LEGALIDADE E ESTADO DE DIREITO.
Face ao protesto dos
caminhoneiros, ainda não encerrado de todo, haja vista a preguiçosa tomada de
decisão do governo, aliada ao irritante e demorado tempo para diminuir o preço
do diesel nas bombas, não resta à sociedade organizada outra saída que não seja
a de acreditar na legalidade, no Estado de direito e na imparcialidade do
julgamento popular.
Os excessos devem ser contidos. O Estado de direito
não é compatível com ambientes extremistas, intolerantes e que admitam o uso de
quaisquer meios. O Estado de direito requer a manutenção firme das instituições
democráticas, não se podendo olvidar que seja, antes de tudo, um Estado
Constitucional que tem na dignidade da pessoa humana e na promoção e proteção
dos direitos fundamentais o seu esteio e o seu fim por excelência. Ademais
disso, o Estado de Direito é contrário ao arbítrio e, por via de consequência,
próprio da justa medida, da razoabilidade e do equilíbrio.
Na democracia plena não há espaço para tratamentos
desiguais. De nada serve a tolerância da justiça sumária, típica de um estado
de exceção, apenas porque alguns setores da sociedade assim a desejam. A
justiça há que ser feita com equilíbrio, imparcialidade e no cumprimento dos
postulados constitucionais.
A aplicação da justiça deve ser dosada conforme o
crime cometido. Grandes e pequenos, se infratores, devem ser punidos de forma
isonômica. A coerção deve ser evitada, mas não descartada. O equilíbrio e a
razoabilidade devem ser o fiel da balança. As medidas governamentais não podem
ser tomadas com base no calor das discussões públicas. A temperança do poder de
governo tem a ver com as ideias do Estado de direito, evitando-se erros, quase
sempre cometidos por governantes populistas e demagogos.
Assim, por legalidade se entende aquela conhecida por
meio da expressão latina “nullum crimen, nulla poena, sine lege”,
que significa que “não há crime, nem pena, sem lei anterior que os defina”. É
um princípio muito importante no estudo do Direito, sendo um norteador para
leis e dispositivos. Esse princípio encontra-se em várias partes da
Constituição Federal e também em códigos penais e outros documentos. Já por Estado de direito deve-se entender um Estado no
qual os poderes públicos são regulados por normas, leis e estamentos
constitucionais. Ou seja, a sociedade deve ser governada sob o contexto das
leis e os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário devem ser regulados
também por uma Lei Maior, como a promulgada em 1988, a Constituição da
República.
Segundo Norberto Bobbio, “na doutrina liberal,
Estado de direito significa não só a subordinação dos poderes públicos de
qualquer grau às leis gerais do país, limite que é puramente formal, mas também
subordinação das leis ao limite material do reconhecimento de alguns direitos
fundamentais considerados constitucionalmente, e, portanto, em linha de
princípio ‘invioláveis’ [...]” (BOBBIO, 1995, pág. 18). Logo, cumpre ao Estado
de direito uma preocupação permanente com a promoção e a preservação da
cidadania plena, a qual seria constituída pelos direitos civis, políticos e
sociais.
A rigor, vale o entendimento de que o Estado de
direito só pode ser de base democrática, sendo essencial que a sociedade civil
e o Estado não se confundam, mas se mantenham como valores distintos e
complementares, correlacionados entre si, mas cada um deles inflexível ao
outro.
Em linhas gerais, ao Poder Executivo cabe a
administração do Estado propriamente dita, naquilo que diz respeito ao governo
da máquina pública. Ao Poder Legislativo cabe a formulação, discussão e
aprovação de leis, as quais são pensadas conforme as demandas e anseios da
sociedade por ele representada. Já ao Poder Judiciário cabe o julgamento dos
possíveis conflitos, agindo de forma imparcial, pautando pela obrigatoriedade
do cumprimento das leis.
A sociedade organizada precisa entender,
definitivamente, que do Estado de
direito nascem mecanismos constitucionais para impedir os abusos de poder ou o
seu exercício ilegal. Esses mecanismos são garantias de liberdade das pessoas,
no sentido de que estas não devem restar submissas aos desmandos de qualquer um
que assuma o poder.
A melhor visão do Estado de direito é aquela da
autonomia e independência dos poderes, e melhor ainda quando é transparente o
exercício da magistratura, livre de quaisquer ligações perigosas com o poder
político.
No nosso caso, especificamente, a República
Federativa do Brasil constitui-se em um Estado de direito e, dessa forma, todas
as características descritas acima se aplicam ao nosso país. No entanto, como
alerta democrático e a título de convite à reflexão, cumpre-nos questionar até
que ponto as definições teóricas dos livros e as funções de cada poder aqui
colocado – principalmente no tocante à imparcialidade, ao controle do abuso de
poder e à autonomia de cada um – de fato são coerentes com nossa realidade
política e governamental.
No Estado de direito, a sincera expectativa é a de
que o povo seja, efetivamente, o ator principal. A cidadania deve ser a grande
destinatária das ações do poder público, de forma que todos os esforços a
tornem portadora de justiça e dignidade, ultrapassando as dificuldades naturais
rumo a um futuro mais justo e tranquilo.
A lição deixada pela legalidade e pelo Estado de
direito é a de que o direito de uns não pode aniquilar o direito de outros. A atuação
do Estado e da sociedade deve ser reta, firme, imparcial e absolutamente dentro
da lei. Assim e dessa forma, a legalidade e o Estado de direito são inerentes à
democracia, porquanto sejam também pela realização de tudo conforme a lei e
jamais colocando em risco a ordem jurídica.
Wilson Campos (Advogado/Especialista em Direito
Tributário, Trabalhista e Ambiental/Presidente da Comissão de Defesa da
Cidadania e dos Interesses Coletivos da Sociedade, da OAB/MG).
EXCELENTE. MUITO BOM. ESPERO QUE O GOVERNO APRENDA COM ESSE ARTIGO, PORQUE O QUE FIZERAM FOI UMA TREMENDA TRAPALHADA QUANDO NÃO DERAM IMPORTÂNCIA AO MOVIMENTO DOS CAMINHONEIROS. PARABÉNS DR. WILSON PELO BRILHANTE ARTIGO. SDS. JOSIEL VIANNA DE S. L.
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