ÊXODO SILENCIOSO, AMBIENTE INSTÁVEL E IVA DE 28%.
O Brasil está vivenciando dois fenômenos que, lamentavelmente, por culpa exclusiva do atual governo, vão alterar ainda mais a dinâmica econômica e social do país, seja pelo êxodo silencioso de profissionais qualificados ou pelo ambiente instável e Imposto sobre Valor Agregado (IVA) de 28%, o maior do mundo.
A falta de políticas públicas eficazes de incentivo à pesquisa e inovação e a indiferença estatal em relação ao talento de especialistas nacionais têm impactado negativamente o ânimo de profissionais qualificados, que preferem buscar melhores oportunidades fora do país. A procura por vistos de imigração para os Estados Unidos, por exemplo, disparou nos últimos meses.
Escritórios de advocacia com suporte jurídico em estratégia migratória repercutem que o visto EB-2 NIW, destinado a pessoas com graduação avançada ou habilidades excepcionais, tem se tornado uma opção cada vez mais procurada por bons profissionais. Esse fenômeno se dá em razão do crescente interesse dos Estados Unidos em atrair talentos estrangeiros para suas diversas indústrias, especialmente nas áreas de tecnologia, saúde e engenharia.
No Paraguai, país vizinho, o imposto unificado tem sua alíquota máxima de 10%. Daí que é cada vez maior a presença de indústrias brasileiras entre as plantas fabris do Paraguai, cujo fomento é impulsionado pela Lei de Maquila, que oferece benefícios às indústrias que vêm de fora, como o imposto único de 1% sobre o valor dos produtos em exportação.
Ao contrário do Brasil, o Paraguai pensa o país, utiliza estratégias inteligentes e aumenta a produtividade. Dados oficiais paraguaios dão conta de que 65% do que é produzido sob o regime de Maquila vem para o Brasil, 15% para a Argentina, 4% para os Estados Unidos, 3% para a Bolívia, 3% para o Chile, 2% para o Uruguai e 2% para a Holanda.
O sucesso do Paraguai está nas vantagens oferecidas, que têm inclusive seduzido empresas brasileiras, como a gigante têxtil Lupo, atraída por custos operacionais menores, impostos reduzidos e legislação trabalhista descomplicada. Toda a cadeia de valor do setor têxtil, da produção de fios à confecção de roupas, está aderindo à ideia.
O mesmo vale para produtos plásticos e metalúrgicos e para o agronegócio em geral, da produção de fertilizantes à produção de alimentos. Tudo muito atraente para os empreendedores brasileiros.
O IVA no Brasil é três vezes o adotado no Paraguai. É mais barato produzir no país vizinho e exportar para o Brasil. No Paraguai a alíquota máxima para o Imposto de Renda é a mesma para empresas e pessoas físicas, e é assim também para o IVA, de 10%. Ricos e pobres pagam um mesmo percentual de imposto. Uma forma simplificada de tributação de empresas e cidadãos. E sonegação perto de zero.
Lá no Paraguai, crescimento e desenvolvimento. Aqui no Brasil, êxodo silencioso, ambiente instável e IVA de 28%.
Wilson Campos (Advogado/Especialista com atuação nas áreas de Direito Tributário, Trabalhista, Cível e Ambiental/ Presidente da Comissão de Defesa da Cidadania e dos Interesses Coletivos da Sociedade, da OAB/MG, de 2013 a 2021/Delegado de Prerrogativas da OAB/MG, de 2019 a 2021).
(Este artigo mereceu publicação do jornal O TEMPO, edição de quinta-feira, 14 de agosto de 2025, pág. 19. Coluna de Wilson Campos).
Clique aqui e continue lendo sobre temas do Direito e da Justiça, além de outros temas relativos a cidadania, política, meio ambiente e garantias sociais.
Eu fico aqui batutando dr. Wilson como que um governo pode ser tão incompetente como esse do PT esquerdista comunista. Esse pessoal não sabe nada de nada e ainda atrapalha nossas empresas e nossos jovens qualificados de brilharem no mercado nacional e internacional. Quem tem capacidade e expertise sai e vai ganhar dinheiro lá fora, as empresas idem como várias estão fazendo e caindo fora daqui dessa terra de governo de loucos comunistas. Doutor Wilson Campos parabéns pelo belo artigo e vamos esperar que em 2026 o povo tome vergonha na cara e eleja alguém da direita, pelo amor de Deus. Abr. Cesarino A.S.Lemos (MEI e contribuinte).
ResponderExcluirDr. Wilson essa corja do PT só sabe ficar de mi mi mi e não gosta de trabalhar. O governo petista gosta de deixar o povo sob suas asas e manter os idiotas com auxílios e bolsa família e assim ninguém reclama e vota nessa cambada de comunistas. Dr. Wilson essa parte é nota 10 - A falta de políticas públicas eficazes de incentivo à pesquisa e inovação e a indiferença estatal em relação ao talento de especialistas nacionais têm impactado negativamente o ânimo de profissionais qualificados, que preferem buscar melhores oportunidades fora do país. A procura por vistos de imigração para os Estados Unidos, por exemplo, disparou nos últimos meses. - Parabéns!!! Vanderléia Souza.
ResponderExcluirO IVA de 28% é mais uma derrota desse governo do PT que não sabe administrar e nada entende de economia. Governo que só gasta e gasta mal. Governo que só cria despesas e vive esbanjando gastos com dinheiro do povo. Governo que só anda com ditadores e cria ambiente instável aos olhos do mundo. Parabéns doutor Wilson Campos advogado por mais este excelente artigo publicado no jornal O TEMPO, que leio sempre. Alfredo Lucas F. Louzada.
ResponderExcluirParaguai vai bem e crescendo. Argentina vai bem e sem tarifaço. Brasil vai mal, recebe tarifaço de 50% e ainda compra briga com a maior potência econômica do mundo. Assim fica fácil reconhecer quem sabe governar e quem não entende nada de governança ou de como administrar um país. Meu prezado Dr. Wilson Campos sua coluna no nosso querido jornal O Tempo está cada dia melhor. Abr. Breno Magalhães.
ResponderExcluirEstive no exterior por uns dias e por onde andei e falo que sou brasileira o pessoal xinga o Lula e pergunta se não vamos reagir a tudo de errado que aqui acontece. Eu tenho vergonha de ver o que vejo nesse nosso querido país goverenado por incompetentes e interesseiros. IVA de 28% ou mais, ambiente instável e êxodo silencioso - tudo verdade e que só causa atraso ao Brasil. Agradeço Dr. Wilson por mais este excelente artigo ético e equilibrado. Isabella Cardoso (empreendedora).
ResponderExcluirDoutor Wilson se me permite dizer, eu acho que temos um Congresso omisso e covarde, uma carga tributária a maior do mundo, um governo que não tem nenhuma obra importante mas fica o tempo todo andando de mãos dadas com ditaduras e falando besteiras na imprensa e comprando briga com cachorro grande estrangeiro. Desse jeito este nosso país só afunda. DEUS ajuda e livra nós todos do PT. At: Leandro Fagundes (lojista).
ResponderExcluirPT corrupto. Lula lunático e demente. Congresso covarde. Judiciário ativista político. Povo medroso e fujão. Como que esse Brasil pode dar certo com tudo isso acontecendo há dois anos e meio com esse lunático Lula amigo de ditadores no poder? PT gosta de terroristas, de ditadores, de Irâ, de Hamas, de Hesbolah, de China, de Rússia, de Nicarágua, de Venezuela - só terroristas e países de ditaduras.
ResponderExcluirO Papa João Paulo disse a muitos anos que DEUS é brasileiro. Será mesmo? Então meu DEUS abençoa nosso Brasil e liberta nosso povo dessa ditadura da esquerda. Caro doutor Wilson Campos seus artigos me emocionam e me levam a ler cada vez mais porque me desperta interesse e vontade de aprender e saber. William Fernandes (engenheiro).
Coitados dos nossos jovens que estudam muito e não tem perspectiva de sucesso aqui no Brasil - A falta de políticas públicas eficazes de incentivo à pesquisa e inovação e a indiferença estatal em relação ao talento de especialistas nacionais têm impactado negativamente o ânimo de profissionais qualificados, que preferem buscar melhores oportunidades fora do país. A procura por vistos de imigração para os Estados Unidos, por exemplo, disparou nos últimos meses.
ResponderExcluirMeus parabéns Dr. Wilson Campos por sua visão global e seu interesse sempre valioso na defesa do nosso povo. O senhor é um advogado porreta como dizem na minha cidade. Ana Lúcia. R.D.Alves.
Nós somos comerciantes no mercadão da cidade e não encontramos ninguém do nosso ramos do comércio que gosta desse governo da esquerda e do mal. Todo mundo rejeita e fala mal dessa petezada doente. Este governo PT é uma tristeza sem fim e um desespero que só aumenta e nós temos que aguentar tudo isso sem contar com uma justiça boa porque essa justiça que está aí só dá calafrio. Os bons profissionais estão saindo do Brasil porque aqui só tem politicagem porca e tacanha e o futuro está em países que respeitam os cidadãos, os comerciante, os empresários, as indústria, o investidor. Aqui nada disso é respeitado com esse desgoverno da moléstia do PT. Doutor Wilson me desculpa mas nós pensamos assim e temos certeza que a maior parte do Brasil também pensa assim como a gente. Cristóvão e Amélia Silveira (comerciantes, produtor de queijos e pagador de imposto).
ResponderExcluir