ERA UMA VEZ, UM CORDEIRO QUE SE TORNOU LOBO.

 

Era uma vez, um indivíduo que se dizia apolítico, não ter nascido para a política, e que acabou sendo eleito para um cargo público com o slogan “chega de político”.

A estratégia adotada do “não sou político” funcionou. Eleito, o indivíduo foi carregado nos ombros pelos eleitores e aclamado em praça pública. A esperança de parcela da sociedade era de mudanças e melhorias, longe dos vícios da política de sempre.

O novo administrador tomou posse e, sempre acompanhado de seu séquito, encaminhou-se para a sede do Paço Municipal e foi recepcionado com incontáveis aplausos previamente ensaiados pelos colaboradores. Muitos sorrisos e apertos de mãos coroaram a celebração.

Um novo jeito de governar a cidade estava surgindo, ao que parecia, e os espectadores vibravam até com o jeito rude do discurso, denotando simpatia geral da plateia pelo surgimento do “chega de político” e da nova face severa de gestão para bem servir, como fora prometido em campanha.

Pouco tempo se passou e o “apolítico” se viu mais político do que nunca. Os eleitores se assustaram com mudança tão repentina. Aquele que se dizia “povo” se transformou em “cacique político” bem antes de terminar o primeiro mandato. O indivíduo que se avaliava isento de trejeitos e falácias políticas foi picado pela mosca azul do poder. O cordeiro se tornaria lobo muito brevemente.

Na medida em que tomava gosto pela política, mais o administrador se afastava do contato direto com o povo que o elegera. Aos poucos, o acesso a ele só era possível por meio de seus assessores, uma vez que sempre se instalava em labirintos indecifráveis, como na história de Ariadne e Teseu, mas sem os fios do novelo de lã pelos quais se guiar. O desafio, claro, era já encontrar um lobo em pele de cordeiro.

O labirinto da mitologia em nada se assemelha aos labirintos de hoje, representados pelos decretos de gestor autocrata, posto que vivemos há muito aprisionados em cavernas com medo de sermos devorados pelo monstro da doença polarizada pela política, que insiste no pânico da população, embora já exista o remédio, que vai sendo distribuído, mas não de forma a incapacitar outro monstro, cartorial, que ora se reveste de Poder Executivo, Legislativo ou Judiciário.

De fato, com o tempo, o cordeiro transformara-se em lobo. A política, que não era pré-requisito, tornou-se a leitura de cabeceira. O caos se instalou. A discórdia, o ódio e o antagonismo provocados em razão do fim do entendimento, ultrapassaram o campo da política e adentraram o “estado natural” descrito por Thomas Hobbes, de que o homem é o lobo do homem.

Contudo, acabar com os labirintos é medida urgente. Reorganizar a cidade é preciso. Não mais é possível tolerar esse ambiente lúgubre, derrotista e de transmutação. Basta de cordeiros se tornarem lobos. Chega de metamorfoses. E deixem os sinos badalarem, os cânticos ecoarem, os serviços e os negócios funcionarem, e as pessoas viverem.

Wilson Campos (Advogado/Presidente da Comissão de Defesa da Cidadania e dos Interesses Coletivos da Sociedade, da OAB-MG/Delegado de Prerrogativas da OAB-MG). 

(Este artigo mereceu publicação do jornal O TEMPO, edição de quinta-feira, 15 de abril de 2021, pág. 29).

Clique aqui e continue lendo sobre temas do Direito e da Justiça, além de outros temas relativos a cidadania, política, meio ambiente e garantias sociais.

 

Comentários

  1. Dr. Wilson eu conheço esse cordeiro que tranformou em lobo e que faliu os comerciantes e está acabando com a cidade. A prefeitura está lotada de petistas que estão mandando e desmandando. O prefeito é um dominado pela turma do quanto pior melhor para o PT. Coitada da nossa BH. Vai levar 20 anos para levantar do tombo que levou. Só tem prédios e lojas vazios pra todo lado e o prefeito acha que está tudo normal. E tem um bando de idiotas de vereadores petistas na Câmara que quer o lockdown. Estão acostumados a ficar a toa não gostam de trabalhar e achM que todo mundo é como eles. Gostam de cachaça, mortadela e rede para dormir de tarde e de noite. E o povo besta pagando pra esses come quietos ficar de papo pro ar. Vamos pra rua defender nossa cidade e nosso país. Parabéns Dr. Wilson pelo artigo. Pura verdade. Parabéns duplos. Abrs. Durval Pinho.

    ResponderExcluir
  2. Tainá Hermes V.P.S.15 de abril de 2021 às 17:28

    EXCELENTE!!! JÁ SEI QUEM É O CORDEIRO QUE VIROU LOBO MAU.
    ÓTIMO. PARABÉNS. CONCORDO COM TUDO QUE FOI ESCRITO. ATT. TAINÁ.

    ResponderExcluir
  3. José Branco P. Silva15 de abril de 2021 às 17:36

    A câmara de vereadores está cheia de cordeiros que viraram lobos depois de eleitos. A prefeitura é um super cabide de emprego da petezada - são secretários, diretores de empresas e órgãos, etc. O Kalil está arrumando a caminha dela para querer o governo de MG mas não vai ter e vai quebrar a cara. O cordeiro quw virou lobo vai se estrupiar logo logo.O povo não é besta. O povo erra, mas depois conserta e nãoerra mais com osujeito. O artigo é como sempre um espetáculo que merece a leitura do seu leitor Dr.Wilson porque dá a dimensão da verdade e do que queremos ver e ouvir. Somos brasileiros e amamos nossa cidade e nosso país. Não gostamos de gente falsa como essa que está aí na política de BH. Não valem nem um centavo furado. Falei. Estamos quebrados poprque o prefeito é uma marionete nas mãos da esquerda dentro da PBH. Vergonha isso. Os parabéns e os elogios vão para o texto e para oblog. Dr. Wilson. Continue em frente, Tamos juntos. José Branco P.Silva.

    ResponderExcluir
  4. Enquanto tiver gente que vota em qualquer um nós vamos ter isso, falsos representantes como esse lavrador Kalil que está acabando com a nossa cidade..
    Parabéns Dr Wilson. Falou só verdades. É isso aí. Felicia A.

    ResponderExcluir
  5. Na câmara municipal tem lobo famintos que só querem comer beber e dormir. Não fazem nada de nada. Na prefeitura é outro lugar de acomodados do pt que ficaram e foram ficando e agora mandam na prefeitura e no prefeito que não sabe nada de administração, basta olhar as empresas dele sem prestígio e sem valor no mercado. O lobo da prefeitura é guloso e quer o governo de MG mas não vai conseguir é nunca porque não sabe nem falar e só sabe pragurjar e blasfemar e falar grosso com os mais humildes e o pior é que está com o pt do mensalão e do petrolão com ele. Danou-se o lob mau. As empresas de ônibus estão aí e a caixa preta que o prefeito lobo mau falaou que ia abrir não abriu nunca. Lobo medroso esse. Enfim gostei muito do artigo e das verdades ditas e acho do mesmo jeito e maneira e concordo com tudo que foi dito. Parabéns Dr. Wilson Campos sempre ético e observador pelo bem da nossa \BH. Sou Airton José.

    ResponderExcluir
  6. Em alguns casos na defesa da sociedade o político precisa virar lobo para defender seu povo. Aqui é o contrário o cara vira lobo pra ferrar com a sociedade e seus negócios. Esse prefeito de BH é um no pau mandado do PT que está dentro da prefeitura fazendo gatos e sapatos de tudo.
    O artigo do Dr Wilson é uma visão esplêndida de como temos sido enganados aqui em BH por esse prefeito mandalhão sem limite e arrogante.
    Muito bom o artigo doutor.
    Abraço fraterno e cordial. Silvio Z Souza

    ResponderExcluir
  7. Parece inacreditável mas o prefeito kalil de BH, que antes era cartola do futebol e deixou o clube do atlético quebrado e devendo todo mundo virou político sem ser político e agora está mais político do que nunca porque tem nas suas costas a companheirada do PT e cia. que está comando o show na prefeitura. Para piorar o kalixo fez ma live com o prefeito luizinho do PT para falar de lockdown é mole? Petezada que arrebentou com o Brasil e que agora está sendo levantado pelo Bolsonaro querendo ensinar como administrar crise sanitária. Povo medíocre da p... que não merecem uma linha para citar seus nomes. Não vão voltar para o poder nunca mais. Nunca mais. Nunca mais. Meu caro Dr. Wilson Campos desculpa minha intolerância com essa corja petista e parabéns pro senhor por mais este artigo de honra ao mérito. Forte abraço do Jayme Tolentino.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas