HIPOCRISIA E CONTRADIÇÃO.

 

Agindo com extremadas hipocrisia e contradição aos seus próprios atos em manifestações de ruas recentes, o PT - Partido dos Trabalhadores e o PSB - Partido Socialista Brasileiro protocolaram no STF pedido para que sejam interrompidos todos os preparativos para que o Brasil sedie a Copa América 2021 (torneio sul-americano de futebol).

O PT, em pedido de tutela incidental formulado na ADPF 756, da relatoria do ministro Ricardo Lewandowski, quer que o governo Federal seja impedido de assinar contratos e protocolos com a Conmebol - Confederação Sul-Americana de Futebol ou com a CBF - Confederação Brasileira de Futebol para viabilizar a realização do campeonato.

Quando quer aparecer na mídia e causar expectativa, o PT sai na correria para os braços do STF. As alegações são frágeis e denotam a síndrome do perdedor irresignado. Segundo o partido, a decisão de sediar o torneio, um dos maiores eventos esportivos do continente, anunciada nessa segunda-feira, 31, vai na contramão dos esforços de parte da sociedade brasileira para a contenção da pandemia e contraria a norma constitucional de promover a saúde de todos (artigo 196 da Constituição Federal).

Para a legenda, a realização da competição significa a entrada de milhares de pessoas no Brasil, com a possibilidade de circulação de novas variantes do coronavírus e, em consequência, o aumento do espectro de cepas a serem combatidas em território nacional. Pura falácia, porque seus militantes de bandeiras vermelhas estiveram há poucos dias nas ruas fazendo manifestações, com grande aglomeração de pessoas. Isto pode, mas aquilo não. Quanta hipocrisia e contradição!

Com o argumento de que o país está em seu pior momento de enfrentamento à pandemia, o partido pede que o Presidente da República e os ministros da Casa Civil, da Saúde, das Relações Exteriores e a Secretaria Nacional do Esporte prestem esclarecimentos sobre o processo administrativo instaurado a fim de aferir a condição de o país sediar evento esportivo internacional desse porte. Tudo bem, que seja assim, mas o partido tem de explicar as aglomerações causadas por suas manifestações de ruas, recentemente.

Requer, ainda, o partido, que os prefeitos das cidades que eventualmente vierem a ser indicadas como sede das partidas e os governadores dos respectivos Estados e do Distrito Federal se manifestem acerca das ponderações apresentadas no pedido de cautelar e demonstrem que as condições da estrutura do sistema de saúde estariam aptas a receber o evento. Ou seja, o PT continua o mesmo: “façam o que eu digo, mas não façam o que eu faço”. Hipocrisia e contradição.

Acompanhando a companheirada petista, o PSB também acionou o STF no intuito de que a Corte barre a realização do torneio no país. Nos argumentos, sustentou que é evidente que a permissão ou mesmo a facilitação do governo para a realização do evento em momento no qual o Brasil atravessa a fase mais aguda da pandemia representa absoluta temeridade e descaso das autoridades Federais com a saúde pública. Também é outro que dá maus exemplos em manifestações com grande aglomeração de pessoas e depois diz estar preocupado com os cuidados à saúde.

A legenda destacou, ainda, que a evolução dos números da pandemia no Brasil revela que a decisão do presidente não só é inoportuna para o atual momento como extremamente temerária, ante o risco de se expor a população à Covid-19 e às diversas variantes que atualmente estão em circulação. Porém, quando se trata de manifestações pelo país, o partido nada diz, porque é parte da desobediência aos protocolos sanitários de isolamento. Ou seja, seus correligionários e militantes podem fazer manifestações sem o uso de máscaras, sem isolamento e com bastante aglomeração. É isso mesmo?

As alegações do PSB são ainda de que: a) o simples fato de o país ter estádios “ociosos” não justifica a realização de um evento desse porte no atual cenário de calamidade epidemiológica; b) a realização do evento, ainda que os jogos não contem com a presença de público, implicará a mobilização de forças de saúde e de segurança, já extremamente sobrecarregadas, a fim de garantir a integridade dos competidores.

Como visto, quando o fato não lhes favorece ou a questão não é de seu interesse, os partidos de esquerda, principalmente os acima citados (PT e PSB) são de extrema rapidez em acionar o STF e pedir concessão de segurança para isso e aquilo. Jogam no time da Globo, que foi defenestrada da transmissão dos jogos em discussão. São todos perdedores, que não sabem conviver com a democracia nem com quem quer que seja que se lhes oponha no campo das ações ou das ideias. São todos, péssimos exemplos de hipocrisia e contradição.

Os jogos do Campeonato Brasileiro, dos Campeonatos Estaduais, da Sul Americana e da Libertadores da América podem ocorrer, mas os jogos da Copa América não. Ora, quanta hipocrisia e quanta contradição dessa gente alienada, extremista e demagoga. Quanto desserviço ao Brasil e ao povo brasileiro. Vergonha alheia nacional essa atitude mesquinha de dois pesos e duas medidas.

Ao meu sentir, data venia, a concessão da segurança pleiteada no STF pelos dois partidos deve ser negada, improvida, indeferida, pois, não houve violação alguma à Constituição Federal. Mas haverá sim, violação constitucional, se o STF se meter na competência do Presidente da República como pretendem os partidos de esquerda PT e PSB.  

Fontes: (Processo ADPF 756; Migalhas.com.br).

Wilson Campos (Advogado/Presidente da Comissão de Defesa da Cidadania e dos Interesses Coletivos da Sociedade, da OAB-MG/Delegado de Prerrogativas da OAB-MG).

Clique aqui e continue lendo sobre temas do Direito e da Justiça, além de outros temas relativos a cidadania, política, meio ambiente e garantias sociais.

 

Comentários

  1. Quer dizer que encher as ruas de gente com bandeira vermelha e faixas contra a familia e a favor da maconha pode, mas um jogo de futebol com toda segurança e protocolos nao pode. Esse pessoal está brincando com o povo e o povo precisa mostrar a real para eles o mais rápido possível. Ou eles se enquadram ou mudam daqui pra China, pra Cuba ou pra Venezuela que é o lugar deles. Cambada de corruptos e vagabundos. Dr. Wilson é isso que eu penso e nao aguento mais. O senhor tem toda razão em dizer que é hipocrisia e contradição. Como sempre eu concordo com o senhor. Parabéns doutor. Abraço. Luiz Azevedo. - trabalhador - de vergonha na cara.

    ResponderExcluir
  2. Caríssimo Dr Wilson, é a história de sempre. Os mesmos perdedores que corromperam o governo que fizeram e agora a mamata secou. Estão feitos doidos sem rumo e dando cabeçadas. Povinho desprezível que se mete em tudo e não dá sossego mas vamos acabar com eles em 2022. Tmj. Abr. Parabéns pelo blog e pelo senso de brasilidade. Abr. Bernardo P.

    ResponderExcluir
  3. Qualquer coisinha correm pra debaixo da saia do STF. Aí juntam os falecidos todos - partidos da esquerda falida e falecida de moral e o stf falecido de ética. Só mesmo as FAs para colocar ordem nessa bagunça que querem transformar o Brasil, como fizeram na pobre e atrasada Cuba e na arrasada Venezuela, mas não vamos deixar isso acontecer nunca e nas eleiçoes de 2022 vamos voltar com o Mito, com o Capitão e ganhar de novo só que com mais de 80 milhões de votos de brasileiros e da família brasileira. Escrevem isso aí. Dr. Wilson o senhor vai ser ministro e depois em 2026 presidente e ajudar moralizar essa coisa toda e vamos subir para o topo dos maiores países do mundo. Se Deus quiser e ele quer muito porque somos filhos de Deus e ELE está conosco. Amém. Camilo Songo.

    ResponderExcluir
  4. João Pedro S. T. Mayer9 de junho de 2021 às 12:20

    O futebol pequeno dessa seleção é coisa de louco e não pode nem comparar com as seleções passadas que tinha craques de verdade. Esse técnico petista que mistura política com trabalho é outra vergonha. Não representa as cores do Brasil mas adora as cores da bandeira vermelha do pt.
    Tem futebol todo dia na televisão mas realizar a copa américa aqui não pode porque o pt e a globo não querem. Isso é coisa de outro mundo ou do mundo dos comunistas que deveriam ir para cuba, venezuela, nicarágua, china e lá viverem felizes com o comunismo declarado e a ditadura mais declarada ainda. Vamos pra frente Brasil. Com DEUS no comando e nós brasileiros de vergonha na cara vamos juntos e com FÉ. Venceremos!!!! Abraço e obrigado de coração Dr. Wilson Campos por seu blog e artigos e suas verdades brasileiras que tanto precisamos ouvir e participar. Abração. JP Mayer.

    ResponderExcluir
  5. Maria Madalena R. Silva9 de junho de 2021 às 12:24

    Dr. Wilson esse pessoal do PT quando está fora do governo faz de tudo para aparecer e prejudicar o nosso Brasil. Quando está no governo não faz nada e atrapalha e ainda conta com o stf para ajudar nessa coisa absurda. Perda de tempo do stf que deveria trabalhar mais nos processos e fazer valer seus salários milionários e mordomias da Corte. Obrigada doutor e estamos juntos. Parabéns. Att Maria M. S.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas