EQUÍVOCOS REPUBLICANOS



 
Quem pensava que a casta política e os grandes empresários jamais dariam com os costados na cadeia equivocou-se redondamente, porquanto a realidade histórica atual tem mostrado e vem se repetindo no sentido de que até os intocáveis de outrora são investigados, julgados e condenados.

Superada essa fase, já com a forte expectativa popular, acrescida da certeza cidadã de que, de fato, ninguém está acima da lei, ressurgem, de vários cantos, com ares de injustiçados, os alimentadores de ilusões, defendendo causas perdidas e passando a mão na cabeça de delinquentes adultos, embora sabedores dos erros por aqueles cometidos e, ainda assim, escrevendo em tábula rasa suas inverossímeis salvações.

Em que pese a situação delicada do país, que enfrenta uma considerável crise econômica, arregimentada pela politicagem irresponsável de setores governamentais, a ameaça de desordem por parte de alguns poucos desavisados e alienados não pode tornar refém a sociedade brasileira, seja por ações radicais de seguidores fanáticos ou por desobediência civil de mandatários equivocados, que confundem liberdade com libertinagem.  

O momento requer legalidade, razoabilidade e equilíbrio, soerguidos pela indispensável sabedoria da sociedade civil organizada e pela independência e autonomia dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Sabedoria para separar o joio do trigo e o certo do errado. Independência e autonomia para interpretar, acatar e aplicar a Constituição da República, corrigir o rumo da nave errante, preservar as instituições e respeitar a cidadania coletiva.

O momento requer deixar no adormecimento os Estados pretéritos, os Estados totalitários. O momento requer a revelação da sociedade que se tornou contemporânea, plural e democrática, com espaço para debates conservadores, liberais ou progressistas, na observância da natureza ampla do regime de soberania popular. O momento requer o estabelecimento definitivo do Estado constitucional.

A proeza social, cívica e necessária do “pega corrupto”, não pode enterrar ou jogar no esquecimento as razões profundas da corrupção, face à falência múltipla de governos acometidos de equívocos republicanos - gastadores e ineficientes, gordos e paquidérmicos, lenientes e fracos no desempenho de suas reais funções e tomados por interesses espúrios, cujas inabilidades têm por maiores vítimas os pobres e indefesos.

A desesperança não cabe mais na vida dos cidadãos, que elegeram representantes para trabalhar por um país melhor, e não para seus próprios interesses. A incúria, a improbidade e o enriquecimento ilícito não podem sangrar os cofres públicos por meio de quem quer que seja, independentemente do partido ou da cor da camisa, uma vez que ninguém está acima da ordem jurídica. 

Seria prudente que os próceres dos mais diversos segmentos sociais se debruçassem na discussão de um país de céu límpido, e não turvo como se avizinha.


Wilson Campos (Advogado/Presidente da Comissão de Defesa da Cidadania e dos Interesses Coletivos da Sociedade, da OAB/MG).

(Este artigo mereceu publicação do jornal O TEMPO, edição de terça-feira, 10 de abril de 2018, pág. 19).


 


Comentários

  1. PREZADO dr. WILSON CAMPOS,
    BOM DIA
    QUE TODOS OS ENVOLVIDOS SOLTOS,SEJAM APENADOS.
    A CONSTITUIÇÃO É CONSTITUCIONAL?
    .PRECISA ACABAR COM;
    PARA OS AMIGOS AS BENESSES PARA OS INIMIGOS A LEI.PARAR COM A SELETIVIDADE.QUE A JUSTIÇA ALCANÇE A TODOS.
    MAS POR UMA QUESTÃO DE REGIMENTO, ORDEM,PRECISA RESOLVER A SEGUNDA INSTÂNCIA,PORQUE ENTÃO A PRISÃO ATINGIRIA A TODA POPULAÇAO,NÃO É CABÍVEL QUE O TRANSITADO EM JULGADO,SEJA DEIXADO DE LADO.ATÉ O FINAL DAS PROVAS NINGUEM PODE SER CONDENADO.
    A ADC DEVER SER VOTADA.O 7X4 PARA O 6X5 É INSTABILIDADE. NEM OS MINISTROS TEM OPINIÃO FORMADA SOBRE A QUESTÃO. ROSA WEBER,NÃO DISSE O QUE DISSE,E DISSE O QUE NÃO DISSE,ELA MUDA IGUAL OS SEUS OCULOS,AOS INIMIGOS SERVE O COLEGIADO,ELA MUDOU SEU VOTO EM ALGUMAS HORAS.MAS O LEGISLATIVO,PARADO TAMBÉM TEM QUE VOTAR A ADC E ENVIAR AO STJ,QUE APENAS CUMPRE A LEI.
    ENTRETANTO A CARMEM LÚCIA FOI VIGARISTA,TIROU A QUESTÃO DE ORDEM ADC.E SÓ VOTOU HC.É ERRADO.FORÇAS PODEROSAS A PRESSIONARAM,NO TERCEIRO TEMPO.AMANHÃ ELA ASSUME A PRESIDENCIA DO BRASIL,VAIDOSA,ORGULHOSA,EGO.
    A ADC DIMINUI TAMBÉM AS PENAS DE TODO O PROCESSO. É A MINHA OPINIÃO.
    CURITIBA NÃO É O STJ.PRECISAM RESPEITAR AS CLAUSULAS PÉTREAS,DE PEDRO,QUE NEGOU JESUS,CABEÇA DURA.
    ABRAÇO
    MARCO TULIO

    ResponderExcluir
  2. Eu concordo inteiramente com o artigo do Dr. Wilson Campos e dou parabéns pelo brilhante texto.
    Quanto ao STF, é claro que lá tem ministros que não valem um centavo, mas tem ministros competentes e capacitados para julgar. Diz o ditado que decisão judicial não se discute, mas cumpre, portanto cumpra-se até decisão contrária. Também acho que o momento pede cautela da sociedade principalmente para enfrentar esse bando de delinquentes do PT e MST que infernizam a vida doas caminhoneiros nas estradas, dos trabalhadores nas cidades, com essas violências de queimar pneus e fechar estradas e ruas e avenidas. Uma vergonha. A polícia precisa ser mais enérgica com esse bando de vagabundos sustentados pelo partido vermelho, que tirou o dinheiro do brasileiro quando o PT esteve no governo. Uma vergonha esse povinho petista, que pede dinheiro para os ricos, pede votos para os pobres e na hora de governar trai os dois, na maior cara de pau. Deviam ir para a falida Venezuela formar fileiras com o terrorista do Maduro, ou para Cuba, passar fome e morar na rua. Dois países do tipo que os petistas gostam - falidos, sem tecnologia, sem avanço, sem cidadania, sem lei, sem governo, sem democracia, e o povo morrendo de fome, tendo de fugir para o Brasil e pedir esmola, Os petistas deveriam levar os venezuelanos para as suas casas e dar comida, emprego, mordomia do tipo que os comunistas de meia tigela gostam. Falar dos ricos, mas querer ficar rico é o sonho dos petistas vagabundos, pichadores, queimadores de pneus, desobedientes da ordem jurídica e escória brasileira. Meus fortes cumprimentos vão para o artigo deste blog, bem escrito e justo, na medida certa da democracia e da Justiça necessária. - Mauro Borges H. de O. Fº, - empresário, empregador, pai de família, pagador de impostos e respeitoso com a sociedade ordeira e civilizada.- Brasil!!!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas