CENSURA DA ESQUERDA QUER CALAR REDES SOCIAIS.

 

Utilizando-se da desculpa esfarrapada de “proteger a democracia e o Estado de direito”, a esquerda quer censurar as redes sociais e calar a voz da direita. A esquerda deseja manter o monopólio das narrativas e não admite opiniões contrárias às suas.

Talvez a esquerda não saiba, mas calar a cidadania é retirar-lhe, a fórceps, a dignidade e a liberdade. As redes sociais são o último respiro dos cidadãos, que não contam com a grande imprensa para divulgar o que pensam e o que querem. 

Banir essa liberdade de se fazer ouvir é o mesmo que amordaçar e sufocar o indivíduo, que não cogita ferir o Código Penal nem ultrapassar o limite da razão, mas precisa expressar sua vontade e tornar públicas suas opiniões.

Se alguns conteúdos das mídias sociais são criminosos, a resposta plausível da Justiça é investigar, comprovar e adotar a ação equivalente, com fatos e fundamentos, nos termos do devido processo legal, da ampla defesa e do contraditório. Afora isso, mitigar princípios constitucionais e emitir decisão injusta, desarrazoada e não fundamentada implica em corroborar atos repreensíveis, de nulidade insanável.

O Supremo Tribunal Federal (STF) alcançou maioria de seis votos a um para revisar o artigo19 do Marco Civil da Internet, permitindo responsabilização das plataformas por conteúdos de usuários sem ordem judicial prévia. No entanto, a meu ver, a decisão do STF resta equivocada, porque viola um dispositivo que garante a liberdade de expressão. Ademais, no Estado democrático de direito, a criação, a mudança e a revogação de leis são função do Poder Legislativo, e não do Judiciário.  

A esquerda, que antes batia palmas para as redes sociais, hoje faz-lhe críticas e ameaças de censura, especialmente pelo fato de que a direita avançou e começou a ganhar terreno, aumentando com isso a rejeição da esquerda. Ou seja, as redes sociais deixaram de ser amigas fervorosas da esquerda e passaram a ser um estorvo a ser removido ou regulado.

Enquanto as redes sociais serviam aos seus interesses, a esquerda não falava em combate à desinformação. Mas, com o advento do crescimento da direita, as propostas da esquerda só caminham no sentido de fiscalizar a mídia, punir as plataformas, silenciar pessoas físicas e jurídicas e calar as redes sociais.  

Oportunamente, vale observar que a suspensão de perfis, como vem sendo feita no Brasil, configura abuso de autoridade. A medida de bloqueio total de um canal representa clara violação à liberdade de expressão, sob pena de generalização de que todas as publicações do canal seriam criminosas, o que não é verdade. É preciso separar o joio do trigo. É preciso saber julgar com razão, e não com emoção.

A ideia da responsabilização das plataformas como um “paradigma para o mundo” não atende as regras basilares da democracia, e muito menos da liberdade de expressão. Autoridade nenhuma tem o direito de banalizar as garantias fundamentais do cidadão.

Wilson Campos (Advogado/Especialista com atuação nas áreas de Direito Tributário, Trabalhista, Cível e Ambiental/ Presidente da Comissão de Defesa da Cidadania e dos Interesses Coletivos da Sociedade, da OAB/MG, de 2013 a 2021/Delegado de Prerrogativas da OAB/MG, de 2019 a 2021).

(Este artigo mereceu publicação do jornal O TEMPO, edição de quinta-feira, 19 de junho de 2025, pág. 20. Coluna de Wilson Campos). 

Clique aqui e continue lendo sobre temas do Direito e da Justiça, além de outros temas relativos a cidadania, política, meio ambiente e garantias sociais.

 

Comentários

  1. José Carlos O. N. Santiago20 de junho de 2025 às 11:30

    Eu vejo que a maior parte das notícias é de que a esquerda entrou com uma ação judicial contra esse e aquele ou contra isso e aquilo publicado nas redes sociais e ainda vai pro STF pedir ajudar para processar quem não está do mesmo lado ou seja do lado da esquerda. Realmente a direita cresceu muito e vai crescer ainda mais porque a esquerda só defende coisas erradas e que o brasileiro não gosta. A direita defende Israel e a esquerda defende o Hamas de terroristas. A direita defende Israel e a esquerda defende o Irã que maltrata as mulheres e trata elas como de terceira classe. Só essas diferenças coloca a direita na frente e a esquerda cada vez mais para trás no Brasil. Parabéns doutor Wilson Campos advogado pelo espetacular artigo no nosso querido jornal O Tempo. Abr. José Carlos O. N. Santiago.

    ResponderExcluir
  2. Madeleine F. G. Barreto20 de junho de 2025 às 11:35

    Eu já votei na esquerda doutor Wilson e tenho vergonha hoje disto e só voto agora em candidatos que respeita a família e a religião e a bandeira e nosso hino. A esquerda envergonha a gente com suas conversas que dá tristeza na gente como defender terroristas, bandidos, que eles dizem que são coitadinhos vítimas da sociedade. Palhaçada isso. A censura que a esquerda quer é para calar a direita e quem pensa diferente. São hipócrita essa gente da esquerda. Deus me livre dessa esquerda. Me perdoa doutor Wilson meu desabafo. Gratidão. Madeleine F.G. Barreto.

    ResponderExcluir
  3. Talles Evandro S.Mesquita23 de junho de 2025 às 11:32

    Eu lembro bem quando a esquerda idolatrava as redes sociais e depois passou a odiar porque as redes sociais foram tomadas pelos eleitores da direita com ideias conservadores e contra a esquerda. Agora a esquerda quer controlar e censurar as redes sociais de qualquer jeito porque está perdendo a disputa no campo da democracia e a esquerda quer censurar a liberdade de expressão e apela até para o judiciário. A hipocrisia da esquerda é uma doença incurável. Doutor Wilson eu sempre leio seus artigos no jornal O Tempo e acho muito bons mesmo e sempre com assuntos super interessante para nós todos brasileiros. Grande abraço. Talles Evandro S.Mesquita (MEI).

    ResponderExcluir
  4. Eu penso modestamente que tal decisão do STF está mesmo errada porque tira a liberdade de expressão do indivíduo e isso está errado. Eles que tanto gostam de falar do Estado democrático de direito ficam aí entrando na área do Poder Legislativo e isso também está errado. A esquerda antes batia palmas para as redes sociais e hoje críticas e faz ameaça de censura só porque as redes sociais são mais favoráveis a direita e cresce cada dia mais essa sintonia e a explicação é porque a esquerda quer sempre ter razão em tudo e ao contrário está errada em quase tudo. Mas se quer saber a verdade é que a esquerda não vai conseguir nunca calar as pessoas e nem as redes sociais e nem a imprensa livre porque o seu espaço de narrativa populista já deu, chega, basta. Advogado dr. Wilson Campos parabéns pelo artigo e pela forma ética de expressar até mesmo o que todos nós pensamos. At. - Jefferson Leite (publicitário).

    ResponderExcluir
  5. Eu declaro que odeio a esquerda desses preguiçosos que não gostam de trabalhar e nem de estudar. Eu odeio Marx, Freire; ditadores de Cuba, Venezuela, China, |Rússia, Irã, etc. Eu odeio essa corja de destruidores do planeta que só explorar os pobres e arranja guerras que não podem lutar e colocam os jovens como bucha de canhão deles ditadores. Falei e penso assim mesmo porque estou cansada de ver essa gentalha da esquerda fazendo só coisa errada - são os militontos, os corruptos, os artistas globais, os cantores sem público, os jornalistas sem isenção e a imprensa vendida. Todos exploradores do povo que trabalha duro e paga impostos. Toda esquerda dá medo e nojo. (a) Dolores Ephigênia (dona de casa e empreendedora).

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas