DE FATO, SOMOS FILHOS DA PRESIDENTE?

Ao longo da campanha eleitoral, Dilma Rousseff prometeu muitas realizações. Umas sem firmeza, bem vagas, e outras de forma taxativa, que podem e devem ser cobradas pelo eleitor no dia a dia.

Em discurso proferido em Natal/RN, no dia 28/07/2010, a então candidata do PT à Presidência da República disse em alto e bom som para quem quisesse ouvir que, se eleita, seria a mãe de todos os brasileiros.

Não bastasse o fato de o Presidente Lula, àquela época, já apregoar aos quatro cantos que a ex-ministra e candidata Dilma era a mãe do PAC - Programa de Aceleração do Crescimento e também a mãe do Programa Luz para Todos, vem a público, a própria, se intitular a mãe de todos.

Agora, aqui pra nós, essa promessa foi pra valer? Somos todos filhos da Presidente Dilma?

Diante dessa viagem pelo inusitado, resta-nos a difícil tarefa de perguntar à Presidente eleita e "mãe" do povo brasileiro:

Por que massacras ou ajudas a massacrar a nossa gente, os "seus filhos", com uma carga tributária tão pesada?

Por que fizestes vista grossa quando o mensalão estourou, indignou a todos e caminha para uma impunidade sem precedentes, de alguns privilegiados?

Por que ainda temos 16,9 milhões de analfabetos após três mandatos de seu partido no governo?

Por que o Brasil tem 4,9 de nota anual no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), quando seria interessante no mínimo uma nota 6,0?

Por que estamos no terceiro pior nível de desigualdade de renda, segundo o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), depois de 11 anos de governo do seu partido?

Por que tanto tráfico de influência nas estatais, instituições e empresas públicas brasileiras a beneficiar alguns poucos apadrinhados, partindo tais "ajudas" do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Previ, Petrobras, Correios, Receita Federal, Incra, ONG's, IMDC, etc.?

Por que a cúpula dirigente do PT jogou por terra as ideias populares e adotou as de poder?

Por que pessoas morrem nas portas dos hospitais, por falta de atendimento médico, por falta de estrutura e por falta dos equipamentos necessários e o governo de Lula, o seu e o de seu partido aplicaram e aplicam bilhões de reais em reformas de estádios para a copa de 2014?

Por que as suas alianças políticas de hoje eram por vocês repudiadas no passado?

Por que o seu partido chamava o Bolsa Família no passado de "compra de voto" e hoje o chama de Programa Social?

Por que defender e andar de braços dados com as "ditaduras" de alguns países pouco amistosos, cujos objetivos fogem à regra democrática da livre expressão?  

Por que em oito anos de mandato do Lula, o PT insistia em afirmar que começara tudo e fizera tudo, quando na realidade o Brasil foi descoberto em 22 de abril de 1500?

Por que temos tanta falta de segurança nas ruas, tanta violência, tantos doentes, tantos viciados miseráveis, tantas estradas esburacadas, tantas escolas sem bancos, tantos professores sem salários justos, tantos alunos desnutridos, tantos analfabetos, tantos municípios sem hospitais, tantos hospitais sem estrutura e aparelhamento, tanto desmatamento, tanto descuido com a ecologia, tantas cidades sem transporte público adequado e suficiente, tanta desigualdade social, tanta corrupção na política e tanta impunidade?

Por que essa infinidade de mazelas pessoais da maioria pobre, sobrando mês no fim do salário e faltando salário no final do mês?

Por que... "mãe" Dilma?

Os "seus filhos" precisam saber. 

Afinal, Presidente Dilma Rousseff, quem disse a Vossa Excelência que uma mãe faz tudo isso com os seus filhos, dando esmolas sociais para os pequenos, tributando excessivamente os médios, aliviando a carga tributária de alguns e não regulamentando na Constituição a tributação das grandes fortunas?

Na realidade, "mãe" Dilma, o que os seus filhos querem é respeito, dignidade, cidadania e todos os direitos e garantias fundamentais assegurados na Carta Magna. E aqui falo dos seus filhos honrados, honestos e éticos. 

Portanto, por favor, cumpra as suas promessas. E, caso tenha esquecido, "mãe" Dilma, a sua lista de projetos falava de: SAÚDE; PROGRAMAS SOCIAIS E DE INCLUSÃO; EDUCAÇÃO E QUALIFICAÇÃO; CIÊNCIA E TECNOLOGIA; ESPORTE E LAZER; HABITAÇÃO; URBANIZAÇÃO; SEGURANÇA E DEFESA; TRANSPORTE E INFRAESTRUTURA; EMPREGO E RENDA; IMPOSTOS; ADMINISTRAÇÃO; CONTAS PÚBLICAS; FINANÇAS E MACROECONOMIA; INDÚSTRIA; PEQUENAS EMPRESAS; PETRÓLEO; OUTRAS FONTES DE ENERGIA; MEIO AMBIENTE; REFORMA AGRÁRIA E AGRICULTURA; IRRIGAÇÃO; FAMÍLIA E RELIGIÃO; CULTURA; MÍDIA E LIVRE EXPRESSÃO; POLÍTICA EXTERNA E CIDADANIA.

Permissa venia, Presidente Dilma, nenhum filho esquece o prometido pela mãe. Assim, no caso concreto, meio incrédulo, tento insistir na esperança de que o seu compromisso é, sem sombra de dúvida, com o seu povo e com a sua família, que somos todos nós, brasileiros. Não foi assim o pronunciamento de Vossa Excelência? Posso, de fato, acreditar ?

E tem mais, Presidente Dilma: mãe que é mãe, cumpre, dialoga, explica, protege, responde tudo e chora junto!

Wilson Campos (Advogado/Presidente da Comissão de Defesa da Cidadania e dos Interesses Coletivos da Sociedade, da OAB/MG).

Comentários

Postagens mais visitadas