SE DESEJAMOS UM PAÍS MELHOR, SEJAMOS MELHORES.

 

O pior brasileiro é aquele que não respeita o seu país. Se tem algo que me entristece profundamente é ver alguém falar mal do Brasil ou dizer que vai embora para o exterior porque “isso aqui não tem jeito”. Ora, quem faz o país melhor ou pior são as pessoas, pois são elas que votam e escolhem os representantes; são elas que ficam caladas quando deveriam se manifestar; são elas que pagam os tributos sem exigir a contrapartida de serviços públicos adequados; são elas que corrompem ou aceitam propinas; são elas que fazem vista grossa aos ilícitos e reclamam das leis; e são elas que aceitam o cabresto da segregação social e não sabem lutar por direitos e deveres. 

 

Pessoas que cobram no singular, quando a cobrança deveria ser no plural. Mas, quem são essas pessoas? Somos todos nós, brasileiros, independentemente da condição financeira, do nível intelectual, da raça, do sexo, da cor, do credo, da opinião ou da classe social. As pessoas têm defeitos, erram muito, mas podem sempre corrigir o rumo e adotar atitudes cívicas e civilizadas. Nunca é tarde para as pessoas se redimirem, fazerem o “mea culpa” e assumirem novas posturas na defesa do certo, do ético e de tudo aquilo que representa o interesse da coletividade cidadã. Nunca é tarde para a sociedade organizada exigir bons exemplos e dar bons exemplos em troca.

 

Todos os brasileiros concordam que o país precisa evoluir, mas se queremos um país melhor devemos nos tornar melhores aos olhos do Brasil e do mundo. Não resolve reclamar e ficar deitado em berço esplêndido. A solução está no bom exemplo, na educação, no trabalho, na solidariedade, na cidadania e no legado que cada um deixará para as gerações vindouras. Este é o nosso país, que merece o nosso respeito e a nossa mais absoluta defesa, apesar das mazelas. Esta é a nossa terra, que produz grãos e riquezas, apesar dos pessimistas. Este é o nosso Brasil, que depende de todos nós, apesar das diferenças e das ideologias. Esta é a nossa pátria, que merece nossa dedicação na defesa do seu presente e do seu futuro.

 

Maus cidadãos merecem punição. Cabe aos brasileiros darem um basta nos corruptos e na corrupção endêmica. Cumpre ao povo limpar a sujeira deixada pelos canalhas e colocá-los na cadeia. Chega de ladrões do dinheiro público. Lugar de bandido é atrás das grades. Ninguém aguenta mais tanta politicagem sórdida bancada com o dinheiro do povo. Não há como suportar ídolos de barro, investigados e condenados, que mancham o nome do nosso país. Chega de bestas ideológicas protegendo criminosos de colarinho branco.

 

Vamos trabalhar em prol do Brasil e do povo brasileiro. Vamos acreditar no Brasil, no seu desenvolvimento e no seu crescimento nos mais diversos setores da vida empresarial e social. Acaso o brasileiro não acredite no seu país, quem vai acreditar? Pertence ao cidadão o inarredável dever de ser exemplar na sua conduta, de forma que ele não admita atos de vilipêndio em lugar algum do território nacional. Seja ele, cidadão, seu próprio modelo, não se deixando levar pela ganância nem pela apropriação indébita. Faça o cidadão aquilo de que se orgulhe e jamais do que possa se envergonhar. Acreditar no Brasil é acreditar no seu povo, que, espera-se, seja a cada dia mais inteligente e exigente com a condução e o uso da coisa pública. Não dá mais para aceitar canalhas se fazendo de bons moços e o cidadão de bem sabe disso.  

 

Cada brasileiro responde por suas obrigações sociais e legais. Já passou da hora de nós, brasileiros, assumirmos nossas responsabilidades, pegarmos na rédea do cavalo ou no leme da embarcação, e exigirmos que os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário trabalhem pelo povo, para o povo e com o povo. Não lhes foi dado nenhum passaporte para ações parciais ou deliberadamente pessoais, em detrimento dos interesses macros da população. O Brasil é um país maravilhoso e precisa ser colocado em lugar de respeito e de destaque, não se cogitando, jamais, abandoná-lo ou desmerecê-lo. O Brasil é dos brasileiros, mas daqueles que trabalham honestamente para honrá-lo e projetá-lo ao topo do mundo. O Brasil é um país 100% propício a crescer e isso depende de mim, de você, de todos nós. E se desejamos um país melhor, sejamos melhores.  

 

Wilson Campos (Advogado/Presidente da Comissão de Defesa da Cidadania e dos Interesses Coletivos da Sociedade, da OAB-MG/Delegado de Prerrogativas da OAB/MG).

 

Clique aqui e continue lendo sobre temas do Direito e da Justiça, além de outros temas relativos a cidadania, política, meio ambiente e garantias sociais.

Comentários

  1. Eu amo meu país e não admito que falem mal dele nem aqui nem na china. O Brasil é um país maravilhoso Dr. Wilson e concordo com tudo que o senhor falou porque o senhor é uma pessoa culta , inteligente e patriota. Bravíssimo Dr. Wilson. Vamos em frente sempre com nosso Brasil e dando valor ao que é nosso. Sayonara Mascarenhas.

    ResponderExcluir
  2. Sinceramente eu vejo que os que falam mal do Brasil são da esquerda falida e corrompida. Esses esquerdopatas deveriam mudar para Venezuela ou Cuba e ficar por lá pelo resto de suas vidas porque aqui não fariam falta nenhuma. Os petralas gostam de ficar a toa e não gostam de trabalhar. O lugar deles é lá com Maduro e Castro. Nós que amamos o Brasil devemos ficar aqui e defender o nosso país como bem recomendou o nobríssimo doutor Wilson Campos advogado de primeira categoria. Grande Abr. Jairo Alves.

    ResponderExcluir
  3. VOU RESUMIR TUDO ASSIM: ESTOU DE ACORDO E ASSINO COM O DR. WILSON CAMPOS. tmj. SILAS A.S.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas