazes de realizar. A solidariedade está sendo praticada em um grau jamais visto. A verdade supera a mentira e se impõe por sua própria integridade. A opinião do mal está cada vez mais contestada pela opinião do bem; pela indignação e pela coragem dos bons. Os princípios forjam homens, e não bandidos.
É maravilhoso ver a espetacular corrente de solidariedade que tem se perpetuado em cada salvamento de pessoas e resgate de animais, em cada gesto de ajuda, em cada alimento doado, em cada garrafa de água mineral distribuída, em cada ida e vinda dos barcos nas águas sujas e dos caminhões nas estradas de lama, todos compartilhando bondades. É maravilhoso ver o voluntarismo das pessoas e testemunhar o heroísmo de todas.
Essa tragédia, que ninguém de boa-fé e de bom coração deseja para ninguém, vê-se um caos nunca antes visto. Nessa imensa tragédia dá para perceber com clareza a diferença entre o bem e o mal. Uns se atiram nas águas barrentas para salvar vidas, enquanto alguns roubam e saqueiam as casas abandonadas e outros se aproveitam do momento de dor e tristeza da população para fazer politicagem. Para uns, a desgraça alheia é motivo de compaixão e amparo. Para alguns, é a oportunidade de cometer crimes covardes. Para outros, é a hora da mentira e da política rasteira.
Santo Agostinho dizia que “A esperança tem duas filhas lindas, a indignação e a coragem; a indignação nos ensina a não aceitar as coisas como estão; a coragem, a mudá-las”.
As cenas da destruição no RS não precisam ser relatadas, uma vez que estão sendo diuturnamente mostradas nas redes sociais. O que a imprensa vendida e parcial não mostra, os celulares registram e a sociedade toma conhecimento. Ou seja, a maioria do povo brasileiro sabe a verdade, pois pratica a solidariedade desde os primeiros gritos de socorro. O povo de bem tem opinião e princípios. E como tem!
Nesse ponto vale de novo citar Santo Agostinho e lembrar de Aristóteles, que assim ensinavam: “Não deixe que o barulho da opinião dos outros cale a sua própria voz interior”. (Santo Agostinho). “O homem é o princípio das ações”. (Aristóteles).
Daí que a mentira será vencida pela verdade, haja vista que o homem de bem não verga e nem quebra, e suas boas atitudes servirão de exemplo para os jovens de hoje e para gerações futuras. “A verdade é como uma leoa: não precisa ser defendida, basta soltá-la que ela se defende sozinha”. (Santo Agostinho). “Um homem que se curva não endireita os outros”. (Aristóteles).
A verdade dos fatos não pode ser tirada do seu prumo. A maioria dos brasileiros sabe disso. A solidariedade popular constatada na ajuda incansável ao povo gaúcho é prova cabal. As lágrimas derramadas, as mortes ocorridas, os feridos e os desalojados, a destruição das cidades, as inundações e a lama, as águas sujas e as doenças, tudo e todos, fazem parte da verdade que não pode ser escondida.
E assim deduzia Aristóteles: “O menor desvio inicial da verdade multiplica-se ao infinito à medida que avança”.
De forma que cumpre ao Brasil e aos brasileiros não permitir, jamais, que a verdade seja desviada. Por mais que os inimigos usem a mentira como arma, as pessoas de bem vencerão com folga os mentirosos, usando apenas cinco qualidades: maioria, solidariedade, verdade, opinião e princípios.
Lado outro, cumpre ao governo e às suas respectivas instituições não ficarem criando celeumas e nem inventando óbices. A hora é de ação. Falar menos e trabalhar mais.
Por fim, a lição e a carapuça para quem achar que lhe serve:
Winston Churchill disse, antes de enfrentar uma de suas grandes batalhas, ainda quando um jovem oficial do exército: “Não é preciso temer o resultado final, mas quanto mais tempo durar a política de meias medidas, mais distante será o fim da luta”. E ainda disse, com o rompante de sempre: “É inútil dizer ‘estamos a fazer o possível’. Precisamos fazer o que é necessário”.
Já Mahatma Gandhi ensinava: “Você nunca sabe que resultados virão da sua ação. Mas se você não fizer nada, não existirão resultados”.
PORTANTO, nossas homenagens aos milhares de voluntários que estão lutando, trabalhando e realizando o bem em prol do povo do Rio Grande do Sul. Vocês, esforçados voluntários, são o melhor da nossa sociedade.
Wilson Campos (Advogado/Especialista com atuação nas áreas de Direito Tributário, Trabalhista, Cível e Ambiental/ Presidente da Comissão de Defesa da Cidadania e dos Interesses Coletivos da Sociedade, da OAB/MG, de 2013 a 2021/Delegado de Prerrogativas da OAB/MG, de 2019 a 2021).
Clique aqui e continue lendo sobre temas do Direito e da Justiça, além de outros temas relativos a cidadania, política, meio ambiente e garantias sociais.
DE ACORDO - A maioria está ajudando de alguma forma. A solidariedade é o instrumento usado na ajuda diária. A verdade é o que eles dizem,pois estão lá na frente da situação triste e dolorosa. A opinião não pode ser proibida porque é livre e os voluntários estão lutando mais do que ninguém para salvar vidas e a opinião é mostrar a realidade dos fatos. Os princípios são a essência dos voluntários e dos que de longe doam e rezam. Quem tem princípios ajuda e não reclama, faz e não espera, trabalha e não faz corpo mole. Amei o artigo, a ideia e os termos usados prezado Dr. Wilson Campos. Att: Bia Travassos
ResponderExcluirEu nunca vi o povo brasileiro tão unido por uma causa no Brasil inteiro e principalmente nos estados do sul e sudeste. Parabéns a todos e é assim que se faz um país de verdade, sem nem mesmo precisar do governo. O povo faz e mostra como fazer. O sistema precisa aprender e não atrapalhar. Dr. Wilson parabéns pelo texto como sempre patriota e cheio de brasilidade. - Abraço - Antonio Diniz.
ResponderExcluirO governo do PT precisa aprender a reconhecer o que é utilidade pública,humanidade, coletividade e solidariedade. A população do RS e do Brasil que está ajudando muito podem ensinar a essa turminha comunista como se comportar em horas de tragédia - mandar as FFAA para o front trabalhar e entrar na água suja e enfrentar a lama e a dureza da tragédia; enviar recursos financeiros para reconstrução das cidades urgentemente; enviar aviões com alimentos que chegam do exterior e dos estados brasileiros;agir rápido e não com essa moleza tradicional. Dr.Wilson o seu artigo é nota 1.000!!! Abrs. Cleres Luna.
ResponderExcluirComo diz Dr. Wilson - o melhor é equilíbrio e trabalho em prol do povo gaúcho e meus parabéns aos voluntários do Brasil todo que ajudaram e estão ajudando muito nessas horas de desespero e dor. Estamos unidos e vamos vencer mais essa luta contra a tragédia das águas, assim como vencemos as outras. Deus no comando. Gratidão Dr. Wilson. Gratidão!!! Micaela MS Ruas.
ResponderExcluirEssa união dos brasileiros de bem nessa hora é de arrepiar e isso mostra ao Brasil e ao mundo que somos pessoas de bem e fazemos o bem e sabemos como ajudar nosso povo. Se o governo não faz, nós fazemos e mostramos como fazer gastando pouco e fazendo bem feito. Esse é o povo brasileiro que me orgulha e não esses outros que se aproveitam da hora da tragédia para aparecer e fazer política em rede de televisão apadrinhada. Dr. Wilson meus parabéns com louvor. Luan FS. Azevedo.
ResponderExcluirDa minha parte eu peço licença para destacar esse trecho do maravilhoso texto: ...(A expressiva e monumental maioria está realizando o que as pessoas nunca imaginavam fossem capazes de realizar. A solidariedade está sendo praticada em um grau jamais visto. A verdade supera a mentira e se impõe por sua própria integridade. A opinião do mal está cada vez mais contestada pela opinião do bem; pela indignação e pela coragem dos bons. Os princípios forjam homens, e não bandidos)... - Amei a sintonia do texto com a realidade. Gracias Dr. Wilson. Att: Cibele Bernardes.
ResponderExcluirTradução perfeita do que se passa no RS: prevalência das ações de gente do Bem!
ResponderExcluirGostei dessa ideia de juntar as expressões que ajudam a fortalecer a humanidade. O pessoal do Sul merece todo nosso apoio e respeito. Somos um povo solidário e isso une brancos e pretos e pobres e ricos. Para comprovar basta ver tudo de perto e a verdade se revelará - o povo ajudando o povo. Viva o meu Brasil. Muito bem Dr Wilson Campos. Abrs Vanderley Bruno.
ResponderExcluir