MANTENHA O DISTANCIAMENTO DE "POLÍTICOS BISSEXTOS".

 

Em Belo Horizonte, os eleitores já sabem que muitos políticos só aparecem por ocasião da campanha eleitoral e do pedido de voto. Depois disso, eles somem e tão somente reaparecem quatro anos depois. Os responsáveis por esse fenômeno, fruto de puro oportunismo, são chamados de "políticos bissextos".

 

A desfaçatez utilizada por esses políticos é deplorável e não pode passar em branco, tornando-se inadmissível que um candidato surja pedindo votos e, depois de eleito, desapareça, irresponsavelmente, sem dar o retorno esperado pela sociedade. Os compromissos assumidos não são efetivados, e o eleitor se sente enganado.

 

As mazelas sociais das comunidades acontecem no decorrer de quatro anos, de forma ininterrupta, enquanto os eleitos se escondem nos seus gabinetes, distantes dos problemas e do socorro necessário aos seus eleitores. A negligência em nenhum momento constrange os políticos bissextos, que, na maior cara de pau, ressurgem das cinzas somente nas eleições seguintes, com sorrisos largos, dando tapinhas nas costas do cidadão e pedindo novo apoio para a reeleição.

 

Os políticos bissextos não podem ser confundidos com aqueles candidatos comprometidos com os interesses da cidade, que entram na política defendendo ideias e projetos e fazem campanhas simples, sem holofotes, sem promessas e sem barganhas. Nesse sentido, o eleitor precisa separar o joio do trigo e manter o distanciamento de políticos bissextos, que desservem a coletividade, fragilizam o processo democrático e dificultam a escolha livre e consciente, à custa de práticas condenáveis.

 

Pobre da nação cujas políticas públicas dependem de demagogos. Pobre do povo brasileiro, que tem de suportar políticos bissextos, que aparecem de quatro em quatro anos. Pobre do belo-horizontino, que vota em candidato sem educação, que dá murro na mesa e fala palavrão. Pobre do eleitor que elege ou reelege político autoritário, tirano e incapaz de ouvir os reclamos do cidadão.

 

Lamentavelmente, temos ainda uma parcela da sociedade que vota em candidatos ficha-suja; outra que vota por ideologia e simpatia ao partido; outra que vota em troca de favor, cesta básica ou material de construção; e outra que vota em candidatos mesmo sabendo que eles estão sendo investigados por crimes de peculato, concussão, improbidade, corrupção ou prevaricação. Isso precisa acabar.

 

Nas próximas eleições, que estão chegando, não vote em políticos mentirosos, que prometem e não cumprem. Não vote em candidatos duvidosos, fichas-sujas e que pensam somente nos seus interesses pessoais. Não vote nos políticos bissextos, que só reaparecem de quatro em quatro anos para colher seu apoio. Não vote em políticos ou candidatos prepotentes, arrogantes e que se achem donos da verdade. Não vote em políticos preguiçosos, fanfarrões e que fujam de debates.

 

Mas vote com coragem e determinação, de forma que possamos ter uma sociedade ética e mais humana, no bojo do Estado democrático de direito e nos termos da Constituição.  

 

Wilson Campos (Advogado/Presidente da Comissão de Defesa da Cidadania e dos Interesses Coletivos da Sociedade, da OAB-MG/Delegado de Prerrogativas da OAB-MG).

 

(Este artigo mereceu publicação do jornal O TEMPO, edição de quinta-feira, 29 de outubro de 2020, pág. 25).

 

Clique aqui e continue lendo sobre temas do Direito e da Justiça, além de outros temas relativos a cidadania, política, meio ambiente e garantias sociais.

 

Comentários

  1. Cada dia melhor no argumento Dr. Wilson. Que isso? Muito bom mesmo. O eleitor que votar errado nessa eleição é porque quer ou porque não leu esse artigo nota 1000. Uma aula de civismo, ética e cidadania. Parabéns!!!!!!!!!!!!!! Francisco N. D. Xavier.

    ResponderExcluir
  2. Ethelvina Marques P. de O.29 de outubro de 2020 às 10:36

    Eu sigo o que pede o blog do senhor para ter educação e respeitar a cidadania mas minha vontade era xingar esses políticos que não fazem nada pelo povo e tem a cara de pau de voltar e pedir voto no mesmo lugar que ele nunca mais voltou depois de ser eleito. Sujeitinho cara de pau e sem vergonha . Na minha comunidade onde sou da diretoria da associação eu sempe leio alto seus artigos e repito suas recomendação para todos os membros e tds ficam espantados com a capacidade do senhor de dizer o que a gente quer ouvir. A cidadania da OAB está bem entregue nas suas mãos dr. Wilson. Unidos vamos conseguir construir um Brasil melhor para todo mundo viver em paz. Sua admiradora - Ethelvina Marques.

    ResponderExcluir
  3. Eu escrevi um comentário e ele não foi pro blog do senhor. Eu não sei o que deu errado mas eu disse antes que precisamos de mais respeito e fé em Deus no nosso Brasil para que nossas famílias fiquem bem e em paz. Eu disse também meu respeito pelo senhor e pelo que o senhor escreve tão bem. Eusou aposentado e leio vejo televisão e escuto o rádio mas ler seu text no nosso jornal o Tempo é prazeiroso e rejuvenesse e dá mais a esperança em dias melhores com gente melhor na frente e isso depende de nós o povo brasileiro. Obrigado doutor Wilson Campos. Abraço respeitoso. José Carlos Pimenta.

    ResponderExcluir
  4. Já voei mais de 10 mil horas e em algumas delas eu li seu artigo na cabine, antes de levantar voo. Guardo e muitas vezes du pra alguém ler que pergunta quem é o senhor e eu digo que é um conterrâneo de BH que muito me orgulha. É isso dr. Wilson. Esse artigo do político bissexto é verdade e acontece em todas as cidades e capitais do Brasil por onde passo, porque em todo lugar tem gente que quer levar vantagem e esse tipo de político precisa acabar. Um dia acaba e o eleitor vai aprender a cobrar mais do político que ele elegeu para 4 anos. Eu acredito no Brasil e acredito no que o senhor escreve e ensina. Voar, voar, voar e trabalhar pelo Brasil. Até mais meu nobre. Abr. do Piloto Adair.

    ResponderExcluir
  5. O eleitor brasileiro não sabe votar ainda e como disse o pelé é isso mesmo mas já melhorou bastante. Antes era voto de cabresto e os coronéis dointerior mandavam e o sujeito obedecia e a família inteira votava em quem ele mandava e ponto final .Hoje isso é pouco e a coisa é diferente e está mudando. O eleitor está sem paciência com candidato desonesto e esse tipo de gente vai acabando aos poucos. Demora mai um dia acaba esses políticos como é mesmo? - bissexto. que só aparece de 4 em4 anos. Deus me livre e guarde. Eu vou votar bem e só no sujeito honesto e que ainda não foi eleito para nada. Não vou votar para reeleger ninguém. Não vou. Dr. Wilson Campos o senhor me deu uma luz geral sobre a real que precisamos enfrentar. Gracias doutor. Fui! Jessé Cândido Jr.

    ResponderExcluir
  6. É isso aí. Eu já tinha feito algumas digressões com este termo.

    O Eleitor tem que se fazer uma simples pergunta: a minha vida melhorou nos últimos 4 anos?!

    Se piorou oi nada mudou, é hora de mudar e votar em quem trabalho voluntário em favor da cidade e de seus cidadãos e que estão ingressando na política para contribuir para uma mudança de fato, qualitativa e resolutiva.

    ResponderExcluir
  7. Marco Túlio Camargos.30 de outubro de 2020 às 16:58

    PREZADO DR. WILSON
    BOA TARDE
    BEM LEMBRADO SOBRE AS CARACTERISTICAS DE NOSSOS CANDIDADOS A PREFEITURA E A EDILIDADE.
    ALEXANDRE KALIL,DEVE SER ELEITO NO PRIMEIRO TURNO,POR FALTA DE OPÇOES MELHORES,MAS CUMPRIU O QUE PLANEJOU.
    AUREA CAROLINA, SEM NOÇÃO, QUER APENAS PROPAGANDEAR O SEU NOME PARA REELEIÇÃO A DEPUTADA FEDERAL DAQUI A 2 ANOS,ELA NÃO QUER SER PREFEITA NÃO TEM CAPACIDADE PARA ISSO.
    JOÃO VICTOR XAVIER, DEMAGOGO, RADIALISTA, FAZEDOR DE MÉDIA COM AS TORCIDAS DO ATLETICO E CRUZEIRO,QUER APENAS LANÇAR SEU NOME PARA DEPUTADO FEDERAL DAQUI A 2 ANOS ELE TEM PROMESSAS COMO CANDIDATO A PREFEITO QUE SÓ UM PRESIDENTE DA REPUBLICA PODE TER.
    FABIANO CAZECA OPORTUNISTA EMPRESÁRIO DONO DA MULTIMARCAS,QUER APENAS QUE SEU NOME SEJA LANÇADO A PRESIDENTE DO ATLETICO NA ELEIÇÃO DE 2021,E PROPAGANDEAR SUA EMPRESA MULTIMARCAS,PARA ALCANÇAR MAIS CLIENTES.É BISSEXTO.SÓ QUER DEFENDER SEUS INTERESSES PESSOAIS.SERIA MELHOR PRESIDENTE DO ATLETICO,DO QUE PREFEITO.
    NILMÁRIO MIRANDA PARECE UM MORTO VIVO,TEM A ILUSÃO DO PT NOS SEUS DIAS, HOJE RUÍNAS,NÃO TEM CONDIÇÃO FÍSICA PARA SER PREFEITO,PARECE MAIS UM OCTOSSESTO.
    BRUNO ENGLER PRECISA FAZER REGIME,NÃO CABE DENTRO DE UM TERNO,NÃO CABE COMO PREFEITO.
    LAFAYETE ANDRADA NÃO GANHA PARA PREFEITO,NEM EM BARBACENA SUA TERRA NATAL.BISSEXTO.É CINZA RENASCIDO OU MORTO DO FOGO.
    OS OUTROS CANDIDATOS,COM DÍVIDAS COM A JUSTIÇA, SÃO ILUSTRES DESCONHECIDOS,E VÃO CONTINUAR ASSIM. SÓ CONHECIDOS DA JUSTIÇA A QUEM DEVEM MUITO. OS CANDIDATOS A VEREADOR,ESSES SÓ QUEREM ATENDER SEUS INTERESSES PESSOAIS,JÁ VISANDO SEREM CANDIDATOS A DEPUTADO ESTADUAL E FEDERAL,PARA AUMENTAR SEUS GANHOS FINANCEIROS E ARRUMAR UMA BOQUINHA.
    EU PROVAVELMENTE NÃO IREI VOTAR ,NÃO QUERO ARRISCAR A PEGAR CORONAVIRUS NESSA AGLOMERAÇÃO DE VOTAÇÃO.

    Atenciosamente

    Marco Túlio M. Camargos

    ResponderExcluir
  8. Eu não sou de escrever muito mas digo que concordo com tudo que foi dito no artigo exemplar e como empresário e contribuinte vou votar mas vou escolher muito bem e não vou votar em ninguém que quer a reeleição. Para o estimado doutor Wilson Campos os meus cumprimentos pelo bravo trabalho aqui neste espaço democrático e na OAB de Minas. Fraterna abraço dr. - Att Evaristo Campanha.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas