PARABÉNS, BELO HORIZONTE!



As belezas são muitas, confundidas entre si, valorizando o sol e a lua, sofrendo com as chuvas, mas sorrindo para o seu povo, merecidamente, posto que todos estamos sempre aos seus pés, seja na Serra do Curral ou na Pampulha; no Santa Tereza ou no bairro Planalto; no Santa Efigênia ou no bairro Lourdes; no Mercado Central ou na Praça Sete; na Praça da Liberdade ou na Savassi; na avenida Afonso Pena ou na Amazonas; seja onde for, estamos e estaremos sempre defendendo os seus interesses, porque você, Belo Horizonte, é o nosso bem precioso, a nossa parcela amada do território nacional e porque você, BH, faz parte da nossa família.

Hoje comemora-se o aniversário de Belo Horizonte, a capital mais bonita e amada do país, sem falsa modéstia de nós, mineiros de alma e coração. Portanto, parabéns Belo Horizonte, pelos seus lindos e bem vividos 120 anos!

Os nossos problemas urbanos são muitos, mas, com certeza, os belo-horizontinos são unânimes em afirmar que você, querida cidade, querido município de Belo Horizonte, tem mais, muito mais qualidades do que defeitos, e tudo graças ao povo que aqui reside, que aqui trabalha, que aqui constituiu família e que aqui resolveu viver e morar. Amamos você, Belo Horizonte!  

Os pecados cometidos contra o meio ambiente e contra a população mais carente precisam ser corrigidos, imediatamente, mas vamos falar disso depois, embora tenhamos falado bastante a esse respeito nos últimos tempos, sabedores que somos do quão importante tu és para os cidadãos, minha querida metrópole, meu amado Belo Horizonte.

As reivindicações da população são imensas e vão desde a moradia, o transporte, a segurança, o atendimento médico e a saúde em geral, até o necessário lazer, com praças e parques arborizados e bem cuidados, porque isso também é progresso, isso é cidadania e isso é amar você, Belo Horizonte.

Em que pese a administração pública deixar muito a desejar, mais por falta de vontade política do que por falta de verbas, os moradores de Belo Horizonte protegem a cidade de todas as formas e a amam cada um à sua maneira, mas sempre de forma fraternal e de maneira que o amor aflora e toma conta até das mais ferrenhas discussões em torno do seu desenvolvimento com sustentabilidade e da defesa de suas áreas verdes, de grande primor ambiental.

A sua preservação, Belo Horizonte, está e estará sempre na ótica do seu povo, de sua gente, de seus filhos e de seus cidadãos. Esteja certo, querido Belo Horizonte, que os erros e desacertos dos administradores públicos, sempre arranjando desculpas para o que deixaram de realizar, não contam com a parcimônia dos seus filhos, que sempre estarão dispostos a uma boa luta na sua defesa e na proteção dos seus eternos belos horizontes.

A falta de moradia; a precariedade do transporte coletivo; a péssima drenagem urbana; o caos das enchentes em épocas de chuvas previsíveis; a coleta inadequada do lixo; os insuficientes tratamentos de água e de esgoto; a fraca gestão do trânsito local; o abandono das áreas verdes e de preservação permanente; a sujeira espalhada e o lixo não recolhido; as ruas e as calçadas esburacadas; a falta de sinalização e de identificação das ruas; a falta do metrô; a falta de policiamento ostensivo no centro, nos bairros e na periferia; o pequeno reconhecimento turístico; as más administrações e a indiferença do poder público; nada disso vai demolir o belo-horizontino do seu sonho de ter uma cidade melhor para viver. Creia, Belo Horizonte, nós, moradores, estamos juntos na sua defesa e na sua proteção!

Com todos os erros políticos da administração pública, com todos os pesares da demanda urbana e com todas as agruras do dia a dia, nós te amamos Belo Horizonte. Parabéns pelos seus 120 anos! Parabéns por nos acolher em seu manto da outrora Cidade Jardim, que, esperamos, volte a ser, algum dia! Parabéns Cidade Jardim, que aprendemos a amar pelos livros, desenhos, artes, flora, fauna e meio ambiente. Parabéns Belo Horizonte, que aprendemos a amar, apesar de todos os vícios de cidade grande. Parabéns povo belo-horizontino, pelos 120 anos da nossa querida e amada capital!

Clique aqui e continue lendo sobre atualidades da política e do Direito no Brasil

Wilson Campos (Advogado/Presidente da Comissão de Defesa da Cidadania e dos Interesses Coletivos da Sociedade, da OAB-MG/Especialista em Direito Tributário, Trabalhista e Ambiental).   

Comentários

  1. Isso mesmo... parabéns BH e que Deus nos ajude a preservá-la, embora as dificuldades e a negligência do poder público sejam grandes. Boa lembrança Dr. Wilson, dar os parabéns para a nossa querida BH. Messias J.A.Fº.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas