O PIOR GOVERNO.



 

Não tem como fugir da avaliação do fim do governo Fernando Pimentel, notadamente quando o Estado de Minas Gerais está no fundo do poço e não cumpre com as suas mínimas obrigações sociais e legais. A gestão que começou pelas mãos erradas de uma equipe sem comprometimento com o espírito de garra do povo mineiro, não poderia terminar de outra forma. O governador não disse a que veio e não liderou em nenhum momento os herdeiros da Inconfidência Mineira, que somos nós, cidadãos que não aceitam submissão nem vexame.

O governador perdeu o trem da história. O Estado mineiro esteve acéfalo por quatro anos. Os erros foram se acumulando, a dívida aumentando, o desprestígio crescendo e a tradicional política mineira rolando morro abaixo. O caos reinou absoluto. Os compromissos com a cidadania, com os municípios e com a União não foram cumpridos. O curriculum vitae do governador já antecipava o desastre. Não tinha como dar certo. Os eleitores erraram quando o elegeram, mas acertaram quando lhe negaram a reeleição e o conduziram a uma fragorosa derrota nas urnas no último pleito.

O pior governo não cumpriu o programa de gestão entregue ao TRE em 2014. O novo modelo de desenvolvimento regional não saiu do papel, e o que se viu foram municípios sucateados por atraso e falta de repasse de verbas. O propalado “ouvir para governar” se transformou num engodo, sem nenhuma participação popular democrática. As anunciadas prioridades nos campos de energia, transporte, água e saneamento, saúde, educação, finanças públicas, meio ambiente, segurança, cultura e esporte não foram implementadas e restaram engavetadas ad aeternum, haja vista o notório descompasso administrativo e o surgimento de fortes acusações contra o governador, com denúncias da Procuradoria Geral da República (PGR) e em trâmite no Superior Tribunal de Justiça (STJ).  

De fato, o pior governo de Minas se consagrou pelos desacertos econômicos e políticos, valendo lembrar os casos lamentáveis de apropriação indevida e intempestiva dos depósitos garantidores de ações judiciais, da retenção dos descontos dos empréstimos consignados dos servidores, da gravíssima negação de repasse de parte do ICMS e do IPVA para as cidades mineiras, que estão em situação de penúria por conta da violação constitucional, e do ilegal parcelamento de salários dos servidores públicos civis e militares. 

Tais pechas não podem macular a integridade dos mineiros. Isso não é próprio da terra da Independência e da liberdade, onde os governantes devem ser justos e democráticos. Tais falhas pertencem ao pior governo, que discursou das tribunas luxuosas, mas não se misturou ao povo e ainda se indispôs com o governo federal e saiu quebrado no embate inconveniente, mas não sem antes desonrar as terras mineiras, que um dia viram-se sulcadas pelo sangue dos inconfidentes, cujo lema eternizado é “Liberdade ainda que tardia”.  


Wilson Campos (Advogado/Presidente da Comissão de Defesa da Cidadania e dos Interesses Coletivos da Sociedade, da OAB-MG/Especialista em Direito Tributário, Trabalhista, Cível e Ambiental).

(Este artigo mereceu publicação do jornal O TEMPO, edição de quarta-feira, 2 de janeiro de 2019, pág. 15).

Comentários

  1. Falou tudo que eu gostaria de ter dito e peço licença para afiançar e assinar junto. O melhor que já li, como sempre autoria do caro Dr. Wilson Campos. Excelente. Jayme Leal.

    ResponderExcluir
  2. Esse senhor Pimentel foi o pior governador, o pior administrador, o pior gestor e o maior inimigo do povo mineiro. Espero que nunca mais apareça na vida política de MG e que pague pelos seus crimes na cadeia, assim como seu "cumpanheiro" Lula. Espero que o STJ o chame rápido para pagar pelos seus crimes, em regime fechado, absolutamente fechado, e com devolução do dinheiro envolvido nas suas tramóias petistas. Sou empresária e morro de trabalhar para pagar impostos e sustentar esses vagundos. Chegou no limite. Vejam a surra que ele tomou nas urnas. Parabéns dr. Wilson Campos por mais esse artigo de dar inveja e que muito honra e dignifica os mineiros. Daniela Mendonça.

    ResponderExcluir
  3. Comparei com outros estados e o pior governador foi esse Pimentel. O sujeito não fez nada e ainda carregou uma penca de petistas e jogou no governo para ganhar salários a custa dos mineiros. Uma vergonha esse camarada, mas era de esperar porque PT é uma vergonha geral. Povinho sem respeito pelo Brasil. Mas eu gostei do texto ou do artigo e de novo dou parabéns ao doutor Wilson Campos, um brasileiro de verdade que orgulha o nosso povo de MG, pelo que faz, pelo que escreve e pelo que demonstra em valores sociais. Autêntico mineiro. -- Guilherme Conrado - empresário e trabalhador.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas