AS HOSTES, OS VASSALOS, OS SUSERANOS E OS SERVOS.





                            "As hostes, os vassalos e os suseranos relutam em abandonar a majestade, restando aos servos o trabalho duro de quitar a fatura. Mas, até quando? Ora, ao povo basta deixar de ser servo e usar o direito de ser cidadão".


Hoje são conhecidos como capitalistas. Mas, na verdade, são herdeiros dos senhores feudais, e pretendem, com a minimização do estado, possibilitar a exploração ilimitada dos trabalhadores, sem precisar ter receio de punições por estados fragilizados.

As coisas mudaram. Os feudos atuais não se restringem às terras do país. Há feudos privados na área de licitações públicas, nas telecomunicações, na área automotiva, no setor de energia, nas mídias, na área de mineração, no setor educacional, no setor financeiro, no setor de saúde e nos feudos políticos, que passam de pai para filho, sendo esse o pior de todos.

As armadilhas hoje são outras, mais ardilosas e perigosas. Os novos feudos são compostos por oligopólios, sobre os quais o Estado tem pouco ou nenhum controle. As operadoras de telecomunicações, por exemplo, estipulam e cobram os mais elevados preços do planeta, oferecem os piores serviços e desprezam as regras estabelecidas pela Anatel para a probabilidade de bloqueio e indisponibilidade. E nada acontece com elas. Ao contrário, há estudos para aumentar o período de concessão, como houve em relação às empresas de energia elétrica, que passaram a contar com 30 anos de concessão pública, em vez das duas décadas inicialmente estabelecidas, sem serem incomodadas. Feudos que se tornam, aos poucos, eternos. E, por incrível que pareça, os servos, o "povo", a tudo assiste e nada faz.

Provavelmente, haverá em breve feudos nas áreas de petróleo e gás, águas e esgotos, no setor prisional, além da Justiça. Ocorre, nos tempos atuais, um retrocesso histórico de muitos séculos, mas que, curiosamente, é chamado de avanço pelos neoliberais. Ou seja, a política inventa nomes que representam o contrário do que interessa ao país e ao povo.

Os servos sempre pagam a conta. Atualmente, os usuários são os vilões, como eram chamados antigamente os moradores das vilas, que viviam sob o jugo dos senhores feudais.

Nada satisfaz a ganância dos capitalistas ensandecidos pela facilidade da política interesseira. O que se nota é que os novos senhores feudais, donos de grandes empresas, que integram feudos modernos, não se contentam com todo esse ganho e ainda fazem acordos e montam quadrilhas para assaltar o Estado. Contudo, os servos, conhecidos como “povo”, com a chegada da internet, rápida e cheia de informações, principalmente por meio das redes sociais, começam a querer dar uma basta nessa coisa toda, tamanha a sujeira que se alastra país afora.
 
Ao horror das hostes insolentes e teimosas na malversação da coisa pública, se opõe o enfrentamento cívico de grande maioria da nação, que se reanima num  rasgo de esperança, quando ressurge na sua independência civilizada o impávido povo soberano, trazendo para si a responsabilidade intransferível de exigir julgamento e condenação dos infratores, concedidos o contraditório e a ampla defesa, proporcionando à sociedade o direito a uma biografia limpa e destinando aos culpados as penas e multas pelos crimes cometidos.

Sócrates, o filósofo grego, precursor da ética e do diálogo, já afirmava às portas da democracia ateniense que o homem devia servir à pátria com suas atitudes e agir no interesse coletivo. Além disso, salientava que é dever do Estado formar cidadãos sábios e honestos. E na esteira da sabedoria reconhecida por seus contemporâneos, transmitia ao povo o melhor dos conhecimentos, das ideias e das críticas, posto que na imensidão do mundo as fraquezas e qualidades do ser humano se conflitam. E seu aprendiz, Platão, assinalava a necessidade da atuação individual na busca do bem comum, indicando que nenhum governante deve procurar vantagens para si, mas para os governados. 

Os ensinamentos foram passados, mas muitos não aprenderam a lição. Alguns nem sequer leram ou escutaram de alguém as sábias palavras proferidas por tão ilustres mestres, defensores incansáveis da perfeição moral do homem.

Na vida cotidiana, os vassalos do mal, aproveitadores contumazes, assistem de cátedra ao desmoronamento dos seus ídolos de barro e ainda gritam pelos cantos a sorte dos destronados. Pobres indivíduos desamparados, agora pranteando incrédulos os seus protetores jogados na lama que eles mesmos chiqueiraram. No entanto, os vassalos do bem, homens e mulheres honrados, persistentes trabalhadores curtidos no sol do batente diário, respiram mais aliviados, na crença do resgate moral dessa fase delinquente.

Os suseranos, senhores da maioria dos cargos e do dinheiro público por apropriação indébita, acometidos de grandeza intocável e paciência limitada, algozes do contribuinte indefeso e se achando donos do erário, disparam palavrórios impublicáveis quando lhes tocam a túnica empedernida de autoridade que nunca tiveram.

E a julgar pelo andar da carruagem, agora desgovernada, morro abaixo na avaliação do ético, resta por fim que ela devolva à lama os que dali nunca deveriam ter saído. Irresignados, no repetido diapasão dos companheiros e apadrinhados deserdados, agora atacam a sociedade, os moralistas, os transparentes, a imprensa e todos que discordam deles, e blefam na espera de um perdão da maioria do povo. Ora, data venia, só faltava essa, pedir perdão ao povo que sempre foi alijado nos seus direitos constitucionais.

A alegada "consciência dos inocentes" alinha-se ao desrespeitoso impropério de chamar de hipocrisia o julgamento dos culpados, o que configura uma afronta à Justiça e, em especial, aos ínclitos magistrados que, corajosamente, impõem severas penas aos implicados nos processos. Das hostes e dos suseranos condenados, se espera, além do cumprimento de sentença, o pagamento das multas, a devolução do dinheiro e o banimento da vida pública.

A Idade Média se foi há séculos, mas os suseranos ainda insistem nos servos aos seus pés, de joelhos, submissos e prontos à entrega da continuidade feudal. Enquanto os estados e municípios passam o pires, fincados na máxima de um pacto federativo desigual, os privilegiados da cúpula amiga do poder se refestelam nos gastos corporativos intermináveis, merecendo com urgência a mesma régua da lei.

O julgamento dos culpados não é o bastante para saciar a sede de liberdade, igualdade e ética dos brasileiros, nem para satisfazer a sociedade em sua luta contra a impunidade. A missão de moralização precisa continuar, todos os dias, e o povo tem de estar atento às suas prerrogativas garantidas na Constituição da República. Porém, não se iludam. As hostes, os vassalos e os suseranos relutam em abandonar a majestade, restando aos servos o trabalho duro de quitar a fatura. Mas, até quando? 

Assim como à democracia não se permite abrigar justiceiros acima da lei, se cobra da sociedade a digressão entre os bons e os maus, consignando autoridade apenas aos cidadãos íntegros e capazes de decisões sóbrias e equilibradas, sobretudo com discernimento suficiente para conceder devidamente a quem quer que seja, o julgamento justo, nos exatos termos da lei.

Há muito por fazer. A superação de obstáculos é contínua e inseparável do sacrifício, quer do Estado ou do povo. No país de sexta economia é preciso muito cuidado. Ao contrário do que se vende, o país não está sob controle. Simplesmente caminha lento para a desassistência dos estados e municípios, cada vez mais à mercê de migalhas e pequenos favores federais. E suportando a cruel e escorchante carga tributária, o contribuinte, desprovido de lastro financeiro, encontra-se cada dia mais pobre, mas também mais indignado.

As hostes, os vassalos e os suseranos se misturam, batem cabeça, discordam e tomam caminhos diferentes, mas não cedem no domínio do poder e nem se oferecem ao sacrifício. Já os servos, excepcionalmente, tentam se unir, restando-lhes a gigantesca missão de assumir a dívida social, conviver com o altíssimo custo de vida e sofrer a desesperança em um governo acéfalo e notadamente reprovado, mas não sem antes protestar com veemência contra os abusos, exigir punição severa para os crimes, fiscalizar a devolução do dinheiro desviado, votar em representantes probos e decentes, e redobrar energias para colocar a casa em ordem.

Ao povo basta deixar de ser servo e usar o direito de ser cidadão. Mas, só isso? Não! Ao povo compete resgatar as suas garantias fundamentais asseguradas na Constituição; cabe fazer valer a sua vontade democrática, nos termos da lei; cumpre ajudar a passar o país a limpo e dar exemplo de cidadania, principalmente para os jovens; e cabe tornar esse país uma nação de verdade, digna e respeitada.  

Wilson Campos (Advogado/Presidente da Comissão de Defesa da Cidadania e dos Interesses Coletivos da Sociedade, da OAB-MG/Especialista em Direito Tributário, Trabalhista e Ambiental).



Comentários

  1. Primoroso!!! Excelente!!! Não precisa dizer mais nada, apenas sendo suficiente ler e interpretar. PARABÉNS DOUTOR WILSON. - Gilca C. B. Vasconcellos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas