A RESPONSABILIDADE DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA.



O desastre administrativo e econômico que colocou em xeque o Estado e manchou a boa imagem dos mineiros é resultado de péssimas gestões do Executivo estadual, mas também responsabilidade do Legislativo, que não soube exercer seu verdadeiro papel.

A Assembleia fez vista grossa na fiscalização do Poder Executivo e do uso dos recursos públicos, paralisou os trabalhos do plenário em diversas ocasiões e deixou de votar propostas importantes por centenas de dias, transformando os mandatos dos deputados em inócuos e improdutivos, embora remunerados religiosamente.

Enquanto os servidores públicos civis e militares recebiam salários atrasados e parcelados e os setores da educação e da saúde amargavam resultados pífios e insuficientes para a satisfação da coletividade, a ALMG se dava ao direito de produzir pouco ou quase nada e ainda ser paga por isso.

Vale observar que a Assembleia tem a função de discutir e produzir leis, fiscalizar o Poder Executivo estadual e representar os interesses dos vários setores da sociedade, intermediando politicamente os conflitos que surgem. Portanto, não se pode perdoar aos deputados estaduais a frouxidão no cumprimento do dever. Ora, é a ALMG que debate e vota matérias de competência do Estado, como os orçamentos, o sistema tributário, as operações de crédito, os planos de desenvolvimento e os assuntos relacionados ao funcionalismo, de preferência procurando soluções urgentes para as dificuldades do aparelho estatal e para a dramática situação em que foram enclausurados os municípios e os servidores públicos.

A massa falida em que transformaram o Estado não tem um único responsável, mas muitos, entre os quais estão os parlamentares, que não souberam fiscalizar o mandato dos governantes, que fracassaram na correção de rumo de diversos órgãos do Estado e que deixaram de promover eventos que ampliassem o diálogo com a sociedade, mormente pela via da participação popular na definição de políticas públicas. A ALMG violou silenciosamente suas próprias atribuições, sobretudo aquelas previstas nos artigos 61 e 62 da Constituição Estadual.

Para o bem do povo, o ideal seria que os deputados estaduais criassem bons projetos de leis e ficassem de olho nas ações do governador, para saber se ele cumpre seu papel e se o poder público tem aplicado adequadamente os recursos com observância da lei. Mas o que se vê é uma Assembleia formada por 77 deputados, eleitos para um mandato de quatro anos, quase inerte, apagada e que custa caro aos bolsos do contribuinte.

Se o Estado está no fundo do poço, a culpa é também dos membros da Assembleia, que não exerceram com firmeza e seriedade suas reais funções legislativas, nos exatos termos da Constituição Federal e da Constituição Estadual.

Wilson Campos (Advogado/Especialista em Direito Tributário, Trabalhista, Cível e Ambiental). 

(Este artigo mereceu publicação do jornal O TEMPO, edição de domingo, 27 de janeiro de 2019, pág. 19).


Comentários

  1. Estou de acordo que a ALMG tem responsabilidade e tem culpa nisso tudo, porque os deputados trabalham pouco e recebem muito bem, para fazer quase nada. São preguiçosos e abaixam a cabeça para o governador, seja lá de que partido for. Os deputados votam conforme os seus interesses e que o resta se exploda. Estou cansada de ver isso acontecer e esses camaradas serem eleitos e reeleitos. Uma vergonha que dá vontade até de chorar de tanta indignação. Tirando isso eu sou admiradora do Dr. Wilson Campos, sempre do lado do cidadão mineiro, brasileiro. Bravo!!! Nilce Mendonça.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas